*

iMindMap 8.0.1

iMindMap

8.0.1
  • Gratuito para testar
  • 148,00 MB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1
  • Atualizado em 14/1/2015
  • ThinkBuzan
  • Baixar
    Gratuito para testar

Software que cria mapas mentais bonitos e eficientes que podem ter imagens e outros detalhes que fazem a diferença

Por Danilo Amoroso
Publicidade

Mapa mental é um método de organização de informações a partir de uma ideia principal, um núcleo que origina ramificações relacionadas. Em outras palavras, é um recurso que ajuda a organizar melhor os pensamentos e os raciocínios que visam o cumprimento de uma tarefa.

iMindMap é o software oficial de Tony Buzan, sistematizador do mapeamento mental. O programa visa ajudar pessoas a organizar suas ideias para obter mais eficiência em seus trabalhos e também tarefas do dia a dia.

O mapeamento mental revolve a partir de um tema central. O software tem modelos de imagens que podem ser utilizadas para ilustrar esse tema. A partir desse tema, o esquema se ramifica nas ideias principais. É possível adicionar imagens para ilustrar cada uma dessas ideias (na versão Elements em diante).

Exemplo de mapeamento mental.

Essas ideias principais, por sua vez, também são ramificadas em ideias mais específicas interligadas. As ramificações dependem do objetivo daquilo que você precisa organizar.

Para que você visualize melhor o propósito do mapeamento mental, imagine a organização de um casamento. “Casamento” pode ser o núcleo, o tema central. As próximas ramificações mais prováveis incluem “igreja”, “festa”, “salão”, “convidados”, e assim por diante. Esta última ramificação, por sua vez, pode ser divida entre “convidados do noivo” e “convidados da noiva”.

Versões do software

iMindMap está disponível em quatro versões:

Basic — versão mais simples que permite a exportação de mapas mentais para imagens, mas não oferece acesso ao iMindMap Online;

Elements — além de exportar mapas em imagens, conta com bibliotecas de ícones e imagens, desenho à mão e SmartLayout. Ofecere três meses de acesso ao iMindMap Online;

Pro — todos os recursos anteriores mais MultiMaps, filtros, foco, exportação para página da web e documentos de texto. Seis meses de acesso ao iMindMap;

Ultimate — versão completa com recursos 3D, apresentações e outras ferramentas, além de 12 meses de acesso ao iMindMap.

Download

Após clicar em “Clique para baixar”, você será direcionado a uma página onde deve informar um endereço de email. Você vai receber uma mensagem de confirmação com um link para preencher um cadastro simples e, enfim, fazer o download do Trial do iMindMap.




ObservaçõesObservações
  • 7 dias de uso
Importante

Antes de instalar o " iMindMap " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião sobre iMindMap

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o iMindMap e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

A interface do iMindMap é bonita e moderna, no padrão “ribbon” do Microsoft Office, com botões organizados por categorias e sempre com a função bem clara. Para quem tem conhecimentos intermediários em inglês, não é difícil saber o que cada um dos botões faz.

iMindMap tem um caráter um tanto artístico bastante positivo. O usuário precisa de poucos movimentos do mouse para adicionar a ideia central e as setas com as primeiras ramificações. Os mapas são sempre bem delineados e agradáveis de se ver.

Cada ramo tem pontos para curvá-lo ou conectá-lo a outras ideias, e é necessário um pouco de prática e noções de design para dominar o comportamento desses pontos a fim de criar mapas mentais realmente eficientes. O clique no ponto errado pode fazer um ramo simplesmente desaparecer, por exemplo. Para quem já confecciona mapas mentais, isso não é problema, mas para quem é iniciante nesse meio, pode ser confuso.

O que pesa contra o iMindMap, principalmente, é o fato de não ser gratuito. O Cayra, por exemplo, tem funcionalidade bastante parecida e é gratuita, portanto, uma excelente alternativa.

ImportantePrós
  • Cria mapas bonitos
  • Interface ao estilo Office, botões sempre claros
  • Desenha mapas em poucos cliques
ImportanteContras
  • Comportamento ao clicar nos ramos

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Gleycon Gleycon
    em 14/7/2011 ás 22:43h
    versão: 5 Trial 4

    Apesar do Baixaki ter colocado o contra de comportamento... bem é simples, o imindmap possui um auto-layout para facilitar a vida, então ele tem um mínimo de fronteira entre os ramos e não adianta tentar chegar o ramo mais perto que o outro vai se deslocar pra lado oposto como ímãs em repulsão. Bom se seu mapa acontecer isso é simples, vá em layout e clique em "off", pronto o mapa ficará do jeito que quiser desenhar. Mas o layout mágico é nota 10 pois ele vai organizando automaticamente o seu mapa e, quando tiver pronto, deslique-o e refaça os retoques. Agora seria nota 5 estrelas se ele pudesse anexar arquivos como seu concorrente e ter um editor de texto no nível do one note, por exemplo. Não é perfeito, mas é o melhor do mercado.

Ver todos os comentários:

Requerimentos

  • Processador de 1 GHz ou superior
  • 512 MB de memória RAM
  • 150 MB de espaço em disco
Publicidade


Shopping Baixaki