Logo Iolo System Mechanic Free Ícone

Iolo System Mechanic Free

Versão 15.0.1.4 Grátis
47.85 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 14/12/2015 iolo technologies, LLC
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+23 Avaliações
  • Foto de josé carlos
    josé carlos 11 de março de 2014 - 16:22
    10
    Nota Excelente!
    O SM Pro é melhor que o ASC e/ou que o TuneUp, se o que você quer é dar vida nova ao teu micro. Tem menos ferramentas que ambos, mas pra fazer o micro voar é o melhor. Meu micro tem 6 anos e 4 meses e voa baixo com o SM Pro, como se fosse novo. Mas tenha cuidado pra não configurar o SM Pro pra fazer limpeza profunda dos arquivos desnecessários, senão ele vai detonar arquivos do Windows e você vai ter que reinstalar (reinstalação de atualização é o bastante). Mas o SM Pro é incompatível tanto com o TuneUp quanto com o ASC. Tenho e usei durante muito tempo o ASC Ultimate Pro, melhor que o SM, no sentido de ter mais ferramentas, mas tirei pq o SM dá vida nova ao micro.
  • Foto de ShadowIII
    ShadowIII 23 de outubro de 2011 - 05:19
    2
    Nota Ruim!
    Galera eu também nunca postei nada aqui,mas essa vai ser a primeira vez!! Gente a face desse programa pode ate ser bonita, só que ele não faz nada além de ocupar espaço ¬¬ você só consegue fazer alguma coisa se compra, tnc. vlw ^^

Descrição

Ana Paula Pereira
Turbine o seu Windows, fazendo uma otimização completa do sistema com este aplicativo

O Iolo System Mechanic Free é um programa tanto para otimizar o seu sistema operacional quanto para garantir um cuidado extra enquanto você navega na internet. Ele almeja oferecer proteção (inclusive em tempo real), contando com ferramentas contra malwares e anti-spywares, além de alternativas para deixar o computador mais organizado.

Obtendo a chave de ativação

Durante a instalação, há uma tela que solicita a inserção de um email para obter a chave de ativação do produto. É necessário inserir um endereço de correio eletrônico válido, pois a informação é enviada para ele.

Após abrir o programa pela primeira vez, ele solicita que você complete o processo de ativação. Para isso, clique em “Activate now” e preencha a chave recebida e o email cadastrado durante a instalação do produto. Ao clicar em “OK”, o programa inicia o processo de reconhecimento da chave e isso pode levar alguns segundos.

Inserindo a chave de ativação

Ao final, uma mensagem informa o sucesso da operação.

Visão geral do computador

O aplicativo opera a partir de uma janela principal, que se encontra dividida em cinco guias para facilitar a localização das suas funções. A primeira delas é a “Dashboard”. Ali, em “Overview”, você tem uma visão geral do estado do sistema, inclusive com a indicação de quantos problemas foram encontrados.

No entanto, para essa informação estar correta, é necessário manter a análise do computador em dia. Além disso, na sua primeira utilização (antes de qualquer dado ser exibido), ele solicita que você faça a verificação. Para isso, basta clicar em “Analyze now” ou “Re-analyze” se você já tiver um relatório e quiser apenas uma versão atualizada.

Visão geral do computador

A partir do resultado, você pode obter mais detalhes sobre os problemas encontrados, clicando em “View problems” ou optar pela resolução deles com a alternativa “Repair all”. Na aba “Problems”, também há uma descrição de todas as ocorrências com um botão para repará-las separadamente (caso desejado).

Independente da alternativa escolhida, o processo de reparo demora alguns poucos instantes. O andamento da operação pode ser acompanhado em tempo real por meio da barra de progresso exibida na interface do programa.

Tarefas automáticas

A segunda guia, “Active Care”, é responsável pelas tarefas que serão executadas de maneira automática pelo programa. Nela, você encontra a aba “Automated tasks”, que mostra uma série de funções, como excluir o lixo do sistema, reparar registros com problemas, otimizar as configurações de inicialização, entre outras.

Todas vêm desabilitadas como padrão e para ativá-las, é necessário clicar no botão ao lado da alternativa e deixá-lo no modo “Enabled”. Infelizmente, essa função, de uma maneira geral, só funciona na versão paga do aplicativo.

Segurança na internet

A terceira guia, “Internet Security”, mostra as suas configurações de internet. Em “Anti-malware”, ele mostra o dispositivo para a proteção contra vírus que está ativo no computador. Além disso, ali também é possível desativar o programa, ver mais detalhes ou atualizar as informações sobre o aplicativo em uso para a função.

Antivírus ativado

Da mesma forma, “Firewall” também se encarrega de mostrar dados sobre o firewall que está sendo utilizado pelo computador no presente momento. Aqui, no entanto, só existe opção para ativar e desativar o dispositivo.

Ferramentas adicionais

A guia “Toolbox” fornece ferramentas para a otimização do computador por setores e individualmente. Aqui, está a parte central do aplicativo e as funções são apresentadas em dois setores. Em “All-in-one tools”, há quatro tipos de atividades: acelerar o computador, efetuar reparos, iniciar uma limpeza e reparar falhas de segurança.

Você pode efetuar todos os processos clicando em “Start PC Total Care” ou fazê-los separadamente por meio do botão “Start” presente ao lado de cada um deles. A segunda aba, “Individual tools”, traz as mesmas ferramentas, mas em vez de estarem agrupadas, elas estão exibidas de maneira individual (cada uma delas com apenas uma função).

Verificação completa com um clique

Aqui, apesar de haver várias ferramentas, apenas algumas delas estão disponíveis para a versão gratuita.

Relatórios

A última guia do programa, “Reports”, é responsável por apresentar os relatórios de atividades do aplicativo. “IntelliStatus” mostra como está o disco rígido e a memória do computador. Já “History” traz um histórico completo de o que foi executado por meio do programa recentemente.

Nossa Opinião sobre o Iolo System Mechanic Free

O Iolo System Mechanic Free é uma boa alternativa para a organização do seu computador. Embora a maioria das tarefas presentes na versão gratuita tenha um equivalente no Windows, aqui elas estão agrupadas sob uma única interface. Além disso, a possibilidade de ativação com apenas um clique faz com que o seu uso seja muito mais intuitivo.

Adicionalmente, há a economia de tempo representada pelo fato de o usuário não precisar ficar buscando as funções individualmente no sistema. Todas as funções disponibilizadas na versão funcionaram perfeitamente e não apresentaram travamento completo por parte do computador. Ou seja, a máquina não ficou completamente paralisada pela atividade do programa.

Após as otimizações, pode ser observada uma maior rapidez na abertura de programas e solicitações feitas ao sistema, de uma forma geral. Claro que a diferença é de segundos, mas é fácil de ser percebida, especialmente se a máquina estava muito travada. Além disso, o aplicativo é leve e não consome muitos recursos do computador.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e bem categorizada
  • Funções com um clique
  • Leve e não consome muitos recursos
  • Funções executadas rapidamente

Contras

  • Possui algumas opções que só funcionam na versão paga

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Iolo System Mechanic Free

+23 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação