Logo IrfanView Ícone

IrfanView Versão 4.51 Gratuito

1.76 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em: 28/02/2018 Skiljan Irfan
2M
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Comentar
+138 Comentários
  • Foto de Hercilio Oliveira
    Hercilio Oliveira 21 de janeiro de 2014 - 22:12
    10
    Nota Excelente!
    Uso o Irfan a anos.. ele é perfeito.. simplesmente unico em muitas tarefas.. diminuir tamanho e imagens então é o forte dele.. visualizador de imagens.. e tudo mais.. esse programa é uma verdadeira ferramenta que não pode faltar em qualquer maqina.
  • Foto de Nelson
    Nelson 4 de agosto de 2012 - 18:49
    2
    Nota Ruim!
    Não gostei. A funcionalidade que eu busquei (redimensionar muitas fotos) não funciona direito. Primeiro pede a instalação de uma DLL que não vem com o instalador. Depois de instalada a DLL, a opção de definir o tamanho das cópias a serem feitas desapareceu. Além disso o processo de resize demora muito e não diminui como o prometido. Sugiro este (que usei e aprovei: rápido, simples e eficiente).

Descrição

Equipe Baixaki
Um visualizador de imagens cheio de recursos, gratuito e levíssimo Agora suporta português do Brasil

O IrfanView é um levíssimo visualizador de arquivos de imagem, indicado para os mais variados tipos de usuários, dos mais iniciantes aos mais avançados, não importando a familiaridade que você tenha com programas do gênero.

Captura de tela e outras opções novas

Na última atualização do IrfanView, o programa recebeu dezenas de alterações. Porém, a mais significativa delas é a opção de capturar telas (screenshot). Além dela, o carregador de imagens TIF foi melhorado, o código de seleção interna foi aperfeiçoado para evitar problemas de arredondamento, no menu de impressão uma opção rotaciona imagens baseada em suas proporções e diversas imagens podem ser convertidas em documento PDF.

Agora não é mais necessário selecionar manualmente a extensão desejada na hora de salvar, basta escrevê-la junto ao nome do arquivo. Também, há suporte para o formato BLP, o bug no carregamento de arquivos PSD foi resolvido e a opção “Perfect” (Perfeita) passou a integrar a caixa de configurações de imagens JPG sem perda de qualidade (“Lossless”).

Por fim, além da alteração e atualização de diversos plugins do programa, novos atalhos – muito úteis – foram criados: Ctrl + A, seleciona e deseleciona uma imagem inteira; Ctrl + Shift + W, estica a imagem por todos os monitores; Ctrl + arrastar do botão direito do mouse, move imagens que não cabem na tela; Shift + roda do mouse movimenta imagens horizontalmente.

Agora em português!

Se você tinha receios em utilizar o Irfanview pelo fato do aplicativo estar em inglês, agora não tem mais desculpa. Acesse este link e confira a tradução para o nosso idioma, o que tornará a utilização do programa ainda mais simples e intuitiva. Junto ao arquivo do tradutor estão todas as dicas para você não se perder durante sua instalação.

Como utilizar

A utilização do IrfanView é muito simples e não causará complicações até mesmo para usuários menos familiarizados com esse tipo de aplicativo. Para acessar as opções do arquivo utilizado, clique no guia “Files”. Nele você trabalha com a imagem aberta e pode copiá-la, deletá-la e fazer outras modificações.

Um leve aplicativo repleto de funções.

Slideshow

Para criar slideshows de suas imagens, utilize a opção “Slideshow”, localizada no guia “File”. Nela, você escolhe quanto tempo levará para a mudança das imagens, se elas serão exibidas de forma aleatória, além de opções para inserir textos e música nas apresentações.

Adicione as imagens ou pastas clicando nos botões “Add” e “Add all”, respectivamente. Basta escolher o local onde as suas favoritas se encontram e começar a criar sua apresentação. Depois de finalizada, salve-a como um arquivo executável - clicando na opção “Save slideshow as EXE/SCR”  (Salvar slideshow como EXE/SCR) - e, se quiser gravá-la em um CD, clique no botão “Burn slideshow to CD” (Gravar slideshow no CD).

Converta suas imagens

No mesmo guia “File”, acesse “Batch Conversion/Rename”, entrando na nova janela pra converter seus arquivos. Dentro dela, a opção “Output format” permite escolher o formato de saída dos arquivos salvos, como JPEG, PGN, ICO, BMP e diversos outros.

Há, ainda, opções para renomear os arquivos, além de escolher a pasta na qual eles serão salvos temporariamente. Depois que escolher suas preferências, clique no botão “Start Batch” para iniciar a conversão.

Efeitos

Além das características citadas acima, o software conta com diversos efeitos para serem aplicados de forma simples sobre suas imagens. Você pode, através de um único clique, alterar as cores e adicionar novas texturas aos arquivos, de um modo muito intuitivo.

Aplique diversos efeitos sem complicação.

Para isso, abra a opção “Image”, na barra localizada na parte superior da janela principal do programa. Logo abaixo, você vê as diversas opções para alterar sua imagem, além de ferramentas importantes como retirar olhos vermelhos em fotos.

Cuidado ao instalar

Durante a instalação do Irfan View aparece a opção de instalar a Google Toolbar – você não é obrigado a adicioná-la. Para removê-la, tenha certeza de que a opção assinalada na figura abaixo está desmarcada:

Google Toolbar

Outras funções

O IrfanView possui diversas outras funções interessantes, como separar cada frame de imagens no formato GIF e colocar alguma imagem visualizada diretamente como papel de parede da Área de trabalho ou mudar as propriedades de qualquer foto ou ilustração.

Nossa Opinião sobre o IrfanView

O IrfanView é, sem dúvida, uma das melhores opções para visualização de imagens no computador, por se tratar de um aplicativo leve, funcional e totalmente gratuito, o que pode ser difícil de encontrar atualmente.

A visualização das imagens é feita de forma simples, sem o requerimento de conhecimentos avançados para editá-las ou mexer nos demais aspectos do aplicativo. É possível criar slideshows com grupos de imagens, de um modo muito intuitivo.

Com todas essas características, o IrfanView é uma recomendação para quem busca uma alternativa simples e eficaz na visualização de arquivos. Serve tanto para usuários iniciantes como avançados e não pesa praticamente nada no computador.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Bastante leve
  • Instalação simples

Contras

  • Poucas opções de edição
  • Serve mais para visualização
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o IrfanView

+138 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!