Logo KDE on Windows Ícone

KDE on Windows

Versão 4.8.0 Grátis
2.15 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 26/11/2013 KDE.org
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+9 Avaliações
  • Foto de Haulnny Sammir
    Haulnny Sammir 19 de novembro de 2011 - 05:00
    8
    Nota Ótimo!
    Usei o Mandriva desde 2007 e nunca gostei pois sempre foi imcopativél cm diversos progamas e o wine nunca ajudava muito, mas tive que baixar o KDE pois só assim poderia usar um dos melhores media playes que é o Amarok que tem diversos recursos bem legais.

Descrição

Andressa Xavier
Os softwares de um dos ambientes gráficos mais famosos do Linux, agora integrados ao Windows

O K Desktop Environment (KDE) é um dos mais bem sucedidos projetos de software livre. Presente como ambiente gráfico padrão de distribuições importantes, como Fedora e Mandriva, o KDE vem passando por um processo de reformulação desde que atingiu a versão 4.

Essa nova versão ganhou novidades significativas, com a inclusão do Plasma, que dá uma aparência nova ao desktop. Além disso, o Konqueror, navegador padrão do ambiente gráfico, passou a usar o Webkit, engine de renderização utilizado pela Apple no Safari.

Com essa versão para Windows você executará nativamente as aplicações do KDE, podendo aproveitar os recursos do player de músicas Amarok, do já citado Konqueror, e de muitas outras aplicações que compõem o ambiente.

Para instalar o KDE no seu computador, você deverá ter uma conexão de banda larga à internet, já que é necessário o download de uma grande quantidade de arquivos. Tenha paciência, pois esse processo é mesmo demorado.

A instalação requer conexão rápida com a internet

Já a instalação em si não deve ser um problema para os usuários, pois se assemelha a qualquer outra aplicação do Windows. A única etapa que exige um pouco mais de conhecimento é a de seleção dos softwares que devem ser baixados. Lembre-se de desmarcar aqueles que você não fará uso, como ferramentas de desenvolvimento e suporte para muitos idiomas, por exemplo. Isso ajudará a economizar tempo e recursos da sua máquina.

Os programas do KDE

O KDE on Windows possui aplicações para todos os gostos e níveis de usuários. Entre elas, destacam-se:

Amarok

Amarok para Windows

O player de música oficial do ambiente gráfico destaca-se pela quantidade de formatos que pode reproduzir: FLAC, Ogg, MP3, AAC, WAV, Windows Media Audio, Apple Lossless, WavPack, TTA e Musepack. Além disso, ele também tem suporte para a edição de informações das faixas (ID3 Tags) e é capaz de baixar a imagem com a capa do álbum e associá-la ao arquivo de música.

O Amarok também possui suporte para listas de reprodução, sincronização de arquivos com iPod, iriver iFP, Creative NOMAD, Creative ZEN, MTP, Rio Karma e aparelhos de MP3 player genéricos, com suporte para VFAT.

Outras funções que agradam são a exibição de textos da Wikipedia sobre o artista que está tocando, possibilidade de enviar as faixas que você ouvir para a sua conta no Last.fm (scrobbling), de ouvir estações de rádio online e assinar podcasts.

digiKam

digiKam para Windows

Esse software é um organizador e editor de imagens, com suporte para os principais formatos de arquivos, como JPG, PNG e outros. Como os plug-ins adequados, o digiKam pode exportar os álbuns para serviços online e programas populares, como Flickr, Facebook, Gallery2, Google Earth e Piwigo.

Além disso, o software também tem suporte para filtros com efeitos e correções básicas, que o usuário pode querer aplicar no dia a dia, como remoção de olhos vermelhos, ajuste automático do nível de cores das imagens e efeitos especiais.

Kopete

Kopete no Windows

O mensageiro instantâneo do KDE tem suporte para diferentes tipos de serviços, como MSN, ICQ, IRC, Jabber, Google Talk, Yahoo! Messenger, Gadu-Gadu, Facebook e outros, permitindo que você fique online em mais de um desses serviços simultaneamente.

Além disso, o Kopete agrupa as conversas na mesma janela, cada uma em uma aba diferente, facilitando a organização dos diferentes bate-papos abertos. Também possui suporte para agrupamento de contatos, notificações personalizadas e emoticons personalizados.

O Kopete também pode manter o registro das conversas (logs) e verificar a ortografia das palavras enquanto você digita. Com o uso de plugins, o usuário pode expandir as capacidades do programa, adicionando serviços de tradução automática, criptografia etc.

Softwares educacionais

Marble, para apredizado de geografia

O KDE também fornece opções de softwares para quem estuda ou pretende fornecer aos filhos meios mais modernos para a compreensão do conteúdo escolar. Entre eles estão o KAlgebra, uma calculadora capaz de solucionar operações aritméticas e lógicas, e o Marble, que funciona como um globo virtual, de maneira similar ao Google Earth.

Além disso, aqueles que gostam de astronomia e de observar o céu poderão se divertir com o KStars, um planetário que fornece a simulação gráfica do céu noturno, de qualquer lugar da Terra, em qualquer hora e data. O software possui mais de 100 milhões de estrelas, 13 mil objetos de céu profundo, os planetas do sistema solar, o sol, a lua e milhares de cometas e asteroides.

E muito mais!

Muitos outros softwares fazem parte dessa versão do KDE. São jogos, programas para edição de fotografias, tocador de CD e de arquivos MID, navegador de internet, gerenciador de arquivos, software de mixagem de som, modelador UML, editor de código-fonte, gerenciador de finanças pessoais e até pequenos inutilitários para enfeitar a Área de trabalho.

Nossa Opinião sobre o KDE on Windows

O KDE para Windows surge como uma boa notícia para os fãs de aplicativos do ambiente gráfico que precisam usar o sistema operacional da Microsoft. Apesar de estáveis, as aplicações exigem bastante recurso da máquina e, algumas, podem não funcionar corretamente. Tivemos problemas com o Konqueror, que não foi capaz de carregar páginas web.

O suporte a internacionalização é muito extenso e, portanto, o KDE on Windows pode ser usado em diversos idiomas, incluindo o português brasileiro. Também estão disponíveis pacotes de verificação ortográfica para muitas línguas, incluindo português brasileiro e europeu.

Prós & Contras

Prós

  • Possibilidade de usar softwares do Linux no Windows
  • Preocupação com a internacionalização dos softwares

Contras

  • Konqueror não conseguiu abrir páginas web
  • Não é tão leve; exige recursos da máquina

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o KDE on Windows

+9 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação