Logo Last.fm Ícone

Last.fm

Versão Beta Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 28/05/2015 Last.FM
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Deixe a música rolar, não importa onde você esteja ou qual computador tenha disponível

Last.fm é um serviço online que permite ouvir as suas músicas favoritas bem como conhecer novos artistas e sons diferentes.

O programa opera diretamente a partir do seu navegador e, com ele, você não vai mais ter que se preocupar em estar no seu computador ou com algum dos seus aparelhos para soltar o som.

Para utilizar o programa é preciso criar uma conta, utilizando o botão “Comece o seu perfil” para completar a tarefa. É possível tanto fazer um cadastro preenchendo o formulário oferecido quanto utilizar a sua conta do Facebook para completar a tarefa. Porém, no caso do registro, não se esqueça de inserir um email válido, pois a confirmação do mesmo é enviada por correio eletrônico.

Conforme as suas opções de uso, também pode ser necessário ter uma conta no Spotify. O serviço é inteiramente online, não sendo necessário baixar ou instalar nada no seu computador e pode ser acessado a partir de qualquer máquina.

Som em toda parte

A música acompanha o nosso dia a dia, criando a trilha sonora para cada momento e servindo para expressar emoções, relaxar ou até mesmo animar aquela festa na sexta-feira. Entretanto, ouvir nossos sons favoritos pode ser difícil quando não estamos com um computador ou nenhum dos nossos dispositivos por perto.

Página inicial

Assim, o Last.fm pode oferecer uma alternativa para você não ficar sem som, independente de onde você esteja. Uma vez criada e confirmada a sua conta, o serviço solicita que você faça algumas configurações iniciais, e a primeira delas consiste em organizar a sua biblioteca, escolhendo os seus músicos favoritos.

O processo não tem segredo: basta buscar o artista e clicar nele para adicionar. Feito isso, use a alternativa “Salve a biblioteca e continue” para, em seguida, indicar quais são as principais fontes pelas quais você escuta músicas. Essa opção requer que você faça a conexão com outros dispositivos, mas não se preocupe, pois ela pode ser facilmente pulada.

Sua página inicial

Por último, você deve completar alguns dados do seu perfil, como adicionar uma fotografia, preencher o seu nome, indicar a localização e a sua data de nascimento. Então, basta salvar o perfil e começar a usar o serviço.

Para ouvir o que quiser

A interface do programa é bem elegante e está dividida em setores para facilitar na hora de encontrar as alternativas desejadas. A partir da página principal há um pequeno menu na parte superior da tela e, logo abaixo, as recomendações de artistas, que levam como base a sua biblioteca e as suas preferências musicais.

O programa também traz detalhes sobre os cantores adicionados, como os seus últimos lançamentos, eventos que estejam para acontecer na sua cidade e material que possa ser baixado de forma gratuita na internet. À direita você encontra os seus dados, como artistas adicionados e número de faixas marcadas como preferidas.

Completando a sua biblioteca

Para selecionar uma banda, basta um clique – ação que faz com que vários detalhes sejam exibidos. É possível conferir um trecho da história da banda, ver clipes e encontrar várias canções do seu repertório, para você escutar. Já se você quiser localizar conteúdo, basta usar o campo de pesquisa, encontrado no canto superior esquerdo da tela.

Ele possui um mecanismo de busca inteligente e, por isso, uma vez que você comece a digitar o termo desejado, algumas sugestões já são exibidas. Feita a pesquisa, os resultados passam a ser exibidos na tela. Uma vez que você encontre a canção ou o álbum desejado, é possível abrir o item com um clique.

Mais populares

Porém, pode ser necessário conectar-se ao serviço de web player do Spotify para efetivamente ouvir a música. Cada faixa possui algumas opções nas suas configurações e, entre elas, você pode marcar o item como favorito, salvar na sua biblioteca e adicionar à lista de reprodução.

Recomendações

Além de algumas sugestões na página principal, o serviço também traz um setor inteiro para você conferi-las com maiores detalhes. Ao abrir o menu “Recomendações”, você visualiza uma página contendo as bandas colocadas na forma de uma lista e separadas em categorias. Todas são baseadas em artistas, músicas ou álbuns que você selecione para escutar e podem representar uma boa maneira para você conhecer novos sons.

Recomendações

Inicialmente, você pode ver sugestões de todos os gêneros ou clicar no botão que corresponda àquele que você deseja abrir. Cada banda mostra as execuções no serviço (bem como o número de ouvintes), uma imagem e um pequeno trecho falando da história dela. Da mesma forma, há um botão para você adicioná-la à sua biblioteca.

Nossa Opinião sobre o Last.fm

Last.fm oferece uma opção de serviço para quem quer escutar as suas músicas favoritas na internet e ter a possibilidade de encontrar os sons da sua preferência independente do computador que estiver utilizando. O programa oferece uma biblioteca bem ampla, com vários cantores da música nacional e internacional.

Ela também abrange os mais variados gêneros de canções, permitindo que você escute o que gosta e amplie as suas fronteiras musicais. A tela do serviço é bem organizada e possui um sistema de categorização que deixa a disposição das suas funções bem intuitiva. O sistema de relacionados já na página principal, na forma de capas, deixa a aplicação com um ar elegante, além de facilitar na hora de você encontrar sugestões de novos sons.

Além disso, a tela está completamente em português, o que pode ser de grande ajuda para quem não tem muita afinidade com esse tipo de programa e prefere usar aplicações que estejam no nosso idioma.

Configurações iniciais

Logo ao iniciar o uso do serviço é solicitado que você faça algumas configurações básicas, como terminar o preenchimento dos dados do seu perfil, adicionar artistas à sua biblioteca e baixar apps que fazem captação de música em outros aparelhos e players que você utilize. Ainda que seja interessante executar ao menos a organização dos seus artistas, tudo pode ser pulado e concluído posteriormente.

O serviço opera sempre utilizando a ideia de itens relacionados e, por isso, as sugestões serão sempre nessa linha, levando em conta os itens que você adiciona ao seu perfil. No entanto, se você tiver algo em mente que deseje escutar, pode fazer uma busca, o que pode agilizar ainda mais na hora de localizar o material.

O mecanismo de pesquisa do programa é eficiente e, ao menos durante os nossos testes, sempre trouxe os resultados de maneira rápida, bem como apenas itens com relevância com relação ao termo procurado. As páginas dos artistas contam com fotos e músicas conhecidas, facilitando a identificação visual da banda.

Opções com fácil acesso

O sistema de reprodução de uma música também é simples, e os comandos do player são dispostos na parte inferior da interface, na forma de botões, o que deixa a funcionalidade bem visível e de uso descomplicado. Entretanto, pode ser necessário fazer a conexão com o Spotify para conseguir usar o player no navegador.

Em cada música é possível abrir o menu de contexto, com uma série de opções – inclusive a possibilidade de adicioná-las a uma lista de reprodução. A qualidade de reprodução do áudio é boa, sendo que não foi identificado nenhum problema para ouvir o som e nem para controlar o volume (também não há qualquer tipo de ruído).

Prós & Contras

Prós

  • Ampla biblioteca disponível
  • Permite configurar livremente a sua biblioteca
  • Sugestões relacionadas aos seus gostos pessoais
  • Montagem fácil de listas de música

Contras

  • Pode necessitar também de uma conta no Spotify

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Last.fm

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação