Logo Launchy Ícone

Launchy

Versão 2.5 Grátis
4.24 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 29/04/2014 Karlinjf
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+16 Avaliações
  • Foto de JNuno
    JNuno 7 de outubro de 2009 - 22:45
    10
    Nota Excelente!
    Vantagens: cumpre o que promete, faz uma excelente indexação de pastas (finalmente um programa que permite isto! Tal não é feito pelo Windows nem sequer pelo Google Search nem pelo Copernic!), documentos e programas (permitindo o seu arranque). Desvantagens: ao contrário do Google Search e outros semelhantes não permite a pesquisa de palavras dentro de documentos. Mas isso pode ser conseguido através do próprio Windows. NOTA: em caso de dificuldades, ler o documento que acompanha o programa, explica tudo sobre como indexar os ficheiros. É simples, rápido e eficaz. Só não consegue quem não quer.
  • Foto de adilson gasaprelo
    adilson gasaprelo 4 de fevereiro de 2007 - 23:51
    2
    Nota Ruim!
    Prós:

    Contras: Tenho agora um programa que não quero mais, mas ele não quer sair do meu computador de jeito algum.Alguem poderia me dar instruções de como deletar ele do meu computador?

Descrição

Equipe Baixaki
Organize seu PC de verdade: acesse tudo em segundos, apenas pesquisando por palavras-chave

Há uma grande quantidade de programas disponíveis que oferecem meios para organizar de uma maneira mais prática a área de trabalho. O que normalmente é proporcionado por essa categoria de aplicativos são atalhos que visam a facilitar nossa vida, de forma que programas e arquivos possam ser abertos mais rapidamente sem poluir a área de trabalho.

O Launchy oferece mais uma alternativa para manter a organização. A interface do programa é visualmente parecida com a barra de pesquisa do Windows Vista, exibindo um pequeno campo para acessar os programas e pastas do sistema presentes no computador. Depois de instalado e enquanto estiver ativo, o aplicativo permanece como um ícone na Bandeja do sistema ("Systray") e pode ser acessado com um clique do mouse.

Outra forma de abri-lo é por meio do atalho “Alt + Barra de espaço”. Esse atalho vem configurado por padrão para o programa, mas pode ser alterado para as teclas que você achar que sejam melhores, conforme suas preferências.

O que o programa faz?

Basicamente, ele funciona como se fosse uma barra de pesquisa. Você digita o nome do programa ou pasta do sistema que deseja acessar e os resultados aparecem em tempo real enquanto você escreve a palavra-chave. Ao final, basta clicar sobre o resultado desejado para acessar o alvo de sua busca.

Interface padrão básica do programa

O programa busca apenas programas ou pastas do sistema (como computador, documentos, usuários, etc.) e encontra resultados somente quando o nome é digitado em inglês. Por exemplo, se você quer acessar a pasta computador, deve digitar “Computer” ou “My Computer”, se quer encontrar “Meus documentos” a pesquisa seria por “My documents” e assim por diante.

Indexando novas pastas e formatos para a busca

Você pode fazer com que o programa pesquise pastas que não sejam as do sistema e arquivos pelo nome, conforme a terminação (TXT, JPG, etc.). Para isso é necessário configurar o Launchy de forma que ele reconheça o que está sendo digitado em seu campo de pesquisa.Skin modificada e resultados da pesquisa

Para isso, abra o menu de configurações do programa, clicando no botão em forma de engrenagem na interface do programa, ou com um clique com o botão direito do mouse e selecionando “Options”. Em seguida, acesse a aba “Catalog”. Localize na parte inferior da janela do programa um botão com o símbolo de “+” e clique nele.

Então, selecione a pasta que deseja acrescentar para resultados de busca. Agora, você precisa acrescentar os tipos de arquivos que serão indexados na pesquisa dentro da pasta. Caso deseje que o programa procure subpastas, também é necessário definir essa opção.

Para isso, observe que logo ao lado de onde são listadas as pastas configuradas para pesquisa há um campo chamado “File Types”. Ele possui um botões “+”, “-” e algumas opções. Para prosseguir, selecione a pasta adicionada e clique no botão “+” associado ao “File Types”.

Agora você precisa definir que tipos de arquivos serão buscados, digitando-os no campo aberto. Para adicionar todas as terminações, digite “*.*” (sem as aspas). Se você quiser adicionar apenas alguns tipos específicos, digite “*.” também sem as aspas e seguido da extensão associada ao tipo. Por exemplos, para arquivos do tipo JPG, você digitaria *.JPG.

Se você quiser que subdiretórios sejam incluídos nos resultados da pasta, selecione o campo “Include directories”. Para que executáveis apareçam nas buscas, marque o campo “Include executables”. Esse procedimento deve ser repetido para cada pasta adicionada ao catálogo do programa.

Temas e personalizações

O programa, por padrão, possui como aparência um campo de busca que lembra muito a barra de pesquisas do Windows (a partir do Vista). Entretanto, você tem a liberdade de modificar o tema e deixá-lo conforme achar mais elegante. O Launchy disponibiliza sete skins (fora aquela padrão) e você pode selecioná-las em “Skins” no menu “Options”.

Na própria guia “Skins” você seleciona o tema e visualiza como ele será aplicado no campo “Skin preview”. Além disso, ainda em “Options” na aba “General”, você consegue ajustar o grau de opacidade da janela do programa e dos efeitos aplicados.

Ainda em “General” estão disponibilizadas opções para que a janela do programa permaneça sempre visível, quantidade de sugestões e resultados exibidos, sublinhar resultados iguais, de quanto em quanto tempo o catálogo deve ser atualizado, modo portable (portátil), etc.

Nossa Opinião sobre o Launchy

Se você utiliza as versões mais novas do sistema operacional Windows (Vista ou Windows 7) não deve ter ficado muito impressionado com o Launchy, pois o mecanismo de busca do sistema nessas versões é indexado e muito eficiente. Além da busca básica, o programa permite abrir páginas da internet diretamente no navegador, utilizando o mesmo mecanismo.

A interface tem apenas um campo, o que deixa seu uso certamente bem intuitivo. Mesmo que o processo de indexação de novas pastas tenha que ser feito de forma manual, ele não é cheio de etapas ou configurações complicadas – após fazê-lo uma vez, certamente não restarão mais dúvidas.

Além disso, para quem gosta de personalizações de aparência, ele possui skins (temas) diferentes, para que você o deixe mais apropriado ao seu estilo.

Prós & Contras

Prós

  • Inteface amigável;
  • Uso intuitivo;

Contras

  • Precisa indexar manualmente pastas que não sejam do sistema e tipos de arquivos;

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Launchy

+16 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação