Logo Macrorit Disk Scanner Ícone

Macrorit Disk Scanner

Versão 2.9.1 Grátis para testar
5.57 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 05/08/2015 Macrorit
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Danilo Amoroso
Software que identifica setores defeituosos em diferentes tipos de dispositivos de armazenamento

O Disk Scanner, desenvolvido pela Macrorit, é um software gratuito que visa escanear discos rígidos para identificar setores defeituosos (bad sectors, os quais não podem ser lidos e, consequentemente, não são seguros para o armazenamento de dados).

Este programa é capaz de vasculhar um disco rígido inteiro, partições, espaço livre ou uma área específica. É possível programá-lo para que ele desligue o computador ao término do scan, sendo que os resultados são salvos em um arquivo do tipo log no local de sua escolha.

Disk Scanner suporta diferentes dispositivos de armazenamento: HD, HD SATA, HD SCSI, HD FireWire, SSD, USB, HD externo, RAID, drive de leitura de disquete, cartão Flash, cartão de memória, cartão micro, Zip Drive e iPod são os principais exemplos.

Macrorit Disk Scanner.

Guia rápido

Para começar a utilizar o Disk Scanner, primeiro selecione a unidade de armazenamento que deve ser vasculhada. O programa lista tais unidades no canto superior esquerdo, bastando que você explore o menu e faça sua escolha. Clique em Reload para que o software reanalise os drives disponíveis.

Macrorit Disk Scanner.

Caso você queira definir exatamente a área do disco que deve ser examinada, use o botão Scan área. Arraste as bordas do nivelador amarelo para definir o espaço anterior e o espaço posterior, definindo assim a área a ser vasculhada. Também é possível fazer isso digitando os valores desejados em MB.

Macrorit Disk Scanner.

Para fazer com que o Disk Scanner desligue seu computador automaticamente após o scan, clique em More > Automatic shutdown after scan. Uma caixa de diálogo vai confirmar a operação, e você deverá indicar onde o arquivo com os resultados do teste deve ser salvo.

Durante o scan, você pode observar alguns detalhes da operação. O Macrorit Disk Scanner exibe a capacidade total do disco analisado, a área específica do scan, a velocidade do teste em GB/minuto, tempo decorrido, tempo restante estimado, número de erros encontrados e porcentagem completa do procedimento. Setores defeituosos serão identificados com a cor vermelha, e você pode parar a análise a qualquer momento com o botão Stop Now.

Nossa Opinião sobre o Macrorit Disk Scanner

A instalação do Macrorit Disk Scanner é muito rápida e não requer nenhum procedimento especial (como a utilização de softwares de terceiros). Em poucos segundos, o programa é instalado e está pronto para ser utilizado.

A interface do Macrorit Disk Scanner é bem pensada. A maior parte da tela é ocupada pela visualização dos setores do disco analisado, o que é fundamental para o propósito do programa. Além disso, tudo o que precisa ser feito antes da análise se encontra em uma barra na parte superior da tela. Com ícones bem localizados, é fácil aprender a utilizar as funções principais do software.

Macrorit Disk Scanner não se mostrou um programa pesado. Mesmo durante a análise de um HD de grande capacidade, o programa exigiu pouco processamento e consumiu pouca memória RAM do computador. Em relação à demora da análise, isso depende de diferentes fatores, principalmente do tamanho do disco analisado.

Tenha em mente que o Macrorit Disk Scanner é um ponto de partida para a solução de problemas. Ele não corrige setores defeituosos de um disco, apenas indica onde eles estão. A partir daí, é necessário outra ferramenta (o próprio Windows conta com o recurso para checagem de disco que pode tentar resolver eventuais problemas).

Enfim, Macrorit Disk Scanner é um software diferenciado do recurso nativo do Windows, pois possibilita ao usuário definir exatamente a área que deve ser vasculhada. No entanto, peca por não oferecer a solução para eventuais problemas.

Prós & Contras

Prós

  • Instalação rápida
  • Interface bem pensada para o propósito do programa
  • Fácil acesso às configurações do scan
  • Leve

Contras

  • Não conserta setores defeituosos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Macrorit Disk Scanner

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação