Logo MelodyCatcher Ícone

MelodyCatcher

Grátis
Funciona em: Web
Java
Adicionado em : 12/05/2014 MelodyCatcher
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Descubra qual é a música que está presa na sua cabeça com esta ferramenta

Se você já ficou com uma melodia presa na sua cabeça, mas não conseguiu lembrar exatamente de onde você conhece aquela sequência de notas, esta ferramenta pode ajudar.

Em um pequeno teclado virtual, toque a música como você se lembra, inserindo apenas um trecho pequeno e somente com a melodia principal.

O serviço online então se encarrega de procurar músicas que combinem com essas notas, de vários autores e bandas diferentes. Não é preciso saber tocar piano, já que você pode inserir as notas por tentativa e erro no tecladinho virtual. É preciso deixar o Java ser habilitado na página, portanto é mais fácil usar o Google Chrome, que tem um melhor "relacionamento" com o complemento.

MelodyCatcher - Imagem 1 do software

Para melhorar os resultados, use trechos pequenos, já que dessa forma você vai ter menos chances de errar alguma nota. Ele procura também por sequências semelhantes, então não é preciso se preocupar tanto em acertar o tom em que a música está sendo tocada. Se você preferir, procure o nome de uma música ou banda para encontrá-la diretamente.

Nossa Opinião sobre o MelodyCatcher

O MelodyCatcher é um serviço online que parece muito interessante quando você abre o site pela primeira vez, mas é bastante burocrático e difícil de achar o que você realmente quer. O problema dele é que a única fonte de entrada da melodia é um teclado virtual, o que pode acabar tornando difícil a execução da melodia principal

Seria interessante se ele pudesse acessar o microfone e permitisse que o usuário simplesmente cantasse um pedaço da música ou só da melodia para encontrar o resultado. Isso seria muito mais fácil e efetivo, como acontece em apps para o celular, como o Shazam e o SoundHound. Do jeito que ele é, o MelodyCatcher acaba limitado a quem tem um mínimo de conhecimento no instrumento.

Outro problema é que, se você estiver com uma música de rock na cabeça, pode ser difícil transpor isso para as notas do piano. Dessa forma, ele tem uma ideia muito interessante, mas acaba pecando bastante na execução e não chega a ser um programa de destaque.

Você pode usá-lo como recurso auxiliar, principalmente para achar músicas clássicas e eruditas, mas existem ferramentas melhores para encontrar músicas de artistas contemponâneos. Outro problema é que, por funcionar em Java, ele trava bastante e é um pesadelo para ser usado no Firefox. Desta forma, prefira o Google Chrome e esteja preparado para que ele trave bastante durante a execução.

Prós & Contras

Prós

  • Encontra melodias de músicas
  • Usa um teclado para achar as notas

Contras

  • Não encontra músicas de maneira rápida
  • Feito em Java e trava bastante no Firefox
  • Não permite que o usuário cante a melodia no microfone

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o MelodyCatcher

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação