Logo Open Hardware Monitor Ícone

Open Hardware Monitor

Versão 0.7.1 Beta Grátis
500 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 05/01/2015 Michael Möller
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+5 Avaliações
  • Foto de Pedro
    Pedro 1 de novembro de 2011 - 22:35
    10
    Nota Excelente!
    Excelente, mil vezes melhor que o HWMonitor, dá pra colocar as opçoes que deseja em um gadget na área de trabalho, renomear os componentes, inicializar com o windows (max ou minimizado), e conserva os valores máx e mín ao reiniciar o pc...Perfeito!

Descrição

Oliver Hautsch
Fique de olho na temperatura e voltagem do seu hardware

Independente do tipo de usuário de PC que você é — seja gamer, doméstico, iniciante, programador, designer, etc. —, é importante manter sempre os olhos abertos e observar o comportamento do hardware do computador para diagnosticar possíveis problemas e resolvê-los antes que seja necessário colocar a mão no bolso para consertar estragos.

O Open Hardware Monitor é um programa simples que ajuda você a monitorar os componentes de hardware do computador. Com ele, toda qualquer peça que possua sensores térmicos pode ser mantida em observação.

A interface do programa é simples e ele não requer qualquer instalação. Você só precisa fazer o download e extrair o conteúdo do arquivo ZIP. Depois, é só abrir o executável “OpenHardwareMonitor.exe”.

Inicialmente, você verá uma janela similar à da imagem abaixo, mas é possível fazer alguns ajustes para que mais informações sejam mostradas.

Interface inicial.

Se quiser, você pode ativar um gráfico que é atualizado a cada segundo, para conferir a flutuação da temperatura dos núcleos do processador. Para ativar a função, clique no menu “View” e depois em “Plot”. O gráfico será ativado na área inferior da janela.

Quando o gráfico estiver ativo, caixas de seleção serão posicionadas ao lado de cada um dos núcleos do processador central para que eles possam ser monitorados individualmente.

Visualização com o gráfico ativado.

Também no menu “View”, há o submenu “Sensors”, em que estão listados todos os monitores disponíveis. Para ativá-los ou desativá-los, basta clicar neles. Os monitores ativos estarão sempre marcados.

Se o disco rígido instalado na sua máquina possuir a tecnologia SMART, ainda é possível ativar as medições de temperatura para ele. Para isso, clique no menu “Options” e marque a opção “HDD Sensors”.

Nossa Opinião sobre o Open Hardware Monitor

Os computadores atuais trabalham em temperaturas que variam de 40 a 70 graus, considerando a temperatura ideal. No entanto, principalmente no Brasil, com os altos índices de temperatura ambiente, é necessário que sempre mantenhamos nossa atenção nas peças de hardware, que são extremamente sensíveis a altas temperaturas.

O Open Hardware Monitor é uma ferramenta fácil de usar e versátil, já que funciona em sistemas 32 e 64 bits, nativamente. Além disso, a maneira como as informações são mostradas, em forma de árvore hierárquica, ajudam a ter maior clareza na hora de consultar os dispositivos monitorados.

Prós & Contras

Prós

  • Interface fácil e amigável
  • Monitora o hardware em tempo real
  • Gráfico ajuda na visualização

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Open Hardware Monitor

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação