Logo Open ModelSphere Ícone

Open ModelSphere

Versão 3.2.971 Grátis
20.31 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 02/07/2015 Grandite
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de Christiano G. de Araújo
    Christiano G. de Araújo 22 de dezembro de 2010 - 17:07
    2
    Nota Ruim!
    Primeiro eles pedem para ter instalado o java VM 6 ou superior: OK; Depois eles pedem para editar o arquivo "modelsphere.bat", substituindo a expressão "C:\Program Files\Java\jre1.6.0_02/bin/javaw.exe" pela sua (no meu caso: C:\Arquivos de programas\Java\jre6\bin\javaw.exe): OK; Depois dizem que é só dar um duplo clique neste mesmo arquivo editado. Mas daí abre uma janela do DOS, fecha e nada acontece!!!! Ainda estou aqui quebrando a cabeça...

Descrição

Ana Paula Pereira
Modelagem UML e banco de dados reunidos em um só programa com a vantagem de ser leve para rodar e gratuito

O Open ModelSphere é um programa para modelagem UML e para criação e integração à base de dados. O programa permite inclusive a criação de scripts de SQL (por engenharia reversa ou sincronização com o banco de dados).

Este programa auxilia os analistas e desenvolvedores de sistemas na criação e integração dos diagramas de dados da UML com a lógica. Com ele é possível especificar recursos, transações, trocas de comunicação, plano de custos com tempo, esforço, entre outras e o programa não está restrito apenas a modelagem de negócio, mas também permite configurar o desenvolvimento das soluções técnicas para o sistema.

Ainda é possível dividir (quase como em um plano de atividades) as arquiteturas e etapas dos processos de maneira mais detalhada. Estes itens poderão ser organizados e esquematizados de forma hierárquica, possibilitando a decomposição deles em subprocessos e, assim, facilitando a visualização de cada fase ao mesmo tempo em que permite uma visão geral do sistema.

Modelo simples de DER

O programa possui sistema de engenharia reversa, possibilitando uma visualização gráfica da arquitetura da base de dados e criação dos scripts SQL a partir de seu modelo. A ferramenta suporta, de uma forma genérica, todos os tipos de sistemas de gerenciamento de banco de dados.

Entre as opções do programa ainda está disponível um modulo para validar a integridade da arquitetura e a coerência do sistema. Entre as ferramentas para modelagem UML disponíveis, há Diagrama de Casos de Uso, Classes, Seqüência, Comunicação, Atividades, Transição de Estados, Componentes, Pacotes, Interação Geral, entre outros.

Nossa Opinião sobre o Open ModelSphere

O Open ModelSphere é um programa leve e de qualidade, especialmente no que se refere a modelagem UML, trazendo um pacote com os diagramas mais utilizados com menos de 21 MB de tamanho. Isto ainda adicionando a vantagem de ser gratuito e não exigir uma fatia imensa de memória para ser executado.

Além disto ainda são disponibilizadas ferramentas para integração e testes (embora estes recursos estejam um pouco mais restritos), geração de scripts, fluxos de atividades, entre várias outras opções. Mesmo estando no idioma inglês não traz maiores dificuldades por adotar sintaxe semelhante a outros programas desta categoria.

Prós & Contras

Prós

  • Instalação fácil.
  • Leve e rápido de efetuar download.
  • Gratuito.
  • Aplicação leve.

Contras

  • Modelo de UC muito linear.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Open ModelSphere

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação