Logo OpenOffice.org Portable Ícone

OpenOffice.org Portable

Versão 3.2.0 Grátis
87.4 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 06/05/2016 John T. Haller
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+13 Avaliações
  • Foto de Fernando Elias
    Fernando Elias 13 de junho de 2008 - 09:40
    10
    Nota Excelente!
    Prós: Leve e confiável, com todas as funcionalidades do concorrente. O futuro é este: carregar tudo no pen-drive; Notebook pra quê? Para ser assaltado?

    Contras: Ruins são os órgãos públicos que ainda jogam dinheiro fora com a Microsoft. Um Crime!!!
  • Foto de GYNGONET
    GYNGONET 19 de julho de 2008 - 19:02
    2
    Nota Ruim!
    Prós: Substitui perfeitamente os 400 reais do office...

    Contras: a menos que o que eu baixei esteja errado (2.4.1), o que não está, não é o que o baixaki diz: o download é um arquivo .exe e ao executá-lo ele pede o local de instalação. Como é "portable", o local escolhido foi o Pendrive. A pasta do programa depois de instalado é de 240MB!!! Isso mesmo: Além não existir o tal de "descompactar e utilizar", "não precisa instalar" e talz, ele consome quase o que o não portátil comsome do HD! Achei isso uma furada!!!

Descrição

Gustavo Bonato Abrão
Suíte para o OpenOffice que permite a você carregar e abrir seus documentos em mídias removíveis

Se você é um profissional autônomo ou costuma ter que trocar frequentemente de local de trabalho, mas não tem condições para carregar notebooks consigo, então é provável que já tenha passado por sufocos para encontrar computadores com os programas que você precisa. O OpenOffice foi feito pensando justamente em pessoas que passam esse tipo de sufoco, fornecendo uma suíte gratuita de softwares que você pode levar para onde for em um pendrive.

Depois de baixar o pacote e fazer a instalação no seu dispositivo USB favorito – pendrive ou smartphone –, você passa a contar com seis softwares de produtividade com funções das mais variadas, indo dos simples editores de textos, planilhas e apresentações de slides até programas voltados para cálculos matemáticos e desenhos digitais. Confira a seguir a lisa como os seis softwares que estarão disponíveis para você ter sempre consigo:

  • Writer: editor de texto no estilo Microsoft Word;
  • Calc: voltado para criação e edição de planilhas, similar ao Excel;
  • Impress: semelhante ao PowerPoint, ele permite produzir apresentações na forma de slides;
  • Draw: possibilita a produção de desenhos com ferramentas avanças;
  • Math: editor permite escrever e utilizar fórmulas matemáticas;
  • Base: permite cadastrar e editar bancos de dados.

OpenOffice.org Portable - Imagem 1 do software

Versatilidade

Após a instalação no seu dispositivo USB, os programas ficam salvos dentro da pasta OpenOfficePortable. O pacote é compatível com praticamente todos os principais formatos de documentos, facilitando sua utilização tanto para criar novos textos e planilhas quanto para editar arquivos criador por outras pessoas ou feitos em softwares distintos.

Nossa Opinião sobre o OpenOffice.org Portable

O OpenOffice Portable é uma solução extremamente interessante para quem frequentemente precisa trocar de computadores ou utilizar lan houses para trabalhar. O pacote permite que você necessite apenas de um pendrive de baixa capacidade para poder escrever textos, fazer desenhos, montar planilhas e criar apresentações sem depender de programas instalados.

Embora os softwares não contem com absolutamente todos os recursos que a suíte Office da Microsoft, a quantidade de funções disponíveis é mais do que o suficiente para produzir documentos bastante completos. Isso é reforçado pela compatibilidade com a maior parte dos formatos de arquivos, permitindo eu você comece seus trabalhos no OpenOffice e adicione elementos mais complexos quando tiver acesso a outros softwares.

Além disso, o fato do OpenOffice ser totalmente gratuito também traz vantagens financeiras, eliminando a necessidade da compra dos programas ou da assinatura de serviços como o Office 365. Esse aspecto pode ser particularmente interessante para profissionais autônomos.

Problemas

Um dos pontos negativos do pacote OpenOffice Portable foi a necessidade da máquina em uso precisar do Java Runtime para rodar o programa Base. Por conta desse requisito, a inclusão do software no conjunto portátil se torna praticamente inútil, já que se torna impossível utilizá-lo em PCs onde a plataforma não esteja disponível.

O ponto mais incômodo foi a lentidão da interface dos programas. O fato de eles estarem rodando de uma mídia externa faz com que a velocidade de reação dos menus e ferramentas aos comandos dos usuários seja reduzida, o que causa incômodo a quem está acostumado com soluções mais rápidas. O problema pode ser reduzido com a utilização de um pendrive com USB 3.0 em uma porta compatível, mas isso pode nem sempre estar disponível.

Prós & Contras

Prós

  • Roda a partir de pendrives e outros dispositivos USB
  • Pacote para edição de textos, planilhas, apresentações, desenhos e mais
  • Compatível com os principais formatos de documentos
  • Gratuito

Contras

  • Interface em inglês
  • Necessidade pelo Java Runtime inutiliza programa de banco de dados
  • Lentidão da resposta dos menus e ferramentas

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o OpenOffice.org Portable

+13 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação