Logo Password Security Scanner Ícone

Password Security Scanner

Versão 1.35 Grátis
270 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 20/11/2015 NirSoft
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Arruda
Com esta ferramenta fica mais fácil listar as senhas armazenadas em programas populares do Windows

O Password Security Scanner é uma ferramenta para Windows voltada a usuários que se preocupam com a segurança dos dados de contas armazenados por softwares diversos, como navegadores web e clientes de email. Grosso modo, o programa é capaz de listar todas as senhas armazenadas por você ao longo do tempo de uso da máquina.

Mas o software vai além e também é capaz de revelar detalhes sobre essas senhas, como o número de caracteres que ela possui, quantos estão em caixa alta ou baixa, quantos desses caracteres se repetem no password e quantos são algarismos numéricos. Além disso, o Password Security Scanner também possui um algoritmo capaz de identificar se uma senha é segura o bastante ou pode ser facilmente descoberta.

Quais são os dados armazenados?

Janela principal do Password Security Scanner

A instalação do software é simples e não foge do velho padrão next-next-finish. Ao executar o programa, todas as senhas armazenadas no computador são prontamente exibidas na janela principal do Password Security Scanner. A coluna “Item Name” descreve qual é o site ou serviço da conta gravada, enquanto que em “Application” o administrador pode conferir o nome do software responsável pelos dados.

A dificuldade de quebrar a senha é expressa na coluna “Password Strenght” e por meio de uma pontuação numérica que vai de zero a 100: quanto mais alta a nota, mais difícil de ser descoberta é a senha. Caso as colunas estejam ocupando muito espaço, selecione View > Auto Size Column para que sejam redimensionadas automaticamente.

Caso seja necessário, você também pode exportar em formato HTML o relatório de logins gerado pelo programa. Para isso, basta selecionar a opção View > HTML Report ― All Items. O novo arquivo será automaticamente aberto pelo navegador web padrão do sistema.

Janela de configurações avançadas

A janela de configurações avançadas, acessível por meio do menu Options > Advanced Options, pode ser útil para aqueles que precisam gerenciar uma grande quantidades de dados. Nela é possível definir, por exemplo, que o Password Security Scanner deve exibir apenas senhas que tenham menos do que um número determinado de caracteres. Para isso, basta habilitar a opção “Display only items with password lenght lower than…” .

Outra possibilidade é filtrar os itens do relatório de acordo com o nível de segurança das senhas. Ao marcar a opção “Display only items with password strenght lower than...”, o relatório exibirá apenas as senhas que estejam abaixo da pontuação estipulada por você.

Configurando o idioma português

No site da NirSoft, empresa responsável pelo Password Security Scanner, é possível encontrar um pacote de configuração que traduz a interface do software para o português brasileiro. Caso queira tentar, basta fazer o download do arquivo ZIP, descompactá-lo e copiar o arquivo “PasswordScan_lng.ini” para a pasta de instalação do software que, por padrão, se encontra em “C:\Program Files\NirSoft\Password Security Scanner”. Depois disso, basta reiniciar o programa para que as alterações tenham efeito.

Nossa Opinião sobre o Password Security Scanner

Apesar da interface antiquada e tradicional, o Password Security Scanner pode ser uma ferramenta muito útil para administradores de sistema e usuários que se importam com a segurança de seus dados ou do sistema. Apesar de não ser possível utilizá-lo para recuperar uma senha, o programa pode dar dicas sobre os caracteres que a formam e, por isso, também pode ser usado pelas pessoas mais esquecidas.

O programa de tradução voluntária é certamente um ponto positivo, já que possibilita que o software esteja disponível em diversos idiomas. Porém, poderia ficar ainda melhor se as traduções fossem disponibilizadas automaticamente pelo instalador do programa. O processo manual de instalação do arquivo INI pode confundir os usuários menos experientes.

Outro ponto negativo é a falta de compatibilidade com o Google Chrome. O Password Security Scanner pode analisar apenas as senhas salvas pelo Internet Explorer e Mozilla Firefox, além do MSN, Microsoft Outlook e Windows Live Mail.

Prós & Contras

Prós

  • Traduzido para o português
  • Informações sobre senhas pode ajudar a lembrá-las

Contras

  • Não é compatível com o Google Chrome

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Password Security Scanner

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação