Logo Portqry Ícone

Portqry

Versão 2.0 Grátis
145 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 04/02/2014 Microsoft
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Aplicação para identificar problemas relacionados a conexões TCP/IP

Portqry é um aplicativo da Microsoft que tem como objetivo ajudá-lo a diagnosticar problemas de conexão TCP/IP. O utilitário é capaz de retornar o estado de uma porta TCP e UDP no computador no qual ele for executado. A aplicação oferece suporte para o Windows XP, 7, 8 e 8.1 e funciona por linha de comando.

No entanto, a Microsoft disponibiliza uma interface gráfica para o programa que pode ser encontrada aqui. Essa pode ser uma maneira um pouco mais simples para executar os comandos do que o terminal. A aplicação é destinada para quem trabalha com redes ou possui certo conhecimento técnico necessário para operá-lo.

Detectando problemas

O aplicativo não requer uma instalação propriamente dita; para utilizá-lo é necessário fazer a extração do conteúdo baixado em um diretório no seu computador. Como já citado, se você apenas usar a versão-padrão do Portqry, ele não conta com uma interface gráfica e é necessário abrir uma janela de terminal de comando do Windows  na pasta na qual ele foi armazenado para utilizar as funções oferecidas pelo programa.

Usando o programa

Os resultados obtidos pela análise de status do programa trazem três tipos de resultado. Você pode obter um “Listening”, quando a porta responde ao processo; “Not Listening” quando o processo não tiver sucesso, no caso de uma porta UDP ou com a marcação “Reset” no caso de você realizar o procedimento em uma TCP.

Por último, o status “Filtered” quando o aplicativo não recebe uma resposta da porta. Como um padrão, TCPs são testadas três vezes e as do tipo UDP apenas uma antes de serem marcadas nesse estado. O programa conta com uma série de comandos disponíveis e você deve aplicá-los conforme a situação e a análise necessária.

Ativando comandos

Se você optar pelo uso da interface gráfica, você pode tanto aplicar queries de forma manual, por meio de sintaxe quanto utilizar os modelos pré-definidos disponibilizados pelo programa. Em ambos os casos, basta selecionar o comando e clicar no botão “Query” para que ele seja executado automaticamente pelo aplicativo.

Ao final, você pode conferir o resultado na própria tela, no setor de saída disponível na parte inferior da interface.

Nossa Opinião sobre o Portqry

Portqry é uma ferramenta bem específica e indicada para quem trabalha com redes, de uma maneira geral, ou precisa resolver problemas relacionados a portas TCP ou UDP. O aplicativo não conta com uma interface gráfica e todas as suas funções são executadas por meio do terminal do Windows, na forma de comandos.

Porém, como uma alternativa de uso, a Microsoft oferece uma interface gráfica que pode ser instalada para o uso em conjunto com a aplicação. Porém, mesmo que você opte por usá-la, é necessário que você possua certo conhecimento técnico não só para operá-lo, mas, também, para interpretar os resultados obtidos.

Um ponto interessante do programa é que ele emite os resultados na hora, na tela do terminal ou na interface, caso você a tenha instalado. Os testes são realizados de forma relativamente rápida, fazendo com que você não precise esperar muito tempo para obter os resultados. No entanto, vale lembrar-se de que essa característica varia de máquina para máquina e conforme a query aplicada.

Se você precisa de uma ferramenta completa para identificar problemas relacionados a conexões TCP/IP, o Portqry certamente pode ser uma boa opção para a tarefa.

Prós & Contras

Prós

  • Vários comandos disponíveis
  • Análise relativamente rápída

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Requer conhecimento técnico para o uso

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Portqry

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação