Logo Project ROME Ícone

Project ROME

Versão 0.9.0 Build 155965 Grátis
6.27 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 27/02/2013 Adobe
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+13 Avaliações
  • Foto de andre pereira justiniano
    andre pereira justiniano 23 de novembro de 2013 - 11:31
    10
    Nota Excelente!
    Com este programa voce quase nunca vai precisar instalar outro programa no seu PC. Este programa é tudo em Um u seja voce quase nunca vai precisar instalar outro produto da Adobe(Só o Adobe Air e o Project Rome)
  • Foto de Guilherme B Gomes
    Guilherme B Gomes 25 de outubro de 2010 - 16:45
    8
    Nota Ótimo!
    Apesar de ser em inglês, o programa (em plataforma Adobe Air) é bem simples, tem um design bonito, e é excelente para aqueles que não exigem muito de um programa do gênero. Com ele é possível elabora templates para websites, cartões de visita, convites, modelos de certificados, e até animações! É muito interessante, no entanto deve se conhecer o fundamental em inglês para aproveitá-lo ao máximo.

Descrição

Eduardo Karasinski
Crie apresentações, sites e documentos interativos fantásticos de maneira fácil e profissional

Com o Project ROME você pode criar todo tipo de conteúdo interativo e publicá-lo de várias maneiras diferentes, como Flash, sites ou documentos PDF. Os projetos podem incluir gráficos, fotos, textos, vídeos, áudios, animações e muito mais. Tudo é feito de forma muito fácil e intuitiva e o resultado fica sempre profissional.

Crie lindos projetos gráficos ou para a web

Você pode começar seu projeto ao clicar em "Create New". É possível abrir um documento em branco para impressão ("Blank for Print") ou para a tela do PC ("Blank for Screen"). Diversos tamanhos estão disponíveis para você em qualquer uma das categorias escolhida.

Logo abaixo, você pode selecionar diversos estilos de modelos para apenas substituir com suas informações e poupar trabalho. É possível encontrar animações, cartões, capas de CDs, flyers, certificados, cartas, websites e templates com temas educacionais.

Escolha um novo documento.

Também é possível olhar um catálogo online, em "Template Exchange". Tudo de que você precisa é  uma conta no site da Adobe (gratuita). Ao fazer o login, uma janela com os mais diversos templates de outros usuários é aberta na tela. Você pode ver documentos mais usados, melhor avaliados ou enviados recentemente. No lado direito da tela ficam aqueles selecionados pela Adobe como os melhores.

Adicionando elementos

O trabalho feito no ROME funciona de forma muito semelhante à criação de uma apresentação de PowerPoint — com a diferença de que você conta com todas as ferramentas e configurações características da Adobe.

Depois de começar um novo documento, o ideal é que você configure seu projeto. Para isso, clique na aba "Setup" e selecione "Size" para definir um novo tamanho em pixels ou em "Background" para escolher a cor que deve ter o fundo da tela. A guia "View" permite mostrar ou esconder painéis úteis para seu trabalho.

Em seguida, é hora de adicionar todos os elementos que devem fazer parte do projeto. Para isso, use o botão "Insert" no topo da tela e escolha uma das categorias. "Sheet" insere uma nova página/slide. Em "Shapes" você encontra as mais variadas formas, sejam símbolos de todos os tipos ou balões de fala, por exemplo. Com "Media Objects", é possível colocar desde uma simples imagem até um mapa sinalizando um local.

Adicione formas prontas.

"Web Media Search" é o local certo para você colocar imagens e vídeos provenientes de outros sites. O programa usa o YouTube para buscar por conteúdos online e adicionar no projeto. Já "Interactive Components" traz botões, barras e "hotspots" (que funcionam como links invisíveis).

No painel de ferramentas, você também pode adicionar retângulos, elipses e textos. Com a "Pen Tool" você consegue usar pontos vetoriais para montar formas próprias. Junto à ela, está o pincel e o lápis, caso você deseje realizar desenhos. Tudo que é feito dentro do programa usa vetores, então você pode redimensionar livremente sem perda alguma de qualidade.

Editando os elementos

Sempre que você adiciona qualquer coisa no projeto, basta um clique para que um ícone com um lápis apareça no canto. Ao passar o mouse sobre ele, um menu é aberto com diversas propriedades do elemento para personalizá-lo e torná-lo mais útil ao projeto.

Assim, em "Geometry", você pode definir o formato e pontos específicos de um objeto. Com "Style", há opções de cores (incluindo preenchimentos diferenciados). "Transparency" traz definições da transparência e modos de camada.

Edição de elementos.

"Filters" é uma categoria extremamente interessante, pois coloca filtros comuns no Photoshop para o objeto, como reflexo, sombra e efeitos artísticos. "Transform" e "Arrange" permite modificar a forma do item, assim como organizá-lo em relação a tudo que está na tela.

Dependendo do elemento selecionado, as propriedades mudam e permitem personalização de forma diferente. Com o texto, você pode selecionar a fonte, estilo, tamanho, alinhamento, espaçamento e até colocar diversas colunas. O texto ainda ganha uma barra de rolagem, de maneira que você não precisa se preocupar se ele não couber inteiro no projeto.

Criando ações e animações

A criação de uma ação é bastante simples. Basta abrir as propriedades de um objeto adicionado que tenha a configuração de um botão e selecionar "Events > Button Click > Add Action". Você encontra várias opções, como ir para um endereço, reproduzir, parar ou ir à outra página.

Crie uma ação.

A animação funciona de forma semelhante. Primeiramente, é preciso ativar a linha do tempo em "View". Depois, procure pelo objeto que deseja animar e expanda todas as opções dele. Assim, você pode adicionar quadros novos e alterar o objeto em cada um deles, criando uma movimentação. O funcionamento dessa área é idêntico ao de outros programas da Adobe.

Exportando o conteúdo

Assim que tudo estiver concluído, você pode fazer um breve teste no botão "Preview" (no topo da tela, logo ao lado da porcentagem de visualização). Se estiver satisfeito com o resultado, clique em "Output" e selecione como deseja exportar o projeto.

Exporte o conteúdo concluído.

Em "Print" você envia para a impressora. "ROME Website" permite hospedar como uma espécie de site no servidor do aplicativo. "PDF" salva um documento desse formato com propriedades e a opção de torná-lo interativo. Também é possível salvar em diversas imagens, como se fossem slides.

Nossa Opinião sobre o Project ROME

Project ROME é um programa que pode ser considerado algo extremamente completo e essencial para qualquer pessoa que costuma criar conteúdos e apresentações. Logo de início, a quantidade de modelos trazidos para o usuário usar como base é realmente imensa e muito bonita.

A quantidade de ferramentas e formas que estão à disposição permitem a criação de qualquer tipo de elemento para os projetos. Há também diversos tipos de personalizações para os itens, como filtros e definições bastante específicos.

A integração com a Adobe é total em diversos aspectos, principalmente quando se fala nas ferramentas e opções disponíveis. As ações e animações funcionam exatamente da mesma maneira que em outros softwares da mesma empresa. Além disso, o uso é totalmente intuitivo e prático, com uma excelente organização em menus.

É difícil apontar defeitos para um programa tão completo como esse. Entretanto, há alguns pontos  que podem incomodar os usuários, como os atalhos do teclado (desfazer, por exemplo) nem sempre funcionam. Além disso, algumas funções são executadas só de passar com o mouse por cima, diferente da maioria dos programas que requer cliques para isso.

Prós & Contras

Prós

  • Prático e intuitivo.
  • Excelente interface.
  • Cheio de recursos.
  • Traz ferramentas comuns da Adobe.
  • Permite criar diversos tipos de conteúdos.
  • Traz modelos prontos.
  • Hospeda o conteúdo no servidor do programa.

Contras

  • As opções abrem ao passar o mouse.
  • Atalhos falham em alguns momentos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Project ROME

+13 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação