Logo RAM Idle LE Ícone

RAM Idle LE

Versão 1.5.0 Grátis
891 KB
Funciona em: Windows
XP
Atualizado em : 09/10/2018 Tweak Now
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+57 Avaliações
  • Foto de Rogério
    Rogério 19 de outubro de 2011 - 08:51
    10
    Nota Excelente!
    Para melhorar ainda mais o funcionamento do programa, deve-se alterar algumas de suas configurações: 1-Desmarque a guia Start automatically with Windows. 2-Marque a guia Free Up 127MB on start up after 60 seconds. 3-Na próxima linha, altere o tempo de liberação da memória RAM de 4 para 30 minutos (Limpará a memória RAM automaticamente a cada 30 minutos)e ficará dessa forma: Free up 63MB every 30 minutes if free ram below 75 %
  • Foto de Céldalo
    Céldalo 10 de fevereiro de 2011 - 22:25
    2
    Nota Ruim!
    Ele libera a memória, mas no meu PC o arquivo de paginação chegou a nada mais nada menos que 960 MB, quando normalmente fica em torno de 400 MB. Acho que esse negócio de liberar memória é bobagem. Se vc fechar os programas, a memória vai ser liberada. E as vezes no meu, depois que acabo de reiniciar e antes de abrir qualquer programa, ele tá com 285 MB de cache ocupada. Depois que abro alguns programas, como o Messenger, e fecho de novo, ele cai pra 260. Não acho que o PC precise desse tipo de programa não!

Descrição

Equipe Baixaki
O RAM Idle libera memória RAM para deixar seu sistema rapidinho

O RAM Idle é um aplicativo mais indicado para quem não tem muita memória no PC e abre diversos programas, o que em geral causa lentidão excessiva no sistema. A memória RAM é o que sustenta o sistema operacional, além dos aplicativos e suas funções depois que são abertos.

Para tarefas comuns e uso de internet, Office e aplicativos simples, um computador com 2GB de memória é mais do que suficiente. Dificilmente você precisar de um programa para recuperar memória em desuso, tarefa principal do RAM Idle. Além disso, ele é mais indicado para usuários do Windows XP e versões anteriores, já que os sistemas mais novos têm mais facilidade em recuperar memória.

Como ele funciona?

Ao utilizarmos o computador durante algumas horas, abrirmos e fecharmos aplicativos, muita memória fica em desuso, mas não é recuperada para atuar no sistema. É exatamente nesse ponto que o RAM Idle pode fazer toda a diferença, mas há alguns cuidados para utilizá-lo da maneira correta.

RAM Idle LE - Imagem 1 do software

O primeiro deles é não aumentar muito os níveis de memória desejados nas configurações. A melhor indicação é deixar o programa como padrão caso você não domine esse tipo de aplicativo. Do contrário você pode forçar o RAM Idle a liberar memória demais no sistema, o que causará lentidão excessiva ao abrir novos programas.

Também é importante saber que com o programa você extrai o máximo da memória disponível do sistema.Se você já tem diversos programas abertos ao fazer isso e o limite de uso da memória está elevado, não pense que o aplicativo fará milagres para liberá-la. Caso você tente forçar o processo dessa forma os programas poderão travar constantemente.

RAM Idle LE - Imagem 2 do software

Aproveite ao máximo

Caso você tenha aberto o Windows há um bom tempo e executado diversos aplicativos, a melhor maneira de renovar o sistema é fechar tudo e colocar o RAM Idle para atuar durante algum tempo. Assim que o nível de memória estiver como desejado, você pode desligar o programa e voltar a utilizar o Windows normalmente.

Outro caso é quando o PC começa a travar pela falta de memória. Nessa ocasião também é importante fechar tudo o mais rápido possível e deixar somente o RAM Idle ligado. Para apressar a situação é possível utilizar a recuperação forçada de memória, ao clicar com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo. Nessas situações pode demorar alguns minutos para que o PC volte a um bom estado de uso.

 

Nossa Opinião sobre o RAM Idle LE

RAM Idle é um programa leve e eficaz na tarefa de liberar a memória em desuso do sistema operacional, o que é indicado para usuários do Windows XP e seus antecessores. Nas versões 7 e Vista essa tarefa pode não ter tão necessária. Ele também é recomendado para quem tem 1GB ou menos de memória no PC ou faz uso de muitos games e aplicativos pesados.

Ele otimiza a utilização da memória ao tornar livre os MBs esquecidos no sistema. Dessa forma você tem mais possibilidades para abrir aplicativos ou mantê-los em funcionamento sem travar. A interface do programa facilita muito a ação, com poucas configurações (indicadas apenas para quem domina o assunto).

Na bandeja do sistema fica localizado o ícone do RAM Idle, que exibe a quantidade de memória livre no Windows. Ao clicar com o botão direito sobre ele você acessa todas as funções do programa e libera memória instantaneamente, o que pode travar o PC por alguns segundos.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Libera a memória em desuso no sistema

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o RAM Idle LE

+57 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação