Logo RPG Maker VX Ace Lite Ícone

RPG Maker VX Ace Lite

Versão 1.01 Grátis
102.54 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 13/02/2014 Enterbrain
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Desenvolva seus próprios games com a última versão de uma das engines mais famosas da web

Se você já pensou em criar seus próprios jogos de PC, certamente já usou (ou ao menos ouviu falar sobre) o RPG Maker, uma engine amadora lançada originalmente em 1988 pela Enterbrain/ASCII. Trata-se de uma ferramenta simples, desenvolvida com o intuito de facilitar o desenvolvimento de games por parte de iniciantes e entusiasta da área.

O sucesso do software foi tão grande que diversas sequências foram lançadas nos anos seguintes, cada qual com suas melhorias e características únicas. Uma das versões mais populares foi a XP, precursora do sistema de scripts, que permite aos makers (termo popular que designa os usuários da engine) personalizar ainda mais suas produções com sistemas programados manualmente na linguagem RGSS.

Já o RPG Maker VX Ace é a edição mais recente da plataforma, lançado no Japão no dia 15 de dezembro de 2011. Embora o programa seja comercial – sua licença custa R$ 119 no Steam –, é possível utilizá-lo gratuitamente utilizando a distribuição “Lite”. Essa versão conta com algumas limitações que podem restringir a criatividade de desenvolvedores mais empolgados, mas se mostra extensa o suficiente para permitir a criação de projetos simples e divertidos.

Conhecendo a ferramenta

Ao baixar e instalar o RPG Maker VX Ace Lite em sua máquina, será necessário ativar sua licença gratuita informando seu nome completo e endereço de email válido. Após passar por esse diminuto cadastro, você já pode usar o programa normalmente e sem precisar se preocupar com restrições de tempo. A interface do VX Ace é muito parecida com a encontrada nas versões anteriores do programa – quem já está acostumado com a engine não terá problemas na hora de se adaptar.

O software conta com um editor de mapas no qual são utilizados gráficos denominados tilesets, que podem ser sobrepostos a partir de diferentes camadas de objetos (layers). Ainda que a plataforma venha “de fábrica” com alguns tilesets básicos (pacote referido comumente como RTP), você pode criar seus próprios gráficos em algum programa de design específico e importa-los para dentro do diretório de seu projeto. Isso pode ser feito através do Gerenciador de Recursos (Resource Manager), que também lhe permite importar músicas, backgrounds, faces de personagens e outras imagens personalizadas.

Exemplo de mapa sendo editado

Games únicos e personalizados

Uma das principais mudanças do RPG Maker VX Ace em relação a seus antecessores é sua renovada linguagem de programação. O programa trabalha com o Ruby Game Scripting System 3 (RGSS3), terceira versão da linguagem baseada no Ruby tradicional. É possível programar sistemas bastante complexos através do editor de scripts embutido na engine – e, caso não esteja disposto a escrever suas próprias mecânicas, é possível baixar e adicionar alguma criada por outros usuários.

Uma das coisas mais interessantes de se criar com o RGSS3 são os sistemas de batalha. O programa traz por padrão um esquema clássico de lutas por turnos e com visão frontal, mas redigindo seus próprios scripts é possível criar um título de estratégia (aos moldes de Final Fantasy) ou com combates em tempo real (estilo Secret of Mana), por exemplo. Junte isto com a possibilidade de adicionar seus próprios gráficos/sons e pronto: você tem uma ferramenta capaz de gerar games completamente inéditos e personalizados.

Sim, este game foi feito no VX Ace!

Criando seus heróis

Outro recurso inédito do VX Ace é o gerador de personagens (Character Generator), que lhe permite criar gráficos de heróis e NPCs através de uma interface simplificada. Até então, os makers eram obrigados a criar sprites manualmente (usando a técnica de pixel art e softwares gráficos profissionais) ou recorrer a geradores criados por terceiros, que nem sempre eram confiáveis e eficazes.

Com o novo Character Generator, basta escolher entre diferentes tipos de rostos, cabelos, orelhas, olhos e acessórios diversos para criar personagens masculinos e femininos. Quando tiver concluído a criação de seu herói, você pode exportar seus gráfico no formato PNG e posteriormente importa-los para seu projeto usando o Resource Manager.

Gerador de personagens

Limitações da versão Lite

Como dissemos anteriormente, o RPG Maker VX Ace Lite conta com algumas pequenas limitações por causa de sua natureza gratuita. Diferente da versão comercial da engine (na qual tudo é ilimitado), a edição Lite conta com as seguintes restrições:

  • Banco de dados: só é possível criar 10 heróis, 10 classes, 126 skills, 16 itens, 60 armas, 30 inimigos, 30 tropas de inimigos, 25 status, 110 animações e 10 eventos comuns
  • Quantidade de mapas: limite de 20 mapas por jogo, sendo que cada mapa só pode ter 4 tilesets. É possível driblar essa limitação acessando a pasta de seu projeto e editando o arquivo “Data_MapInfos.rvdata2”, referente a quantidade de mapas do seu game
  • Edição de scripts: você não consegue usar o editor nativo de scripts RGSS3 do programa. Contudo, você pode usar editores de terceiros (como o Gemini Script Editor, que é gratuito), salvar seus scripts em arquivos .rvdata e salvá-los diretamente na pasta de seu projeto
  • Quantidade de eventos: só é possível criar 10 eventos por mapa. Observe, contudo, que é possível usar um script RGSS3 para se ver livre dessa limitação
  • Criação de arquivo final: quando tiver terminado seu jogo, você pode criar um disco executável e distribui-lo livremente pela internet. Contudo, você não poderá incluir o RTP em tal disco, o que exigirá que seus futuros jogadores tenham o RPG Maker VX Ace instalado em seus computadores.

Por fim, vale observar que a versão Lite não permite que você criptografe sua produção (qualquer pessoa poderá visualizar e extrair os arquivos do projeto). É bom avisar, contudo, que existem diversas maneiras externas de proteger seu título e impedir que seus recursos caiam em mãos erradas. A dica é se manter informado e pedir ajuda em fóruns brasileiros especializados em RPG Maker, como o Mundo RPG Maker, o Centro RPG Maker e o Arena Livre (anteriormente conhecido como Santuário RPG Maker).

Nossa Opinião sobre o RPG Maker VX Ace Lite

O RPG Maker VX Ace Lite é com certeza a melhor engine amadora para quem não quer quebrar a cabeça na hora de se divertir criando jogos simples. A ferramenta une o melhor dos dois mundos: permite o desenvolvimento facilitado de jogos ao mesmo tempo em que oferece recursos para usuários mais experientes (como a inclusão de scripts RGSS3 personalizados e importação de gráficos inéditos).

Sua interface continua tão simples e intuitiva quanto a encontrada na versão XP, responsável pela popularização da plataforma ao redor do mundo inteiro. Não espere gráficos de última geração em seu projeto: o RPG Maker continua adotando um estilo bastante saudosista e inspirado em títulos da época do SuperNES/Playstation One. O mesmo vale para as mecânicas e trilha sonora padrão que acompanha o software.

O aspecto mais legal de utilizar o RPG Maker, contudo, é beneficiar-se da gigantesca comunidade internacional de usuários da engine. Isso permite que você troque experiências com outros makers e utilize recursos criados por terceiros (desde que tenha a devida permissão para isto, claro). Os fóruns brasileiros, por exemplo, são bem completos e recheados de usuários dispostos a ajudar os desenvolvedores iniciantes.

Obviamente, o VX Ace Lite é um tanto limitado caso seu objetivo seja desenvolver games complexos/comerciais. Contudo, se o seu desejo é simplesmente se divertir criar títulos simples com os amigos e treinar suas habilidades na área de game design, não marque bobeira e baixe a engine agora mesmo. Vale a pena!

Prós & Contras

Prós

  • Muito fácil de usar
  • Interface intuitiva e agradável
  • Permite customizar seus jogos com scripts e gráficos próprios
  • Vasta comunidade internacional de usuários do programa

Contras

  • Limitações proibitivas na versão gratuita

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o RPG Maker VX Ace Lite

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação