Logo Sikuli Ícone

Sikuli

Versão 1.0 RC3 Grátis
23.34 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 15/09/2011 Sikuli Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Programa que permite montar scripts para ações da interface gráfica a partir de screenshots

O Sikuli é uma programa que visa a criar scripts para automatizar tarefas em interfaces gráficas utilizando o mínimo de sintaxe de linguagem de programação e screenshots. O programa ainda está em fase de desenvolvimento e algumas vezes pode não apresentar o comportamento esperado para determinado script criado.

Interface e funções

Para montar seu script para efetuar qualquer função, você precisa digitar palavras chave que representem ações necessárias para chegar ao local que você deveria acessar. Além disso, também são necessárias as imagens (screenshot) dos elementos gráficos que servem como gatilho para a abertura de menus e programas.

Ao abrir o programa você observa três regiões na tela: a Barra de ferramentas, o editor de scripts e a ferramenta de depuração. A primeira apresenta as ferramentas necessárias para que você possa capturar imagens a partir do próprio programa, carregar figuras que já existam no computador, encontrar elementos específicos, executar ou executar com animações.

Para tirar uma screenshot, clique no botão cujo desenho é uma câmera. Este botão funciona como uma ferramenta de seleção retangular de um editor de imagens. Em seguida, é necessário “emoldurar” o elemento que você deseja que faça parte do script. Por exemplo, se você precisa que o botão de Iniciar do Windows esteja em seu comando.

Interface do programa

Ao clicar na câmera, você é redirecionado para a Área de trabalho e nela, você deve selecionar o botão de Iniciar da mesma forma que faria na tela de um editor de imagens com a ferramenta de seleção retangular. Se você já possui uma imagem no computador e precisa apenas carregá-la, basta clicar no botão “Insert an image” e encontrá-la (a figura precisa necessariamente estar no formato PNG).

Se você precisa que o programa encontre um elemento específico em uma imagem (uma jóia em um jogo de combinar pedras e cores, por exemplo), você pode utilizar a ferramenta “Find within a subregion” para efetuar esta operação. As outras duas ferramentas executam o script (botão “Run”) e executam mostrando cada operação (“Run and show each action”).

Editor e como escrever um script

A segunda parte do programa é composta pelo editor de scripts propriamente dito. Embora o programa utilize o mínimo de linguagem técnica para a execução de suas funções, para ações mais complexas é necessário possuir alguma noção de algoritmos para a montagem das funções. Basicamente as ações são escritas e acompanhadas da imagem necessária para a execução.

No editor, você deve escrever a ação que o programa deve tomar. Se a operação envolver um clique, por exemplo, você deve escrever a palavra “Click” (sem as aspas); se você precisar de um clique com o botão direito do mouse, digite “rightClick” (também sem as aspas) e assim por diante. Então, ao lado da ação, você deve inserir a imagem representando “no que” o programa deve “clicar”.

Por exemplo, se você precisasse clicar com o botão direito do mouse na lixeira, no editor isso seria representado como na imagem abaixo:

Clique com o botão direito

Dessa forma, você pode montar scripts para que o programa execute diversas tarefas, desde mais simples como esvaziar lixeira, retirar arquivos da lixeira, selecionar elementos específicos em um jogo, abrir uma região específica em um mapa do Google Maps, até mais complexas como definir um endereço de IP para o computador.

Algumas ações, como abrir opções em caixas de seleção ou selecionar elementos em um painel ou funções mais complexas requerem uma sintaxe mais elaborada do que apenas escrever para o programa clicar em elementos. A sintaxe das ações é semelhante (na maior parte das vezes iguais) àquela utilizada na linguagem de programação Jython (Python para Plataforma Java).

Se você tiver dúvidas de como montar seus primeiros códigos, na página do desenvolvedor você tem acesso à documentação do programa e nela você encontra exemplos de scripts para auxiliá-lo. Lá também é possível ver vídeos demonstrativos de funções criadas por outras pessoas.

Ferramenta de depuração

A ferramenta de depuração deste aplicativo funciona de forma semelhante às de interfaces de desenvolvimento de programas mais simples. Ao executar o script, se algum erro ocorrer, na aba responsável pela depuração há um detalhamento da ocorrência (ou ao menos algo que possa deixar o motivo do erro um pouco mais claro).

Nossa Opinião sobre o Sikuli

O Sikuli é uma ferramenta muito interessante para quem gostaria de automatizar funções efetuadas pela interface gráfica do computador, mas não tem conhecimentos avançados em linguagem de programação. Ainda assim é necessário ter certa familiaridade com algoritmos para montar uma lista de ações mais complexas.

O programa ainda está em desenvolvimento e em fase de testes, portanto, algumas vezes pode não apresentar o comportamento esperado com relação a alguns scripts desenvolvidos. A função de exportar para executável, por ora, funciona somente se você utiliza a versão do programa apropriada na plataforma Mac (OS X).

O Sikuli pode ser interessante até mesmo para quem está estudando sintaxe e algoritmos, pois ele ajuda a começar o desenvolvimento de lógica para aplicações mais complexas.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável;

Contras

  • Requer certo conhecimento técnico;

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Sikuli

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação