Logo Start Menu X Ícone

Start Menu X

Versão 5.72 Grátis
5.57 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 03/12/2015 OrdinarySoft
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Hora de organizar seus programas Experimente este utilitário que permite personalizar completamente o Menu Iniciar

Não é chato quando você tem inúmeros programas instalados em seu computador, tornando a simples tarefa de encontrá-los a partir do Menu Iniciar algo extremamente difícil?

O Start Menu X é um utilitário que torna tal menu bem mais intuitivo e organizado, facilitando a sua vida na hora de iniciar aquele aplicativo perdido.

Ele permite que você separe os softwares e pastas por categorias (Sistema, Gráfico, Office, Jogos, Internet e Outros), além de personalizar seu estilo visual. É possível trocar a cor de fundo, redimensionar o menu livremente e até mesmo trocar a clássica bolinha do Windows por algum ícone diferente – como um pássaro vermelho da famosa série Angry Birds.

Instalação

É preciso ficar atento durante a instalação do Start Menu X. O programa oferece duas funcionalidades opcionais que podem facilmente ser desativadas caso você não as deseje. A primeira, como mostra a imagem abaixo, refere-se ao plugin necessário para trocar o ícone do menu. Caso pretenda utilizar essa funcionalidade, mantenha a caixa de seleção marcada.

Instalando plug-in para troca de ícones

A outra opção refere-se ao tipo de monitor que você está usando. Caso esteja em um computador com tela sensível ao toque, deixe marcada a opção “Use a touchscreen”. Caso esteja em um PC com monitor normal, opte por marcar “Use o mouse”. Embora você possa alterar essa configuração depois, é essencial tomar cuidado já durante a instalação e evitar dores de cabeça.

Organizando seu menu

Personalizar seu menu é fácil. Você pode notar que, na primeira vez que utiliza o Start Menu X, todos os seus programas aparecerão bagunçados e nas categorias erradas. Para organizá-los, clique no ícone do utilitário com o botão direito do mouse e, na aba “Opções”, clique em “Gerenciar Grupos”. Aqui, você pode mover suas pastas e programas para as categorias disponíveis (podendo, na versão paga do utilitário, criar as suas próprias).

Vários ícones para escolher

Perto da aba “Opções” há também a aba “Tema”. Aqui, você pode alternar entre cinco estilos visuais diferentes para o seu menu, deixando-o com a sua cara.

Nossa Opinião sobre o Start Menu X

O Start Menu X é um utilitário praticamente indispensável para quem possui muitos programas instalados em seu computador e preza por produtividade enquanto trabalha. Com a estrutura organizacional que o software insere no Menu Iniciar, fica extremamente mais fácil encontrar rapidamente os aplicativos que você tanto procura.

Quem gosta de personalizar todos os aspectos do seu computador também vai curtir as funcionalidades do Start Menu X. É bastante divertido ter um pássaro ou um porco do jogo Angry Birds como ícone alternativo à clássica bolinha do Windows. Além disso, todos os temas visuais são muito bonitos e agradáveis – um deles, inclusive, possui um excelente efeito de transparência.

O melhor de tudo é que o Start Menu X é bastante leve (menos do que 5 MB), principalmente se formos olhar a quantidade de funcionalidades que ele possui. É uma pena que várias opções legais – como criar os seus próprios grupos para organizar melhor o menu – só estejam disponíveis na versão Pro (paga).

Prós & Contras

Prós

  • Permite organizar detalhadamente o menu Iniciar
  • Temas visuais e ícones bonitos
  • Leve e fácil de usar

Contras

  • Algumas funcionalidades bastante úteis só estão disponíveis na versão paga

Avaliações sobre o Start Menu X

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação