Logo SUSE Studio Ícone

SUSE Studio

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 25/09/2015 SUSE Studio
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Crie distribuições Linux rapidamente neste serviço que roda direto no navegador

O SUSE Studio é um serviço online que permite que qualquer pessoa crie uma distribuição do Linux personalizada para o seu uso pessoal.

Ele não precisa ser baixado e tudo pode ser feito com apenas alguns cliques — no entanto, é bom entender um pouco do assunto para saber o que você está fazendo.

Para começar, crie uma conta (ele permite login com redes sociais ou email) e confirme o cadastro. Depois disso, você já pode começar a montar a sua distribuição própria do Linux! Escolha uma versão do openSUSE e a interface, além de indicar a arquitetura usada (32 ou 64 bits) e dê um nome para a sua criação.

SUSE Studio - Imagem 1 do software

Depois disso, é preciso escolher os pacotes de softwares que vão fazer parte da sua distribuição. Ele traz algumas opções básicas (além das que já vêm com a base escolhida), mas você deve fazer o upload de packs no formato RPM se quiser qualquer opção extra. Nessa hora, é bom pensar no uso que você deseja fazer da distribuição criada, colocando tudo o que for preciso para isso.

O próximo passo é configurar a sua distribuição, atribuindo, por exemplo, uma logo e tela de fundo. Existem várias opções e é possível navegar por categorias, para personalizar tudo conforme a necesidade. Se você nunca fez esse tipo de processo, pode ser necessário ajuda externa, já que nem tudo é intuitivo para iniciantes.

SUSE Studio - Imagem 2 do software

Termine os ajustes e finalize a sua distribuição, que pode ser compartilhada nas redes sociais, por exemplo. Se você está aprendendo sobre o assunto ou se quer montar rapidamente um sistema novo completamente adaptado às suas necessidades, o SUSE Studio é uma ferramenta recomendada.

Nossa Opinião sobre o SUSE Studio

O SUSE Studio é uma ferramenta simples e extremamente rápida para criar uma distribuição Linux diretamente no seu navegador. Ele não é um recurso para quem nunca mexeu com esse tipo de criação, no entanto, já que é bem técnico. O ideal é que você tenha pelo menos uma boa base de conhecimento sobre esse sistema e como ele é construído.

Criar a distribuição, apesar de ser uma tarefa bem técnica, não é difícil. Os passos são bem simples e ele traz tudo bem explicadinho para quem sabe o que está fazendo. Dessa forma, o SUSE Studio é uma boa ferramenta para quem está aprendendo e quer criar a sua primeira distribuição Linux.

Não existem muitas opções de personalização visual, mas ele dá conta do básico. O foco é mesmo na usabilidade, sendo que aí sim você pode configurar todos os pacotes e recursos que quiser, para adaptar a sua distribuição exatamente para um uso específico. Mesmo assim, na hora que você escolhe a base do openSUSE, já dá pra saber como será o visual no final. 

Vale a pena?

O SUSE Studio é indicado para quem tem conhecimento básico ou intermediário em distribuições Linux e quer montar a sua própria sem precisar mexer em uma linha de código. Ele é simples e você só precisa seguir os passos.

No entanto, é preciso pelo menos que você entenda um pouco sobre o assunto, ou todo o processo será extremamente nebuloso. Se o que você quer é uma maneira gráfica de criar uma distribuição Linux, vale a pena testar este serviço online.

Prós & Contras

Prós

  • Criação gráfica de distribuições Linux
  • Processo simples para iniciantes
  • Totalmente gratuito e online

Contras

  • Pouca personalização visual

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o SUSE Studio

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação