Logo Tenorshare Partition Magic Ícone

Tenorshare Partition Magic

Versão 2.0.0.1 Grátis
2.15 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 12/06/2013 Tenorshare
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Crie partições ou gerencie os setores já existentes no seu computador por meio de uma interface gráfica

Tenorshare Partition Manager é um aplicativo que serve para você gerenciar as partições existentes no computador.

Além disso, ele também possibilita fazer a criação de novos setores ou editar (e até mesmo excluir) aqueles já existentes para otimizar o gerenciamento do espaço, por exemplo.

O programa pode ser uma boa ferramenta para quem tem partições montadas na máquina e gostaria de modificá-las, porém não possui o conhecimento necessário para fazê-lo. Aqui, tudo é feito por meio de interface gráfica e digitando os novos valores em campos editáveis, facilitando a tarefa mesmo para quem não tem experiência.

Organizando o espaço

As partições são um recurso útil para quando você quer separar o seu disco rígido em porções diferentes, como é o caso de pessoas que separam um espaço somente para o sistema operacional, por exemplo. O problema é que nem sempre é você quem cria o setor e, algumas vezes, ele não está de acordo com o que você gostaria.

Criando a partição

Assim, uma forma de resolver esse tipo de situação é instalando um gerenciador de partições como o Tenorshare Partition Manager. Com ele, você pode não só fazer operações envolvendo as partições já existentes como também criar setores novos e modificar completamente a organização do seu disco rígido.

Arrumando as partições

Após abrir o programa, você pode observar que, na sua tela central, ele mostra todas as unidades existentes no computador. Para criar uma partição dentro de qualquer um desses setores, escolha aquele no qual você deseja trabalhar na tela e clique em “Create”. Feito isso, uma nova tela é aberta para que você ajuste as configurações do novo item.

Ali, você pode definir se a partição será primária (ou não), alocar o espaço desejado para ela e escolher uma letra para representar essa unidade. Quando todos os dados estiverem corretamente preenchidos, você deve clicar no botão “Yes” para confirmar as alterações. Então, você pode confirmar a criação do novo setor, clicando em “Apply”, ou cancelar a operação, clicando em “Undo”.

Interface do programa

Da mesma forma, você pode visualizar as operações pendentes por meio do botão “View changes” para escolher aplicá-las ou cancelá-las conforme o desejado. Caso você já possua partições que deseje alterar, basta selecionar o setor em questão na tela e aplicar a função que melhor se enquadre às suas necessidades.

Estão disponíveis opções para formatar, excluir, mover e modificar o tamanho de uma partição. Todas as alternativas seguem um modelo de processo guiado, sendo necessário apenas seguir as instruções presentes na tela para completar as operações. Vale apenas lembrar que tais opções podem apagar completamente os dados de um setor, por isso sempre mantenha um backup dos seus dados antes de fazer alterações.

Nossa Opinião sobre o Tenorshare Partition Magic

Tenorshare Partition Manager é um bom aplicativo para quem possui partições no computador e precisa modificar as suas características ou até mesmo criar um novo setor. A principal vantagem do programa é que tudo pode ser feito por meio da sua interface gráfica, apenas digitando novos valores nos campos disponíveis na tela.

Dessa maneira, ele dispensa conhecimentos técnicos ou avançados para a criação de uma nova partição  ou redefinição do espaço. Porém, cabe sempre um cuidado básico antes de mexer com as unidades do disco rígido: fazer um backup completo de todos os documentos presentes no computador, pois o risco de perda de dados é grande.

Todas as operações feitas por meio do aplicativo são muito rápidas, tomando pouco mais do que um minuto. Isso pode variar um pouco conforme o tamanho do seu disco rígido e da partição que você deseja criar ou fazer alterações. Normalmente, será necessário reiniciar o seu computador após completar algum procedimento.

O ponto negativo do programa vai para a exibição dos espaços na tela. Ele divide o disco rígido em vários setores o que pode ser bem confuso para quem nunca utilizou um programa desse estilo. Talvez fosse mais interessante se ele mostrasse as unidades já criadas, o que evitaria a chance de acontecerem erros por falta de conhecimento técnico.

Ainda assim, tomando certo cuidado, é possível garantir que o processo seja simples e seguro. Se você precisa gerenciar os setores presentes no computador por meio de uma interface um pouco mais simples para o processo, vale a pena testar o Tenorshare Partition Manager.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso simples
  • Processos por meio de interface gráfica
  • Operações relativamente rápidas

Contras

  • Inteiramente em inglês
  • Sistema de exibição dos dados pode causar confusão

Avaliações sobre o Tenorshare Partition Magic

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação