Logo Teste Vocacional Ícone

Teste Vocacional

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 28/04/2016 Carlos Martins
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Qual profissão combina mais com você? Faça esse teste e descubra!

Se você não tem certeza sobre qual profissão é a melhor para você, esse teste pode ajudar: você responde uma série de questões com notas de 0 a 10 e ele calcula as suas habilidades.

Clique no botão "Clique aqui para começar o teste" e ele abre uma nova janela no seu navegador, trazendo todas as questões em uma lista. Não é preciso responder nada por texto, apenas com números.

O teste está todo em português e as questões são bem simples, sendo divididas em dois tipos: atividades que você gosta de fazer e habilidades que você possui. É preciso responder tudo, mesmo se você não se identificar com o que estiver escrito; nesse caso, marque um número baixo ou até mesmo zero.

Teste Vocacional - Imagem 1 do software

O Teste Vocacional traz os resultados em vários campos, sendo que ele mostra uma pontuação para cada categoria de carreira e você pode então ler mais sobre esses tipos de personalidade profissional. Uma tabela mostra as principais profissões e quais são os três grupos que mais se identificam com ela — analise todas as opções para chegar aos resultados no seu caso.

Nossa Opinião sobre o Teste Vocacional

Se você não tem muitas ideias de carreira, o Teste Vocacional pode ser uma boa forma de começar a descobrir o que fazer. No entanto, é preciso ficar de olho: ele é bem antigo e traz questões e resultados desatualizados, que já não conseguem refletir bem o mercado de trabalho atual. Ou seja, esse teste é apenas um guia geral, mas pode não ser o melhor para quem quer algo específico.

Profissões ligadas à culinária, por exemplo — como chef, barman ou mesmo barista —, são completamente ignoradas nesse teste, já que ele é muito mais focado em carreiras tradicionais e amplamente divulgadas. Ou seja, ele acaba sendo incompleto e não consegue mostrar alternativas para quem já conhece as principais profissões, mas quer outras opções.

Apesar desses problemas, o Teste Vocacional está em português e realmente traz um guia geral que pode ajuda pelo menos a delimitar a área que você deseja trabalhar. Depois disso, é preciso procurar fontes mais atualizadas ou mesmo um profissional que atua como consultor de carreira, já que essa escolha é importante e precisa ser muito bem pensada.

Para que um teste desse realmente chamasse a atenção, seria preciso que ele fosse reformulado para mostrar a realidade atual do mercado de trabalho. Segundo o site, esse questionário é de 1999 — muita coisa mudou em 17 anos, sendo que novas carreiras surgiram e várias funções foram substituídas por computadores e máquinas.

 

Prós & Contras

Prós

  • Em português
  • Traz uma boa quantidade de questões
  • Traz explicações dos grupos profissionais

Contras

  • Muito desatualizado

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Teste Vocacional

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação