Logo VirtualBox Ícone

VirtualBox

Versão 5.2.22.126460 Grátis
106.45 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 18/10/2021 innotek GmbH
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+247 Avaliações
  • Foto de julio cesar
    julio cesar 15 de agosto de 2015 - 23:00
    10
    Nota Excelente!
    Passei o final de semana testando essas VM e a unica que presta de verdade é o virtualbox, a ampla configuração do programa é excelente ainda mais que se pode colocar a VM para rodar como serviço sem precisar nem mesmo abrir o programa e colocar para rodar, somente ligando o servidor host a VM já entra no ar. As configurações de rede do virtualbox são excelentes e realmente funcionam. Estão de parabéns ainda mais sendo FREEEEEEEE. PARABÉNS VIRTUALBOX
  • Foto de marcos
    marcos 27 de dezembro de 2011 - 04:35
    2
    Nota Ruim!
    Bm estalei ele beleza,depois fui colocar um SO windows7 64bits e adivinha,tava estalando e do nada meu monitor começo a desligar sosinho,primero achei que fosse os cabos desconectei e reconectei novamente fui estalar de novo o SO e logo aconteceu a mesma coisa então procurei por todos os tipos de problemas,queria sabe porque o monitor estava desligando ea cpu não,procurei em foruns e tinha varias possibilidades mas nenhuma se encaixa emtão resolvi desentala o VB,pois não apareceu mais o problema não sei explica porque tava acontecendo isso pois nas outras versões nunca deu nada errado sei la muinto estranho!

Descrição

Equipe Baixaki
Use o VirtualBox para abrir um sistema operacional dentro do outro de maneira simples

O que é

O VirtualBox é nada mais que um sistema da Oracle que oferece a você a possibilidade de criar máquinas virtuais de outros sistemas operacionais dentro do seu próprio computador de maneira muito simples e prática.

Assim, você consegue combinar os sistemas Mac, Windows e Linux e colocá-los um dentro do outro, como um Linux dentro do Mac ou o Windows dentro do Linux e até mesmo todos eles em um único computador.

O programa te dá a possibilidade de rodar esses sistemas separadamente no seu computador ou até mesmo todas as máquinas virtuais simultaneamente, caso o seu dispositivo consiga suportar todos.

Para te ajudar a entender mais sobre como instalar e como utilizar o VirtualBox, criando suas máquinas virtuais, separamos a seguir o guia completo. Confira!

Como baixar e instalar

O processo para baixar o VirtualBox é bem simples, você deve apenas fazer o download do aplicativo e aguardar alguns segundos até que todos os arquivos estejam completos, o que não leva muito tempo, já que ele é bem leve.

O aplicativo, a partir do momento em que você faz o download, já está pronto para a instalação e você não precisa realizar nenhum processo, apenas clicar duas vezes sobre ele e começar a instalar.

Você pode seguir a instalação do VirtualBox seguindo as orientações do próprio aplicativo, já que não é necessário alterar nenhum parâmetro das configurações sugeridas durante o processo.

Assim, após a finalização, você já terá o atalho do aplicativo na sua área de trabalho pronto para você começar a criar as suas máquinas virtuais.

Como usar

Para começar a criar as suas máquinas virtuais dentro do seu próprio computador, o primeiro passo é abrir o VirtualBox e, na tela inicial, clicar na opção “novo” no canto superior do aplicativo.

Tela inicial do virtualbox 

Após isso, irá aparecer uma tela para você começar a configurar a sua máquina virtual e você deve, primeiramente, criar um nome para ela, que irá aparecer na lista da tela inicial do aplicativo.

Em seguida, na opção “tipo”, você deve escolher qual o sistema operacional da sua máquina virtual, podendo ser Mac, Windows ou Linux e também qual a versão do sistema que você deseja na sua máquina.

Tela de configuração do virtualbox  Youtube (Fonte: Youtube/Reprodução)

Caso você queira uma opção diferente das que estão disponíveis, você consegue selecionar “others” para alguns itens fora dessa lista.

Feito isso, irá aparecer uma tela para você selecionar a quantidade de memória RAM destinada à sua máquina virtual, com uma barra que terá duas cores, verde e vermelho.

Assim, você deve selecionar quanto de RAM você quer na sua máquina, sendo indicado sempre ficar na barra verde para um melhor desempenho.

Por fim, você vai clicar em “criar novo disco rígido agora” e seguir as instruções, sem alterar nenhum parâmetro durante o processo.

Antes de começar a utilizá-la, você deve apenas ir na tela inicial, clicar sobre a máquina e selecionar a opção “iniciar” para então ter a opção de selecionar a imagem do sistema operacional que você vai utilizar.

Dessa forma, você já está com a sua máquina virtual criada e pronta para uso, basta apenas começar a utilizá-la!

 

Memória e espaço em disco

Uma configuração que influencia diretamente no desempenho do sistema operacional rodado a partir do VirtualBox é a quantidade de memória RAM reservado a ele. Durante a criação da máquina virtual, você pode escolher um valor para isso, sendo que desde a versão 4.0 desse software, ele não apresenta limitações nesse sentido.

Tela de memória do virtualbox

Além disso, para usar o VirtualBox, é preciso criar um disco rígido virtual que armazena os dados do sistema. A versão 5.0 traz vários tipos de disco virtual, como VDI, VMDK, VHD e outros. Quando você configura um novo é possível definir seu tamanho como expansível, ou seja, vai crescendo conforme o necessário.

Se você não souber como usar o VirtualBox, pode ver este tutorial para entender exatamente como ele funciona. Este passo a passo é voltado para instalar o Windows 10, mas você pode usar os mesmos passos e só escolher uma imagem de sistema diferente.

Nossa Opinião sobre o VirtualBox

O VirtualBox 5.0 é uma das formas mais simples de criar uma máquina virtual para emular um sistema operacional completo dentro de outro. Com ele, é possível rodar o OS X no Windows, por exemplo, de uma forma tão prática que qualquer pessoa pode fazer, mesmo sem ter um vasto conhecimento no tema.

Tudo o que você precisa é de uma imagem ISO do sistema desejado ou um disco físico de boot. Ele é bem simples de ser configurado para a criação de máquinas virtuais, sendo que não é necessário nem fazer os ajustes mais avançados se você não quiser. Quem não souber como usar o VirtualBox pode ler este tutorial, que ensina a fazer isso com um passo a passo detalhado.

Novidades da versão 5.0

Se você já usava o VirtualBox em versões anteriores, vai notar uma grande melhoria no desempenho e no uso dos recursos do computador. Ou seja, ele não deve deixar o seu PC tão lento, mas isso varia bastante de máquina para máquina.

Outra novidade que merece destaque é a possibilidade de redimensionar os discos virtuais, qua já existia na versão 4, mas ganhou algumas melhorias. Por exemplo, não é mais preciso pacotes de expansão para que isso funcione: basta selecionar a sua opção preferida! O uso da memória também foi melhorado, sendo possível aproveitar toda a capacidade da sua máquina.

Uma melhoria aguardada e que finalmente chegou é o suporte a portas USB 3.0, que faz com que você possa aproveitar ao máximo o hardware do PC. Além disso, ele é compatível com qualquer sistema operacional, mesmo os mais recentes como o Windows 10 e o Mac OS X El Capitan.

Vale a pena?

O VirtualBox é um aplicativo fácil de usar. Não é preciso ser um expert em informática para criar uma nova máquina virtual; você pode precisar, no máximo, de um tutorial passo a passo, mas ele não traz configurações complexas demais e nem coloca em risco a segurança do seu computador.

Apesar de ser preciso usar um disco de boot físico ou uma imagem ISO, recursos que podem ser pagos, o VirtualBox é completamente gratuito. Ou seja, vale a pena fazer um teste neste aplicativo e ver todos os seus recursos de perto.

Prós & Contras

Prós

  • Qualquer pessoa pode usar
  • Compatibilidade com USB 3.0
  • Configurações avançadas para criação de máquinas virtuais
  • Suporte a qualquer sistema operacional

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o VirtualBox

+247 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação