Logo WinToUSB Ícone

WinToUSB

Versão 3.9 Grátis
4.67 MB
Funciona em: Windows
Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 09/04/2018 EasyUEFI
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Ciriaco
Crie um pendrive de boot do Windows a partir de um DVD, ISO ou clonando a versão do seu PC

WinToUSB é um aplicativo que serve para você criar um pendrive de boot com o sistema do Windows To Go ou um arquivo de instalação normal.

Dessa maneira, caso a sua máquina esteja com problemas para iniciar será possível reinstalar o sistema ou tentar corrigir o erro de uma forma mais simples.

Da mesma forma, ele também pode ser muito útil para o caso de você não possuir um drive de DVD na máquina na qual o sistema será instalado ou o dispositivo esteja com problemas. Vale apenas reforçar que, para usar o aplicativo, é preciso ter uma cópia do Windows em um DVD ou no formato ISO montada na sua máquina.

Entretanto, se você for empregar o método Windows To Go, o clone será montado a partir do sistema instalado no seu computador.

Itens necessários

Antes de você iniciar os procedimentos por meio do programa, tenha em mente que será necessário utilizar um pendrive ou um dispositivo de armazenamento flash com no mínimo 8 GB ou 32 GB para a versão Windows To Go. Além disso, é essencial lembrar que o processo apaga completamente os dados existentes no aparelho.

Escolhendo o sistema

Por isso, o ideal é utilizar um dispositivo que já esteja vazio ou fazer uma cópia dos dados para não perdê-los. Outro ponto importante é que será necessário ter o sistema operacional em DVD ou no formato ISO para criar um pendrive com a instalação normal do SO. O programa é compatível com o Windows 7, 8 e 8.1.

Montando o pendrive

Se você não conhece o sistema Windows To Go, ele foi introduzido pela Microsoft a partir do Windows 8 e serve como um “espaço com o sistema operacional” que pode ser usado a partir de um pendrive. O WinToUSB traz tanto esse método de montagem quanto a instalação tradicional, permitindo que você escolha o tipo desejado conforme as suas necessidades.

Montando imagem para Windows To Go

A interface do programa é bem simples e minimalista, operando a partir de uma única janela. Da mesma forma, o programa não traz menus ou opções avançadas, exibindo todas as suas funções na própria tela. O uso do programa é bem simples, sendo necessário, inicialmente, escolher a fonte a ser utilizada.

O primeiro botão corresponde a uma imagem ISO, enquanto o segundo permite escolher o drive no qual se encontra o DVD do Windows. O último traz a opção para você pode clonar o seu sistema e criar um pendrive com o Windows To Go. Nas duas primeiras alternativas, depois de selecionar o SO, você deve indicar em qual pendrive ele deve ser copiado.

Escolhendo o pendrive

Na terceira opção, o programa gera uma imagem WinPE para completar a tarefa. Posteriormente, basta seguir os passos indicados na tela para concluir a operação e, conforme a opção escolhida, pode ser necessário reiniciar o computador para concluir o procedimento. Então, basta aguardar o término, que pode levar vários minutos.

Nossa Opinião sobre o WinToUSB

WinToUSB é uma ótima ferramenta para você manter um arquivo de instalação do Windows sempre à mão. Ele conta com três métodos de funcionamento e permite montar uma versão do processo completo ou empregar o sistema WindowsToGo, sendo flexível o suficiente para o uso em vários cenários.

Por isso, o programa pode ser útil não somente para quando você precisa executar o processo completo por manutenção ou para trocar a versão do sistema, mas, também, para aqueles casos nos quais o seu computador não consegue fazer o boot do SO. A aplicação conta com uma interface bem simples e voltada para a funcionalidade, exibindo todas as opções diretamente na tela.

Dessa maneira, ele pode ser de uso descomplicado mesmo para quem não possui muita experiência, pois não traz menus ocultos ou alternativas avançadas. O processo em si também é bem simples, sendo realizado de maneira guiada e em etapas. Basicamente, tudo o que a pessoa precisa fazer é escolher alternativas nas caixas de seleção ou nas opções presentes na tela.

Ainda assim, é bom ter certa atenção com relação ao que é escolhido, especialmente no que diz respeito à formatação do seu pendrive. O aplicativo é extremamente leve e você pode utilizar o computador normalmente enquanto ele realiza a operação sem a máquina ficar lenta ou enfrentar travamentos.

Porém, tenha em mente que pode ser necessário reiniciar o computador antes de começar a cópia do sistema. O procedimento de montagem do pendrive em si é um pouco demorado e pode tomar um bom tempo para ser concluído. O aplicativo é compatível com o Windows 7, 8 e 8.1.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso intuitivo
  • Três métodos de montagem
  • Procedimento guiado

Contras

  • Inteiramente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o WinToUSB

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação