Logo XCOM: Enemy Unknown Ícone

XCOM: Enemy Unknown

Grátis
5.19 GB
Funciona em: Windows
Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 11/09/2015 Firaxis
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Fernando Daquino
É hora de chumbo grosso Continue a guerra contra os aliens invasores e salve a humanidade da aniquilação

Free Weekend no Steam: instale o cliente do Steam na sua máquina e jogue de graça até domingo.

XCOM foi uma franquia lançada pela MicroProse em 1993, sendo composta basicamente por jogos de estratégia.

O último título da série havia sido anunciado em 2001, mas agora a Firaxis resolveu voltar ao passado e revelar o XCOM: Enemy Unknown, que pode ser considerado uma releitura dos primórdios da franquia.

Neste novo lançamento, o game volta às suas origens em praticamente todos os aspectos, adotando um sistema de combates em estratégia no qual os jogadores controlam toda uma equipe por uma câmera em terceira pessoa.

Contudo, este game não é mais um mero remake. XCOM: Enemy Unknown coloca você no controle de esquadrões de soldados de uma organização governamental especial que tentam impedir uma invasão alienígena.

Além disso, obviamente, o jogo recebeu enormes melhorias gráficas, cenários reformulados, jogabilidade mais agradável e muito mais. Confira no vídeo acima um pouco do que espera por você em XCOM: Enemy Unknown.

Requisito

Para baixar o XCOM: Enemy Unknown, é necessário utilizar o Steam. Caso você não saiba como proceder, clique aqui e confira um tutorial com o processo a ser realizado.

Os alienígenas atacam novamente

A narrativa do XCOM: Enemy Unknown se desenrola em 2015, quando espaçonaves pousam na Terra e revelam alienígenas com inteligência, tecnologia e armamentos superiores que desejam dominar o nosso planeta. Para isso, os invasores iniciam uma destruição em massa e começam a abduzir pessoas.

É hora de mandar chumbo grosso!

Com uma horda de inimigos tão poderosa ameaçando a humanidade, o conselho dos países mais poderosos e influentes do mundo resolve reativar a unidade militar secreta denominada XCOM – a qual passou algumas décadas “encostada”.

É nesse cenário que você entra no jogo, assumindo o posto de comandante geral desse seleto grupo de soldados altamente treinados e munidos de um arsenal pesado, suficiente para encarar qualquer ET. Entre as armas disponíveis, você encontra pistolas, metralhadoras, rifles, granadas, bombas e muito mais. Tal armamento é garantia que muita ação, tiroteios e adrenalina vão rolar durante a sua jogatina.

Por um esquadrão cada vez mais forte

Em XCOM: Enemy Unknown, diferente dos títulos anteriores da série, você tem um número reduzido de unidades para comandar, o que faz com que toda a estratégia que você planeje usar mude constantemente. Geralmente, as missões lideradas por você permitem que apenas quatro soldados sejam enviados para o campo de batalha.

Esquadrão de elite para combater os aliens.

Para compensar essa limitação das tropas, o game passou a contar com um sistema de evolução dos soldados. Isso significa que você pode treinar os guerreiros pertencentes à sua unidade militar, desenvolvendo ou aprimorando as habilidades de cada um deles.

Dessa forma, é possível montar um esquadrão equilibrado o suficiente para fazer frente à ameaça alienígena tranquilamente. Assim, por exemplo, soldados da classe “sniper” poderão seguir o seu caminho natural, no qual eles são combatentes isolados e prontos para eliminar alvos à distância, mas também poderão ser treinados para serem extremamente letais quando próximos dos inimigos usando apenas uma pistola.

Esse tipo de treinamento deve resultar numa mistura explosiva de soldados, e não será absurdo ver classes como a dos médicos derrotando inimigos poderosos como se elas fossem um soldado com metralhadora pesada. Também existem unidades especiais que utilizam tecnologia alienígena, em forma de armaduras, armas e poderes psíquicos.

Mostre que você é o melhor estrategista de guerra.

Mesmo assim, você deve esperar por baixas frequentes na sua equipe — o que, pelo número reduzido de unidades, pode alterar completamente a forma como você deverá se comportar para poder completar a missão. Em alguns casos, a morte de um soldado é necessária para que o objetivo principal seja alcançado.

Base de comando interativa

Outra novidade bacana do XCOM: Enemy Unknown é que a base de comando passou a ser interativa. Neste título, você tem uma visão geral de todo o quartel general da sua unidade militar, podendo enxergar vários detalhes da convivência de seus soldados.

Acompanhe o desenvolvimento dos seus soldados.

Chamada pelos desenvolvedores de “Ant Farm” (“Fazenda de Formigas”, em português), ali eles estão na maior parte do tempo ocupados com várias atividades – como treinamentos, recebendo tratamentos para se recuperar de ferimentos em combate, trabalhando em novas tecnologias com base nos artefatos alienígenas coletados e muito mais.

Além disso, você recebe uma verba mensal a ser aplicada em armas e suprimentos e, caso este dinheiro não seja suficiente, você é capaz de vender tecnologia extraterrestre no mercado negro. Tudo isso para que os seus soldados estejam preparados para vencer essa guerra.

 

Nossa Opinião sobre o XCOM: Enemy Unknown

Sem dúvida, XCOM: Enemy Unknown é muito mais do que um simples “reboot” da franquia, apresentando inúmeras e perceptíveis melhorias. A parte gráfica do jogo não é primorosa, mas conta com imagens em ótima resolução, texturas bem modeladas, cenários com grande riqueza de detalhes e esporádicas presenças de falhas, como linhas serrilhadas e efeito blur.

Os efeitos sonoros também merecem destaque. A reprodução dos barulhos, com uma excelente representação de graves, é bem fiel. Dessa forma, os ruídos dos tiroteios e explosões e os gritos de agonia dos aliens e parceiros de combate proporcionam uma ótima ambientação.

Além disso, o enredo do título é bastante envolvente, possui uma boa introdução e, o que é melhor ainda, um avanço de acordo com o seu progresso de jogo – o qual conta com belíssimas animações. Aqui, caberiam e seriam muito bem-vindas legendas em outros idiomas além do inglês.

Por ser um game basicamente de estratégia, os comandos dele são feitos quase que totalmente pelo mouse. Assim, até mesmo jogadores de diferentes idades e níveis de experiência podem curtir a jogatina em XCOM: Enemy Unknown da mesma maneira. A resposta aos comandos é impecável e ajuda a promover uma jogabilidade descomplicada.

Tanto o sistema de combate como o mecanismo de aprimoramento das habilidades dos soldados mostraram um desempenho agradável e que incentiva você a jogá-lo cada vez mais. Em contrapartida, a limitação de apenas quatro soldados para cada missão é algo que nos frustrou, pois inibe a realização de confrontos em grande escala – nos quais a ação é intensificada e, consequentemente, a adrenalina da jogatina também.

Prós & Contras

Prós

  • Gráficos de boa qualidade
  • Efeitos sonoros muito imersivos
  • Jogabilidade descomplicada
  • Sistema de combate e aprimoramento agradável
  • Enredo envolvente

Contras

  • As tropas poderiam ser maiores

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o XCOM: Enemy Unknown

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação