Logo YUMI Ícone

YUMI Versão 2.0.6.1 Grátis

1.25 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em: 04/12/2018 Pen Drive Linux
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+49 Avaliações
  • Foto de Marcio Rogerio
    Marcio Rogerio 6 de dezembro de 2016 - 11:01
    10
    Nota Excelente!
    Aplicativo que cumpre o que promete, apenas na hora de colocar várias instalações windows, tem que colocar o 1º selecionando na lista e os demais na opção GRUB, ja que quando vc seleciona na lista, ele descompacta direto no pendrive, então não da para descompactar vários no mesmo local, por isso a opção GRUB, ele copia a isso para uma pasta separada e inicia a instalação de lá. Melhor programa para fazer multboot. No meu hd externo tenho o windows 10 64, o linux, hiren boot, winxp e windows 7 bootavel.
  • Foto de Ailso
    Ailso 29 de julho de 2014 - 11:56
    2
    Nota Ruim!
    A proposta do programa é dar a opção de inserir mais de 1 instalador de sistema operacional, mas ele não cumpre isso. tentei colocar no mesmo pendrive (de 8GB) o windows 8.1 32bits, o 64bits e o XP. Ele até instala no pendrive esses OS, mas na hora de dar o boot no pc que quero formatar o instalador não funciona. Fica travado numa tela preta com o símbolo do windows. Tentei várias vezes de formas diferentes: reinstalando os OS no pendrive (se fosse erro nisso) mudando ordem de instalação, etc..., mas não deu certo. Obs: Setup com boot pelo pendrive "enable". No meu pc eu preciso apertar ESC para bootar pelo pendrive.

Descrição

Elaine Martins
Crie pendrives bootáveis com diversas opções de sistemas operacionais e outras ferramentas

YUMI é uma aplicação bastante útil para quem trabalhar com manutenção de computadores ou simplesmente tem curiosidade em conhecer outros sistemas operacionais.

Trata-se de um criador de pendrive bootável. O que destaca este aplicativo é que você pode adicionar diversas distribuições e SOs para depois escolher qual deseja executar.

Para que isso seja possível, o YUMI oferece um menu de opções na hora do boot. Assim você pode escolher rapidamente qual sistema operacional deseja instalar através do pendrive. A aplicação traz mais uma facilidade, que é o download automático das imagens ISO dos SOs a serem adicionados ao dispositivo.

IMPORTANTE: os desenvolvedores do YUMI afirmam, no site oficial, que a versão 2.0.0.7 não realiza boot de ISO do Windows Vista/7/8. Além disso, eles ressaltam que estão corrigindo esse o problema do erro ao tentar fazer o boot. Se você quer fazer um pendrive bootável do Windows Vista/7/8, recomenda-se usar a versão anterior da ferramenta - clique aqui.

YUMI - Imagem 1 do software

Sem instalação

O legal do YUMI é que ele não precisa ser instalado para que você possa utilizar os recursos oferecidos. Depois que o download do arquivo finalizar, basta clicar duas vezes sobre o executável baixado, ler e aceitar os termos do contrato que é exibido.

O próximo passo é criar um pendrive bootável repleto de ferramentas e sistemas operacionais. A vantagem de não precisar instalar o YUMI é que você pode utilizá-lo em qualquer computador, mesmo que a máquina seja bloqueada para a adição de aplicativos.

Pendrive bootável

O primeiro passo na utilização YUMI é escolher o drive no qual os arquivos deverão ser instalados; tarefa que pode ser realizada em “Step 1: Select the drive letter of your USB device”. É preciso ter bastante cuidado para não escolher o drive errado e acabar apagando os dados de outro pendrive ou mesmo de um HD.

YUMI - Imagem 2 do software

Mais à direita da tela, você encontra a opção “Format X:\ Drive”, a qual, se marcada, faz com que o pendrive seja formatado antes que os arquivos sejam transferidos para ele. O segundo passo é escolher quais sistemas operacionais e ferramentas serão inseridas.

A lista de opções é bem grande, trazendo todas as principais distribuições do Linux (Ubuntu, Fedora, Xubuntu, OpenSUSE e outras) em versões variadas e diversas ferramentas para criação de partições, antivírus e cópia de discos rígidos. Tudo isso está muito bem organizado em categorias distintas, o que facilita na hora de encontrar o que você deseja.

YUMI - Imagem 3 do software

Para que os arquivos dos sistemas sejam colocados no pendrive, é preciso ter a imagem ISO deles no computador. Caso você não as tenha, basta marcar a opção “Download the iso” que o aplicativo baixa automaticamente as imagens. Para finalizar, clique em “Create” e aguarde até todo o processo ser finalizado.

Agora é só reiniciar o computador e fazer o boot da máquina pelo pendrive. Um menu bem simples e didático será mostrado, pelo qual você terá acesso a todas as ferramentas instaladas.

Nossa Opinião sobre o YUMI

YUMI é, sem dúvida, uma ótima ferramenta quando o assunto é a criação de pendrives bootáveis. Não há segredo algum na utilização do aplicativo, mas é preciso ficar atento para não escolher o drive errado e acabar apagando dados importantes.

A aplicação não possui tradução para o português, o que pode trazer um pouco de dúvida às pessoas que não estão acostumadas a usar esse tipo de ferramenta. Porém, bastam alguns minutos mexendo na interface para que tudo fique mais claro.

O legal do YUMI é que ele pode ser executado em qualquer máquina sem problemas, pois além de ocupar pouco espaço em disco, a ferramenta não precisa ser instalada para que os recursos fiquem disponíveis.

Uma característica que chama bastante a atenção no aplicativo é a rapidez com o pendrive é montado e os arquivos são copiados. Apenas alguns minutos são suficientes para que cada sistema operacional seja inserido à lista de opções do aplicativo.

Prós & Contras

Prós

  • Ocupa pouco espaço em disco
  • Não precisa ser instalada
  • Cria pendrives bootáveis rapidamente

Contras

  • Não possui tradução para o português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o YUMI

+49 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação