Logo Grub Customizer Ícone

Grub Customizer

Versão 3.0.4 Grátis
385 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 30/10/2013 Daniel Richter
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+3 Avaliações
  • Foto de moisaant
    moisaant 6 de janeiro de 2012 - 12:59
    10
    Nota Excelente!
    Bom antes de eu saber o basico do basico do basico no ubunto como eu sei agora o meu colega instalou pra mim o burg sendo que eu não tenho mais e eu queria saber se esse arquivo ai precisa compilar ou é .deb? porque eu não sei compilar :(

Descrição

Ana Paula Pereira
Acha que a tela preta do Grub perdeu a graça? Mude a cor e o plano de fundo com este programa

O Grub Customizer é um programa para quem quer modificar a aparência da tela do Grub.

O Grub é um dos melhores gerenciadores de boot para quem instala o Linux em dual boot e com este programa você pode deixá-lo com as cores ou imagens que mais agradarem ao seu gosto pessoal em vez de ter que utilizar o fundo “preto com letras brancas” padrão.

Como o programa funciona

Ao abrir o aplicativo, ele mostra os painéis de inicialização de sua instalação do Linux que estão ativos no computador. Para você modificar a aparência do Grub, é preciso abrir as configurações do programa, o que é feito por meio do botão “Preferences”. A tela de preferências é dividida em três categorias.

Na primeira delas, “General”, você pode alterar as funções relacionadas com a visibilidade do menu do Grub, tempo máximo para procurar os outros sistemas operacionais instalados, parâmetros do Kernel, entre outras. Tenha certo cuidado ao modificar alguma destas opções, pois elas podem causar efeitos indesejados caso você não tenha certeza do que está fazendo.

O segundo grupo, presente na aba “Appearance”, está encarregado exatamente de modificar a aparência do Grub. Ali, você pode (embora não seja recomendado) alterar a resolução-padrão da tela. Além disso, você pode mudar a cor da fonte e do plano de fundo. Nos dois casos, há alternativas para o modo “normal” e para quando houver destaque.

Interface do programa

Para efetuar as mudanças, basta escolher as cores desejadas nas caixas de seleção presentes em cada uma das alternativas. Logo abaixo, há uma alternativa para modificar a imagem de fundo. Para que as modificações de cor funcionem, é preciso alterar o fundo também, então você deve necessariamente escolher uma figura para tal.

A última aba, “Advanced”, serve para ativar ou desabilitar funções do Grub e só é recomendado trocar alguma configuração se você tiver certeza absoluta do que está fazendo.

Nossa Opinião sobre o Grub Customizer

O Grub Customizer pode ser interessante para quem sempre quis modificar a cor ou outros aspectos do menu do Grub. O programa é de simples operação, contando com um menu bem dividido e as funções colocadas de maneira organizada, o que permite que mesmo usuários iniciantes não tenham maiores dificuldades para usá-lo.

Ele funciona da maneira adequada, sem erros, travamentos ou interferência no boot ou desempenho dos sistemas operacionais instalados. Vale reforçar, entretanto, que algumas das alterações possíveis podem trazer problemas. Por isso, se você pretende modificar mais do que a aparência, é bom ter certo conhecimento do que é alterado para não ter problemas futuros.

Prós & Contras

Prós

  • Uso simples
  • Interface amigável

Contras

  • Funções adicionais requerem certo conhecimento para alteração

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Grub Customizer

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação