Logo Mcabber Ícone

Mcabber

Versão 0.10.2 Grátis
590 KB
Funciona em: Linux
Console
Atualizado em : 05/12/2012 Mikael BERTHE
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Cliente para Jabber cuja interface é totalmente em modo texto

Mcabber é basicamente um cliente para o protocolo Jabber, que não possui interface gráfica. Ou seja, este programa roda sobre o modo texto puro ou então sobre algum terminal de sistema, como o Konsole, Xterm, Gnome-Terminal, etc.

Interface Modo texto


A interface do programa é bem simples, dividida em três sessões principais. Na primeira delas, é exibido o Status atual dos contatos, na segunda a janela de conversação e a terceira se refere à caixa de digitação de texto.

Público alvo do programa

Por funcionar somente em modo texto, o público alvo de Mcabber é destinado para usuários avançados em Linux, os quais já possuem conhecimento em ferramentas em modo gráfico. Para os demais usuários, existem outros clientes Jabber mais adequados, como o Spark.

Protocolo Jabber


Para quem não conhece, Jabber é um protocolo de rede utilizado para a troca de mensagens instantâneas, como o MSN ou o Skype. Seu principal uso é adotado em empresas e ambientes corporativos, possuindo aproximadamente dez milhões de usuários ao redor do mundo.

Procedimentos de Instalação

Para os que possuem a distribuição Ubuntu instalada em seus computadores, é possível instalar Mcabber por meio de um duplo-clique, após efetuar o download do pacote DEB. Já no caso das outras distros, é necessário baixar o pacote .TAR.GZ, descompactando-o no local de sua preferência. Na pasta resultante, abra um terminal de sistema (como o Konsole, Xterm) e digite os seguintes comandos:

$ ./configure
$ make
$ make install

Nossa Opinião sobre o Mcabber


Mcabber é um programa que funciona em modo texto, portanto, de difícilutilização para usuários comuns. Sua interface apesar de bemorganizada, irá assustar quem não está acostumado com o Terminal. Nóssomente recomendamos o aplicativo a usuários experientes

Portanto, caso você não possua familiaridade com o terminal, recomendamos o Spark, cliente para Jabber totalmente gráfico.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Mcabber

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação