Logo iWork 09 Ícone

iWork 09

Versão TRIAL Grátis para testar
451 KB
Funciona em: Mac
OS X
Adicionado em : 26/11/2013 Apple Inc.
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Bruna Rasmussen
Design e eficiência A versão 2009 do iWork bota pra quebrar e mostra que tem muito potencial

O Mac World de 2009 foi um pouco diferente e todos os outros, embora não menos esperado e comentado.

Apesar dos problemas de saúde de Steve Jobs, que foi substituído por Phil Schiller na apresentação oficial da Apple, o evento seguiu com vários lançamentos interessantes.



Entre eles, o iWork 09, suíte de aplicativos da Apple que sofreu diversas modificações e agora, com recursos inovadores e muito mais interatividade, conseguiu potencial suficiente para bater de frente com o Microsoft Office:mac, principal concorrente.


Todos os Applemaníacos, apesar de inconformados com a ausência do ícone Steve Jobs, já esperavam pela anual atualização do iWork. Sem desapontar, Schiller apresentou ao mundo uma suíte fantástica com atualizações pra lá de impressionantes.

A poderosa suite da Apple!

Pages

Como concorrente do mundialmente famoso MS Word, o Pages sempre foi considerado a ovelha negra do iWork. Com constantes problemas e recursos falhos, o Pages enfim mostrou o que tem a ofercer.



Mais design e ferramentas.Diferente de um editor de textos comum, o programa é um criador de documentos visualmente oritentado, ou seja, um criador de newsletter. Sim, ele funciona como um editor de textos comum, sendo, nele, possível digitar relatórios e editar documentos.


No entanto, ele oferece recursos mais que suficientes para criar produções visuais poderosas e replete de recursos.

Concentração e interatividade!

No novo Pages 09, o usuário tem uma nova opção de visualização em tela cheia, função presente em vários processadores gratuitos de texto que fazia grande falta no Pages. Ideal para escritores, blogueiros ou pessoas com dificuldade de concentração.

Aliás, convenha que não é fácil se concentrar em um texto quando há dezenas de janelinhas e mensagens de email poluindo a tela do Mac!

Uma das reclamações sobre o modo de tela cheia, é que o plano de fundo possui a cor preta (o que não é possível alterar). Como todos sabem – e a Apple também deveria saber! – é que o contraste do plano de fundo preto com a tela branca do documento é um contraste um tanto quanto incômodo.

Layouts para a criacao de newsletters.

Agora, pode-se integrar gráficos e folhas de cálculo do Numbers e, o melhor: a sincronização destes dados pode ser feita de forma automática. Ou seja, o usuário cria uma folha de cálculo no Numbers, insere no Pages e, cada vez que essa folha for atualizada no Numbers, os dados alteram-se automaticamente no Pages. Fantástico, não?



iWork.com


Compartilhe seus arquivos com facilidade.Apesar de tudo isso, a grande novidade do Pages 09 é o serviço iWork.com, que permite compartilhar na rede documentos de vários formatos. É possível adiconar notas e comentários aos trabalhos de outros usuários e exportar os arquivos em diversos formatos. É a interatividade Apple tomando conta da web!

Com total capacidade de importar e exportar documentos também do MS Word, o Pages enfim mostrou seu verdadeiro potencial e está pronto para conquistar o espaço no HD dos usuários.


Numbers

Números, tabelas e gráficos. Quem disse que o Mac era só design? O Numbers é o aplicativo da suíte iWork que faz cálculos, cria gráficos e muito mais. Enfim, ele funciona como o MS Excel, mas, obviamente, sem deixar de lado o design, integração e o charme de todo aplicativo Apple.

Layouts para uma apresentacao sofisticada!

O aplicativo, que ganhou bastante atenção em atualizações passadas, acabou não sofrendo grandes mudanças. Contudo, para aqueles que reclamavam da maneira com a qual as fórmulas eram mostradas no programa, Schiller apresentou uma solução bastante interessante.



São mais de duzentas fórumulas para que o usuário arraste e solte nas planilhas da maneira que desejar. Inserir fórmulas, no Numbers, virou brincadeira de criança. O novo editor oferece fórmulas organizadas dentro de uma lista, em que você pode ter nomes em vez das usuais referências alfanuméricas. Basta um olhar rápido para entender a função de cada fórmula.

Tabela atualizada com formulas.

Vale ressaltar que a integração do editor de planilhas com os outros dois aplicativos da suíte resultam em um importante avanço para a comunidade Mac que agora pode visualizar cada aplicativo como uma ferramenta que, juntas, se completam e oferecem toda a funcionalidade de que o usuário precisa.



Congelamento de colunas



Colunas fixas para melhorar sua produtividade.Esta é uma novidade que só pode ser apreciada quando as colunas de uma tabela são tão numerosas ou largas que é necessário utilizar a barra de rolagem para conseguir visualizar todas as informações.


Mas quem gosta de ficar movendo a barra de rolagem a toda hora para visualizar as informações? Com esta nova função, o usuário pode congelar uma determinada coluna, sendo possível mover a tabela como desejar, sem perder esta coluna de vista.



Categorias de tabelas

Com a função de categorias de tabelas, o usuário tem as informações de suas colunas automaticamente agrupadas, conforme seus valores. Categorias personalizaveis.

Basta selecionar uma coluna a qual você deseje agrupar e selecionar, no menu, o botão Categorizar coluna. É possível ainda criar subcategorias e novas colunas, mantendo sua planilha bem organizada.



Sem se esquecer do design...

Como padrão da Apple o design não pode ser deixado de lado nem mesmo quando o assunto é números, a atualização 09, traz dezenas de novos layouts e tipos de quadros e gráficos.



O Numbers oferece ferramentas poderosas que, além de realizar os cálculos e gráficos, proporcionam um ambiente gráfico sofisticado e pronto para que você apresente suas tabelas e folhas de cálculos com o visual e classe Apple.

iWork.com

Como planilhas são arquivos que são, geralmente, alterados e utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo, seu uso no iWork.com na versão beta é precário, uma vez que não permite alterações na planilha, mas só a adição de comentários e anotações.

Espera-se que, na versão final do sistema, a edição de documentos seja possível, uma vez que isso facilitaria bastante o trabalho em grupo.

Keynote

O Keynote, uma ferramenta para criação e apresentação de slides, acaba sendo o carro chefe da fantática suíte de aplicativos da Apple. Ela é também o exemplo clássico de como melhorar e inserir ferramentas sem modificar radicalmente sua interface.

Funcionalidades sem mudar a interface.

Movimento Mágico

A principal mudança no Keynote envolve a animação de objetos entre slides ou objetos múltiplos (design em primeiro lugar!). Imagine que você tenha uma sequência de imagens em determinados pontos da tela.Melhore as animacoes de suas apresentacoes!

Nas versões anteriores do programa, você apenas teria as imagens dispostas e utilizaria múltiplos efeitos combinando o reordenamento dessas imagens para que elas aparecessem uma por clique.



Com o Keynote 09, o efeito visual fica muito mais sofisticado utilizando o Magic Move.

Posicione as imagens como em uma sequência e deixe que a ferramenta movimente-as automaticamente.

Basicamente, o Keynote redimensiona, altera o ângulo e transparência das imagens, movimentando-as entre um slide e outro.

Pode parecer um tanto quanto inútil, à primeira vista, entretanto, o Magic Movie oferece um toque especial às apresentações, reestabelecendo uma posição superior ao MS Powerpoint, seu principal rival.


Visualização de temas

Novos temas sofisticados.

Uma das principais novidades é a pré-visualização de temas. Antes, na versão 08, as páginas do Keynote eram estáticas. Com a novidade, o usuário passa o cursor pelos diversos temas disponíveis (e são oito novos temas!) e uma miniatura de pré-visualização é mostrada ao lado.


Gráficos 3D

Graficos animados. Sim, agora é possível criar animações 3D com os gráficos exportados do Numbers para o Keynote. É possível alterar a animação e deixá-la da maneira que você preferir.



Quem sabe você, em sua apresentação de slides, queira ressaltar que as ações da sua empresa subiram e, para isso, nada melhor que uma barra de gráfico animado subindo enquanto as outras permanecem estáticas.

Se você preferir, pode fazer com que as barras movimentem-se uma de cada vez, definindo efeitos e transição diferentes para cada gráfico. E você achava que gráficos e números sempre eram a pior parte das apresentações, hein!

Layouts e efeitos

Assim como em todos os updates do iWork, novos layouts e efeitos de transição foram adicionados ao Keynote. As templates novas têm um ar mais sóbrio e são perfeitas para o usuário que gosta de layouts que são simples porém, sem perder a classe!

Não exagere nos efeitos!

Os novos efeitos, apesar de sofisticados, precisam ser utilizados com moderação. Afinal, você não quer que a atenção da sua platéia seja desviada para letrinhas piscantes e transições de texto, quer?



Puxe na sua memória tudo aquilo que você se lembra sobre as apresentações de Steve Jobs utilizando o Keynote. Ele não utilizava efeitos e filtros a menos que precisasse enfatizar determinada informação, certo?

Nossa Opinião sobre o iWork 09

Se você, até então, não acreditava no potencial da suíte de aplicativos da Apple, chegou a hora de desinstalar o MS Office:mac e abrir um espaço do seu HD para o iWork 09!

Apesar de estarem todos comentando sobre a atualização do iLife, a Apple realmente aplicou muito esforço para melhorar o iWork. As novidades dos três aplicativos da suíte não desapontaram os Macmaníacos que, apesar do furor causado pelo Mac World de 2009, já esperavam pela atualização do iWork.

A interatividade dos três aplicativos chegou ao ápice. Objetos podem ser transferidos entre eles com apenas um clique e são atualizados automaticamente. Sem esquecer do design, novos layouts, efeitos e animações foram introduzidas nos aplicativos.

Se você deseja ter a funcionalidade de um MS Office com o design e qualidade Apple, o iWork é um grande candidato a ser sua suíte principal de aplicativos. Está na hora de abraçar a maçã e acreditar em todo o seu potencial. A atualização do iWork 09 bota pra quebrar e mostra o que realmente tem a oferecer.

Prós & Contras

Prós

  • Integração entre os aplicativos.
  • Novos layouts e efeitos.
  • Recursos melhorados.
  • Gráficos 3D.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o iWork 09

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação