Logo OS X Mountain Lion Ícone

OS X Mountain Lion

Versão 10.8.5 Pago
4.24 GB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 23/10/2013 Apple
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+1 Avaliação
  • Foto de Lucas Reis
    Lucas Reis 29 de julho de 2012 - 10:02
    8
    Nota Ótimo!
    Boa estabilidade, mas nao há muitas diferenças do OS X Lion pois usava o Lion e troquei para o Mountain Lion, a única coisa que ficou diferente foi o Safari que ficou mais rápido melhorou na estabilidade, e o game Center só mais uma coisinha para encher o Mac pois não é muito utilizado ainda, a Central de Notificações foi uma boa ideia, quem tem iPhone, aconselho atualizar para o Mountain Lion, pois com o iCloud ficou mais fácil sincronizar os arquivos de um para outro, e agora é só esperar o iOS 6!

Descrição

Ana Nemes
A mais recente versão do sistema operacional da Apple está recheada de novidades

Depois do Lion, que dividiu opiniões, agora é a vez de um novo felino tomar conta dos computadores da Apple: saiu o Mountain Lion, a nova versão do Mac OS X.

Seguindo a linha atual de trazer o mundo móvel para dentro dos desktops e notebooks, o Mountain Lion está bem mais parecido — e até mais integrado — com o iOS, apresentando ferramentas, aplicativos e funções que se destacaram nos aparelhos portáteis para a tela do seu computador.

Notificações

O Growl foi, durante muito tempo, um complemento praticamente obrigatório nos Macs, porém agora você já pode abandoná-lo sem perder nada: finalmente o Mac OS X possui uma central de notificações — e ela é bastante parecida com aquela encontrada nos telefones e tablets.

Central de notificações semelhante ao iOS

(fonte: Reprodução/Apple)

Novos emails, mensagens em chats, tweets e mentions: qualquer notificação recebida pode ser vista neste campo. Você pode sair de perto do computador e, na volta, tudo o que você recebeu está reunido em um único local. Ainda é possível usar o Growl, mas não vale mais a pena — principalmente agora que o aplicativo se tornou pago.

Através do centro de notificações, também é possível enviar mensagens para o Twitter e para o Facebook sem precisar abrir o seu cliente preferido para as redes sociais. Para abrir as notificações, basta deslizar dois dedos para o lado esquerdo no seu trackpad ou magic mouse ou clicar no ícone na barra de menu.

Visualização mesmo em apps em tela cheia

(fonte: Reprodução/Apple)

Comandos de voz

Você achou que apenas o iOS teria a sua própria assistente controlada por comandos de voz? A ferramenta “Dictation” não é propriamente uma Siri, porém já é um começo. Com essa função é possível ditar o que você quiser que seja escrito no campo de texto dos aplicativos.

Por exemplo, é possível enviar um tweet sem precisar escrever nada, apenas ditando, com direito inclusive a pontos e vírgulas. Apesar de funcionar em qualquer aplicativo instalado, o problema desta ferramenta, no entanto, é o mesmo da Siri: só funciona com comandos em inglês.

iCloud e Messages

A ferramenta de armazenamento na nuvem da Apple não é uma novidade, mas ela recebeu importantes atualizações nesta nova versão e está muito mais prática e fácil de usar. Você pode configurar no painel de preferências quais pastas e diretórios deseja sincronizar com o iCloud.

Sincronização entre todos os seus aparelhos

(fonte: Reprodução/Apple)

O aplicativo Messages também recebeu algumas melhorias e agora pode ser considerado uma ferramenta de chat realmente funcional para o Mac. Embora ainda não seja possível receber mensagens do celular no computador, você pode sincronizar os seus dispositivos e conversar com os seus amigos em um chat cada vez melhor.

AirPlay

Uma das mais faladas novidades é o AirPlay, que agora permite sincronizar a sua tela do computador na televisão HD com o uso da Apple TV. Dessa forma, você não precisa mais usar um cabo Thunderbolt ou um Mini DisplayPort para conectar os seus aparelhos, já que, como o nome já diz, a Apple TV faz a conexão dos aparelhos de maneira sem fio.

Além da facilidade de poder conectar o computador na televisão sem o transtorno dos cabos e limitações de espaço, você agora pode ver os seus filmes em HD na televisão rapidamente; os novos computadores com o Mac OS X Mountain Lion são reconhecidos automaticamente por uma Apple TV conectada a um aparelho de televisão.

Notas e lembretes

Dois aplicativos campeões no iOS agora estão no Mac OS X: Notes e Reminders. Eles são, essencialmente, bastante simples e servem como ferramentas de organização para que você possa guardar aquelas pequenas anotações, fotos e compromissos rapidamente.

Aplicativo de lembretes

(fonte: Reprodução/Apple)

É possível arrastar fotos, links e escrever o que você quiser, sem a necessidade de salvar o documento depois, já que essas anotações são sincronizadas automaticamente com a sua conta do iCloud. Os lembretes funcionam da mesma forma que no iPhone: você indica um horário e o computador emite um alerta para que você não se esqueça dos compromissos que foram marcados.

Ferramentas de compartilhamento

Compartilhar é um dos lemas desta geração e o Mountain Lion acaba de deixar isso ainda mais simples: a maior parte dos aplicativos agora possui um botão para que você possa enviar o conteúdo que está acessando para os seus amigos do Twitter ou os seus contatos do Messages.

Game Center

Mais uma ferramenta que sincroniza o seu computador com os aparelhos portáteis é o Game Center, que permite que você se conecte com a sua ID da Apple para jogar com os seus amigos em games multiplayer ou mesmo para competir pela pontuação em jogos que não possuem essa função.

Visão geral do Game Center
(fonte: Reprodução/Apple)

É possível descobrir novos games rapidamente pela Mac Apps Store e adicioná-los ao seu Game Center. Assim como nos principais consoles, esta ferramenta também possui conquistas que podem ser desbloqueadas de acordo com os seus resultados nos jogos.

Você pode conferir mais de 200 outras novidades do Mac OS X Mountain Lion no próprio site da Apple clicando aqui.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o OS X Mountain Lion

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação