Logo Safari Ícone

Safari

Versão 11.0.3 Grátis
39.26 MB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 23/02/2018 Apple Inc.
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+6 Avaliações
  • Foto de Marcelox
    Marcelox 17 de julho de 2015 - 20:25
    10
    Nota Excelente!
    O Safari para Windows é ruim, pois foi abandonado pela Apple. No entanto, o Safari original, ou seja, para Mac, é excelente e bete de igual para igual com o Chrome e Firefox. Não vou citar o Opera, pois para mim ele morreu há muitos anos. Rápido, leve, seguro e estável.

Descrição

Bruna Rasmussen
Mais rápido, mais bonito e com recursos exclusivos para o Mountain Lion: a nova versão do Safari promete surpresas

O Safari — navegador padrão de fábrica dos Macs e também disponível para Windows — é uma das principais referências quando se fala de internet e seus padrões. Compatível com as principais tecnologias utilizadas na web, como HTML 5, Flash e Silverlight, o navegador de Steve Jobs é um velho conhecido dos macmaníacos.

Na sua mais recente versão, ele trouxe melhorias significativas e ganhou ferramentas exclusivas para quem está usando o Mountain Lion, o último sistema operacional para computadores da Apple. As novidades são variadas: opções novas de navegação por abas, sincronização com o iCloud, mais privacidade, um campo de URL inteligente e muito mais!

Safari - Imagem 1 do software

Gestos multitouch

Um grande atrativo do Safari são os movimentos multitouch. São simples toques para navegar, dar zoom e rolar páginas. Basta deslizar os dedos para os lados para avançar e retroceder nas páginas.

Já dois toques no trackpad com os dois dedos ampliam parte de uma página web. Com mais dois toques, a página volta a ser exibida no tamanho original. Para aumentar ou diminuir o zoom das páginas, basta unir um dedo e o polegar e abrir ou fechar os dedos simultaneamente. Para percorrer sites, basta deslizar dois dedos para cima ou para baixo no trackpad.

Safari - Imagem 2 do software

Se você estiver usando o Mountain Lion, pode acessar uma visualização diferenciada das abas (imagem acima) usando dois dedos no trackpad ou magic mouse. Para os sistemas antigos, a visualização de abas continua a mesma.

Lista de leitura

Um recurso para quem encontra muitas páginas na internet, mas nem sempre tem tempo para lê-las na hora. Trata-se de uma lista com as páginas que você pretende ler mais tarde, mostrando o nome de cada uma delas, o site em que ela aparece e uma amostra das primeiras. Ela é exibida através de um ícone com um par de óculos que fica na barra de favoritos.

E no Safari 6 os usuários passam a contar com uma novidade bem interessante – pelo menos aqueles que utilizam o Mac OS X Mountain Lion. A lista de leitura não se baseia apenas na internet, pois realiza um download das páginas salvas para que os conteúdos possam ser acessados depois, mesmo que o computador esteja offline.

Unificação da barra de endereços e buscas

A partir de agora, o Safari não apresenta mais uma barra de endereços e uma de buscas de maneira separada. As duas passam a fazer parte de uma única estrutura. Com isso, você pode apenas digitar um endereço ou um termo que será pesquisado no motor de buscas pré-definido, sem ter que se preocupar em escolher o local correto.

Safari - Imagem 3 do software

Transferências

Ao baixar um arquivo, uma seta à direita do campo busca inteligente mostra o progresso da transferência. Clicando no botão, é possível conferir tudo o que foi baixado. E o usuário pode arrastar o que foi baixado para a mesa ou remover tudo da janela.

Desde que você possua dois computadores com o Mac OS X Mountain Lion, você poderá sincronizar suas abas em tempo real. Graças ao iCloud, todas as páginas carregadas em um Mac podem ser abertas também em outro com acesso à mesma conta.

Navegação em tela cheia

No Lion, as páginas também podem ocupar a tela inteira, sendo possível, inclusive, manter apenas uma em tela cheia e outras no tamanho original da janela do navegador.

Safari - Imagem 4 do softwareAmpliar (Fonte da imagem: Apple)

Painel Privacidade

O novo painel Pricavidade do Safari mostra que tipo de dados os sites estão armazenando, dando a opção para que você os remova. Também é possível personalizar as configurações dos cookies e decidir se os sites têm permissão para solicitar informações sobre a sua localização.

Preenchimento automático e privativo

Sempre que você acessar uma página com formulário, o Safari o detecta automaticamente, e então você tem a opção de utilizar ou não o preenchimento automático das informações (armazenadas na Agenda). O preenchimento automático só é feito com a autorização do usuário.

Mais rapidez e velocidade

O navegador da Apple apresenta de maneira mais inteligente o histórico de navegação e os endereços acessados recentemente, incluindo também o título da página em questão na visualização do endereço. Com isso, encontrar a página exata que você quer abrir fica mais rápido e fácil.

Safari - Imagem 5 do software

Quando você for ler algum texto, pode-se eliminar, durante a leitura, elementos da página que distraiam, mantendo apenas o conteúdo principal em evidência.

Safari - Imagem 6 do software

Por trás dos panos, entretanto, residem as verdadeiras mudanças. A programação mais leve e novos engines — códigos responsáveis pela interpretação dos diversos elementos de um site — transformam o Safari em um dos mais rápidos navegadores existentes na atualidade.

A lista de suportes também aumentou, graças à inclusão de leitores para uma variedade de atributos do novo HTML 5 do W3C, agência independente responsável pela padronização das linguagens utilizadas na web.

Extensões

Safari passa a contar com suporte para extensões

Desde a versão 5, o navegador da Apple suporta aplicativos complementares, a exemplo do Mozilla Firefox e do Google Chrome. As extensões estão disponíveis em uma espécie de App Store.

O leitor de RSS integrado é um exemplo, permitindo que as assinaturas de recebimento do seu conteúdo favorito sejam rapidamente conferidas dentro do próprio aplicativo. O navegador oferece inclusive um botão especial, na Barra de endereços, que facilita tanto a assinatura quanto a conferência das novidades dos seus sites favoritos.

Estendendo a caça

Um dos grandes méritos do Firefox sobre outros navegadores, inclusive o Safari, sempre foi a facilidade para a criação de extensões e complementos. Apesar de o Mac OS X sempre ter apresentado maneiras de realizar scripts direcionados a certos programas, o Automator nunca foi muito popular quando o assunto é aprimorar a experiência de navegação.

Desde a versão 5, existe o Safari Developer Program, destinado a todos que desejem aprimorar o funcionamento do navegador a partir dos padrões da internet: HTML 5, CSS 3 e JavaScript. O programa para desenvolvedores oferece certificados de segurança e uma galeria de extensões, para facilitar a divulgação de cada complemento e permitir que os usuários encontrem tudo o que precisam em um único lugar.

Nossa Opinião sobre o Safari

Já poderoso no mercado Windows há algum tempo, o Safari, o navegador da Apple, vem conquistando cada vez mais usuários. Isso não se dá apenas por conta de um visual minimalista e limpo, mas também por diversos recursos e funções presentes no navegador.

Visualmente, o Safari 6 difere pouco das versões anteriores. A interface não sofreu grandes alterações, e as principais vantagens da atualização estão “escondidas” no código e no funcionamento do navegador.

Porém, mesmo sem ver as alterações, o impacto oferecido por elas é sentido a todo instante. As novas maneiras com que o Safari trata JavaScript e outros padrões da web, inclusive o HTML 5, transformaram o navegador em um caçador extremamente ágil. Se as versões anteriores deviam muito ao Chrome, por exemplo, em rapidez, desta vez ele está pronto para a competição.

As melhorias do Safari voltadas para o Mountain Lion fazem deste navegador único, já que ele comunica-se com o sistema operacional de maneira bem mais aprofundada do que os seus concorrentes. A função de sincronia com o iCloud, por exemplo, é um ótimo motivo para usar o navegador da Apple se você possui outros aparelhos da marca.

Por muito tempo atrás do Firefox e, principalmente, do Chrome na guerra dos browsers, o Safari mostra nesta versão que está cada vez mais preparado para voltar a ser o browser preferido das pessoas que utilizam computadores com o Mac OS X.

Prós & Contras

Prós

  • Ótimos recursos para o Lion
  • Diversos recursos e funções
  • Compatibilidade com padrões da web
  • Visual eficiente

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Avaliações sobre o Safari

+6 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação