Logo Spotify Ícone

Spotify

Versão 1.0.77.338 Grátis
114 KB
Funciona em: Mac
OS X
Atualizado em : 02/04/2018 Spotify Ltd.
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luccas Monteiro
Conheça o player oficial do serviço de streaming de música mais usado do mundo

Finalmente! Depois de muitos meses de espera, o Spotify está disponível para os brasileiros. Se você é daqueles que utilizam serviços de streaming de música, como o Deezer, o Rdio, o Napster ou o próprio GrooveShark, agora tem mais uma opção para curtir.

O Spotify conta com um plano de assinatura gratuito, no qual você pode ouvir cerca de 30 milhões de músicas de maneira totalmente legal, sem a necessidade de se gastar um centavo por isso. Mas há um porém: em contas gratuitas, há a exibição de anúncios publicitários transmitidos de tempos e tempos, sem a possibilidade de retirá-los. 

Neste primeiro momento, a mensalidade será cobrada em dólares: US$ 5,99. Mas a própria empresa já afirmou que esse valor será convertido para a moeda local e passará para R$ 14,90 em breve.

Vamos ao aplicativo

Ao contrário dos principais concorrentes, o Spotify conta com um aplicativo oficial que pode ser baixado e usado no computador. No Deezer, por exemplo, o player musical é acessado a partir do próprio navegador.

Além disso, o Spotify conta com um algoritmo avançado para criar recomendações de artistas de acordo com o seu gosto — um recurso similar ao que é realizado pelo Netflix para indicar filmes e seriados. Segundo a empresa, esse algoritmo identifica o dia da semana e o horário e envia sugestões de playlists para você. O programa também possui dezenas de listas de reprodução que são criadas a partir de gêneros musicais ou do seu humor, incluindo músicas para correr, relaxar, trabalhar etc.

Spotify - Imagem 1 do software

O player é leve e pode rodar tranquilamente em qualquer computador sem o risco de travamentos. Para iniciar o seu uso, você deve efetuar um cadastro através do próprio aplicativo ou indicar a sua conta do Facebook. Essa segunda opção é mais interessante para quem gosta de compartilhar todos os tipos de atividades na rede social.

No lado superior esquerdo do programa há a barra de busca, na qual você pode procurar por canções, artistas ou álbuns em especial. Os resultados são obtidos em tempo real conforme você digita, poupando tempo na hora da pesquisa.

Quando você abre um perfil de um artista, é possível visualizar a sua biografia e todos os discos lançados que estão disponíveis no Spotify. No perfil de bandas, cantores ou cantoras, também há um recurso que mostra artistas relacionados, ou seja, de estilo parecido. Assim, se você gosta de uma banda e quer conhecer novos nomes semelhantes, esse recurso é valioso.

Organização

O player conta com um visual sóbrio e está totalmente em português. Assim, em pouco tempo é possível ficar familiarizado com todos os recursos oferecidos. Ao lado esquerdo há o “Menu Principal”, no qual você encontra tudo o que precisa para ouvir rádios, músicas e muito mais.

Spotify - Imagem 2 do software

Em “Navegar”, você visualiza as principais novidades do programa. Lá você encontra playlists que são criadas pela equipe do Spotify e as músicas mais tocadas (organizadas por país, temas e gênero musical). Os gêneros musicais também podem ser acessados nesse menu, mas, ao contrário do comum, o Spotify oferece opções diferentes, incluindo: “Para Treinar”, “Balada”, “Para Relaxar”, “Décadas”, “Concentração” etc.

Além disso, quando você acessa algum gênero desse tipo, são exibidas dezenas de playlists que podem ser acessadas rapidamente. Com certeza, você vai encontrar uma lista de reprodução que lhe agrada. Os novos álbuns adicionados na biblioteca do serviço podem ser acessados em “Lançamentos”, dentro do próprio menu “Navegar”.

No menu “Descobrir” há inúmeras possibilidades. Nessa seção, é o próprio Spotify que traz os artistas que estão em alta perto da sua região, além das bandas, das músicas e dos álbuns populares no serviço. Todas as alternativas abrangem os mais variados estilos musicais, e também há artistas brasileiros.

“Rádio” é o menu no qual você pode ouvir estações baseadas em artistas e gêneros musicais — que aqui são organizados de maneira clássica. Assim, estão disponibilizadas alternativas como Indie, Axé, Bossa Nova, MPB, Rock, Funk Brasileiro, Punk, Reggae, Folk etc. Também há rádios baseadas em décadas que vão desde os anos 1960 até os anos 2000.

O menu “Seguir” confere um aspecto mais social ao aplicativo do Sptotify, pois traz sugestões de pessoas para você seguir. Os primeiros usuários sugeridos são os seus amigos do Facebook que também possuem uma conta no serviço. Depois, há uma série de personalidades. Entre os artistas, é possível seguir DJ David Guetta, Axwell, Avicii e outros. Até o zagueiro da seleção brasileira David Luiz está presente no Spotify.

Spotify - Imagem 3 do software

Quando você acessa o perfil de uma pessoa, pode visualizar os seus artistas favoritos, as playlists salvas e as suas músicas favoritas. “Listas de mais tocadas” apresenta as faixas e os álbuns mais reproduzidos no mundo e no Brasil. Se você desejar, poderá escolher outro país específico. Você também pode ler as mensagens que o que o serviço ou os amigos lhe enviam pelo serviço, bastando clicar no menu “Mensagens”.

Para verificar a playlist que está sendo tocada no momento, acesse o menu “Lista de Reprodução”. Uma característica importante do Spotify é que ele não funciona apenas como um reprodutor do serviço online, mas também como um player de seus arquivos MP3. Para acessar essa função, clique em “Dispositivos” e escolha se deseja sincronizar o seu iPod, iPhone ou Android. Enquanto o player da Apple pode ser sincronizado via cabo USB, os smartphones devem utilizar o player próprio do Spotify e estarem conectados na mesma rede WiFi do computador.

O Spotify também funciona como uma central de outros apps. Assim, quando você clica em “Localizador”, o aplicativo lista uma série de pequenos aplicativos que podem ser usados em conjunto com o player. Entre os melhores apps está o “musiXmatch”, que apresenta a letra das músicas reproduzidas, e o Last.fm, que realiza o “scrobbler” no serviço de mesmo nome. Também há ferramentas oficiais da Billboard, da Rolling Stone e de artistas.

O menu “Suas Músicas” é mais personalizado. Nas opções “Músicas, “Álbuns” e “Artistas” estão tudo o que você salvou enquanto navegou no Spotify. Enquanto isso, em “Arquivos Locais”, estão todas as faixas sincronizadas com seu iPod, Android ou iPhone. Se você preferir, poderá gerenciar as músicas que estão salvas no seu computador, como se estivesse utilizando um player comum. Também há a possibilidade de se importar playlists do iTunes e do Windows Media Player.Logo abaixo deste menu está a opção “Favoritos”, na qual você acessa as suas canções e listas de reprodução prediletas.

Nossa Opinião sobre o Spotify

O Spotify é o player oficial do maior serviço de streaming de música. Com ele, você pode navegar de maneira intuitiva pelo acervo disponibilizado. O programa conta com uma interface sóbria e amigável, com o menu de navegação disponibilizado ao lado esquerdo da tela. A partir dele, você pode acessar as centenas de listas de reprodução encontradas no serviço.

As playlists, inclusive, são o que mais chama atenção do aplicativo, pois vão além do trivial. Em que serviço você poderia encontrar opções para meditar, trabalhar, ir à academia, cozinhar, descansar etc.? O mais interessante é que, em cada alternativa dessa, há dezenas de playlists diferentes, garantindo que você nunca enjoe e sempre encontre algo que queira escutar.

O aspecto social também vale a pena ser lembrado. Se você fizer o login com a sua conta do Facebook, poderá encontrar os contatos da rede social dentro do próprio serviço. Assim, é possível conferir o que eles estão ouvindo e até quais são as suas faixas prediletas. O mesmo pode ser feito com artistas que estão dentro do Spotify, já que o próprio serviço conta com uma lista de sugestão para você seguir.

Serviço quase perfeito

Infelizmente, a versão gratuita do Spotify apresenta algumas restrições que atrapalham um pouco a experiência no serviço/programa. A reprodução no modo offline é uma delas, impossibilitando que você escute músicas sem estar conectado à internet.

Para finalizar, há as incomodas notificações publicitárias. Além dos banners, o Spotify também conta com propaganda sonora. Dessa maneira, é comum, no meio da reprodução de uma música e outra, nos depararmos com artistas aleatórios nos convidando para ouvir o seu novo álbum. Infelizmente, quando isso ocorre, é impossível pular para a próxima canção.

Prós & Contras

Prós

  • Consome poucos recursos
  • Aplicativo em português
  • Permite seguir artistas
  • Sincroniza músicas do seu smartphone

Contras

  • Muita propaganda

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Spotify

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação