Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

4 programas para detectar plágio de textos na internet

Aplicativos vasculham a internet em busca de cópias de textos, matérias e artigos

Avatar de: Diego Borges de Sa

Por Diego Borges de Sa via nexperts

23/12/2021 19h27min · Atualizado em 10/02/2022 16h06min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

No universo online, o plágio é considerado, infelizmente, um crime comum. São diversos os portais, sites e blogs que replicam um conteúdo original, sem dar os devidos créditos ou pior ainda: não fazem qualquer menção à fonte original, dando a entender que o conteúdo foi produzido por eles. 

Pensando nisso, o Baixaki traz hoje uma lista com 4 softwares para quem quer buscar cópias ilegais de seus trabalhos pela internet, de forma mais rápida e segura. Confira.

CopySpider

O CopySpider é um dos aplicativos mais famosos para a função. Com ele, é possível enviar um texto completo, com imagens e outras informações, para que o programa faça uma busca na internet para encontrar algum plágio da sua obra. O app sinaliza não apenas os sites com textos idênticos, mas também com trechos e elementos semelhantes.

(Fonte: CopySpider/Reprodução)
(Fonte: CopySpider/Reprodução)

Outra grande vantagem do CopySpider é ter suporte para outras línguas. Com isso, caso você tenha desenvolvido um artigo ou uma matéria em uma outra linguagem que não seja o português, ele também faz a captura de possíveis plágios.

Plagiarisma

O Plagiarisma é uma opção mais prática para quem quer agilidade na hora de buscar por plágios de suas obras na internet. Tanto o site oficial quanto o aplicativo mobile permitem que o usuário cole um texto e, em seguida, a busca seja iniciada, sem a necessidade de transformar o conteúdo em um arquivo específico para realizar essa pesquisa. 

(Fonte: Plagiarisma/Reprodução)
(Fonte: Plagiarisma/Reprodução)

Também é possível escolher quais são os buscadores que você quer refinar a sua pesquisa, como Google e Bing. Por fim, ele também permite que você envie um determinado URL para a análise a fim de verificar a sua autenticidade. 

The Plagiarism Checker

Para quem busca cópias de um determinado artigo ou documento, o The Plagiarism Checker cumpre muito bem a função. Com ele, você pode copiar e colar textos de um documento, para que o programa vasculhe a internet em busca de arquivos semelhantes que contenham um conteúdo parecido com o seu.

(Fonte: The Plagiarism Checker/Reprodução)
(Fonte: The Plagiarism Checker/Reprodução)

Entretanto, o aplicativo acaba sendo simples demais na sua versão gratuita, fazendo uma pesquisa um pouco rasa e limitada a arquivos do mesmo formato, que tenham duplicidade de conteúdo. Com isso, caso você queira uma busca mais ampla, será necessário assinar o plano Premium, que custa 8 dólares por mês. 

AntiPlagiarist

Embora um pouco antigo, o AntiPlagiarist ainda cumpre o que promete. Com ele, é possível enviar desde um arquivo de texto do Word, até um código HTML, para que o programa vasculhe a internet em busca de sites plagiando o seu material. Além disso, o programa conta com uma função que analisa a porcentagem de similaridade entre os conteúdos, para encontrar também quem faz pequenas alterações em um conteúdo original.

(Fonte: AntiPlagiarist/Reprodução)
(Fonte: AntiPlagiarist/Reprodução)

Porém, o aplicativo tem apenas interface em inglês, o que dificulta bastante quem não tem conhecimento com a língua estrangeira. Outro problema são as funções que só estão liberadas na versão paga, fazendo com que o uso gratuito esteja limitado a achar os sites, sem nem mesmo permitir exportar os resultados para um arquivo de texto.