Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Coleta de dados sem permissão: veja como você pode se defender

Saiba como manter a segurança dos seus dados e proteger seu celular Android

Avatar de: Diego Borges de Sa

Por Diego Borges de Sa via nexperts

25/04/2022 15h31min · Atualizado em 25/04/2022 15h31min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Muitos usuários de Android foram vítimas de aplicativos populares que coletavam seus dados sem eles saberem. Segundo informações da AppCensus, softwares como Speed Camera Radar, o WiFi Mouse e QR & Barcode Scanner, utilizavam uma biblioteca Coulus Coelib que conseguia extrair dados como geolocalização, e-mail, telefone, endereço IP, número de rede SSID, e até o endereço MAC de roteadores.

Esses aplicativos já foram denunciados e removidos da Play Store. Porém, aparelhos mais antigos que têm esses softwares instalados, e mantêm as atualizações automáticas desativadas, ainda podem apresentar riscos aos usuários. Sendo assim, a melhor forma de se prevenir desse e de futuros problemas é ter um bom antivírus instalado em seu Android. 

Hoje o Baixaki apresenta uma lista com os melhores antivírus para se proteger desses problemas. Confira:

Avast! Mobile Security

O Avast! Mobile Security é uma das melhores e mais completas opções para quem quer proteger o seu smartphone. Ele oferece um sistema constantemente atualizado contra malwares que possam comprometer o seu sistema Android, em um software leve que não consome muita memória RAM.

(Fonte: Avast! Mobile Security/Reprodução)
(Fonte: Avast! Mobile Security/Reprodução)

Para completar, o aplicativo também fornece uma série de ferramentas visando sua segurança e privacidade, como uma pasta para esconder fotos pessoais, e recursos para liberar espaço na memória interna do aparelho, eliminando arquivos que não estão sendo utilizados. Além da instalação de uma extensão que permite localizar seu aparelho caso ele seja perdido ou roubado.

AVG AntiVirus FREE

O AVG é um dos antivírus mais populares do mundo. Ele conta com um escaneamento inteligente que verifica até mesmo extensões de jogos e aplicativos para encontrar brechas que possam comprometer a segurança. Ele também dispõe de recursos para a memorização de senhas de forma segura e um verificador de Wi-Fi para evitar conexões com redes que possam comprometer dados. 

(Fonte: AVG AntiVirus FREE/Reprodução)
(Fonte: AVG AntiVirus FREE/Reprodução)

Além da função de antivírus, o aplicativo também conta com recursos extras para melhorar a usabilidade do aparelho. Entre eles, a possibilidade de usar uma Rede Privada Virtual (VPN) para não comprometer dados da sua localização e a de criar pastas criptografadas para proteger arquivos. 

Kaspersky Internet Security

O Kaspersky Internet Security é uma opção grátis para quem busca ter muita segurança no aparelho. Além das funções de um antivírus padrão, ele conta com recursos extras como bloqueios de sites com trojans e malwares, e o controle de acesso ao microfone e às câmeras do seu aparelho. 

(Fonte: Kaspersky Internet Security/Divulgação)
(Fonte: Kaspersky Internet Security/Divulgação)

Para completar, o Kaspersky Internet Security tem ferramentas para evitar perturbações no dia a dia. Elas incluem o bloqueio de chamadas de empresas e operadoras, além de proteger o seu WhatsApp contra números considerados fraudulentos que costumam aplicar golpes no aplicativo de mensagens. 

PSafe Total

Para quem busca um antivírus multitarefas, o PSafe Total é uma das melhores opções. Ele apresenta um robusto sistema de segurança, que inclui alertas para links maliciosos, e um mecanismo para detectar se alguma senha sua pode ter sido vazada em algum site ou aplicativo.  

(Fonte: PSafe Total/Reprodução)
(Fonte: PSafe Total/Reprodução)

O que mais chama a atenção são os recursos para melhorar a usabilidade do aparelho. Eles incluem uma ferramenta para acelerar o sistema e evitar travamentos e uma opção para resfriar o celular caso ele esteja com uma temperatura elevada.

Emsisoft Mobile Security

Para quem tem um celular mais antigo e que não pode se dar ao luxo de usar aplicativos que consomem muita memória RAM, o Emsisoft Mobile Security é uma boa opção. Bastante leve e de interface simples, o antivírus cumpre bem as suas funções, sem exigir muito dos recursos do sistema. 

(Fonte: Emsisoft Mobile Security/Reprodução)
(Fonte: Emsisoft Mobile Security/Reprodução)

Além disso, ele também oferece recursos de proteção contra roubos e furtos, que incluem bloqueio total do aparelho e a remoção de dados pessoais e senha para evitar que criminosos tenham posse deles.