Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Audacity x Free Sound: qual é o melhor editor de áudio?

Tanto o Audacity quanto o Free Sound oferecem ferramentas incríveis, mas cada um deles serve para projetos diferentes. Veja qual escolher!

Avatar de: Flávio Motta Coutinho

Por Flávio Motta Coutinho via nexperts

22/11/2021 14h24min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Cada vez mais as pessoas procuram por ferramentas de áudio que consigam suprir suas necessidades, incluindo gravação, edição e exportação em diferentes formatos compatíveis com vários aparelhos. No entanto, como existe uma longa lista disponível, é comum que surja a dúvida: afinal, qual é o melhor editor de áudio do mercado?

Para isso, existem duas respostas principais: o Audacity e o Free Sound, duas ferramentas completas e famosas entre os softwares, mas cada uma com suas particularidades. Para você que não sabe qual escolher, nós explicamos melhor qual a melhor opção de acordo com cada caso. Continue lendo e confira!

Audacity

(Fonte: Audacity/Reprodução)
(Fonte: Audacity/Reprodução)

Por ser uma das ferramentas de áudio mais populares do mercado, o Audacity oferece diversos recursos incríveis. Ao contrário do que muitos acham, a plataforma não serve apenas para editar sons, mas também para gravá-los — com o auxílio de um bom microfone.

Além disso, o programa também comporta algumas opções interessantes para deixar o áudio com aspecto profissional durante a edição. Uma delas é a modulação da voz, um dos pontos mais importantes de quem trabalha com áudio, pois faz com que a voz possa ser alterada sem que uma nova gravação seja feita. Somado a isso é válido destacar também a remoção de ruído, mudança na velocidade do áudio e muito mais.

Para quem gosta de ir além do básico, o Audacity também permite a instalação de recursos adicionais, como é o caso dos plugins VSTs, os mais utilizados na área de edição de áudio.

Free Sound Recorder

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

Assim como o Audacity, o Free Sound também é um programa bastante popular de edição de áudio e existe há bastante tempo, fornecendo auxílio para amadores e profissionais.

Por meio dele, é possível gravar os sons ao seu redor e editá-los diretamente no mesmo lugar, sem a necessidade de ficar alternando entre plataformas. Além disso, o programa também permite agendar a gravação para que seja possível iniciar o processo de captação sem nem mesmo apertar algum botão.

Quando estiver tudo pronto, basta partir para a edição. O Free Sound dispõe de uma lista de ferramentas todas divididas, como amplitude e compressão, delay e eco, modulação e muito mais.

Assim, é possível fazer uma edição de áudio a nível profissional diretamente em uma interface simples e eficaz.

Conclusão

Na hora de escolher qual o melhor editor de áudio, é importante considerar a interface de cada uma das opções. O Audacity é leve e moderno, com uma ótima organização, enquanto o Free Sound demonstra certa lentidão e parece preso a uma estética antiga. Os recursos, apesar de serem fáceis de serem usados, não são tão intuitivos e podem acabar tornando o uso mais complicado do que precisa ser.

Por isso, caso você prefira um editor de áudio mais atualizado e dinâmico, o Audacity pode ser perfeito para suas necessidades. Já o Free Sound, que também é extremamente completo, é mais indicado para quem procura um programa apenas para gravação. Se você preza por uma interface mais simples e que lembra plataformas mais antigas, este último pode ser a melhor indicação.

É válido lembrar que ambos os programas são muito úteis e, apesar das semelhanças, se encaixam em necessidades específicas de acordo com cada usuário.