Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Poppy Playtime: como jogar o game que mistura terror e puzzles

Aprenda a jogar o assustador game repleto de quebra-cabeças

Avatar de: Diego Borges de Sa

Por Diego Borges de Sa via nexperts

23/12/2021 19h42min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Steam/Reprodução)
(Fonte: Steam/Reprodução)

Poppy Playtime foi uma das grandes surpresas de 2021. O game de terror para PC, que foi desenvolvido pelo pequeno estúdio MOB Games, virou uma febre entre os streamers por unir um enredo assustador junto a uma jogabilidade desafiante. 

Entretanto, para muitos, essa mesma jogabilidade é considerada bem complexa, principalmente na hora de resolver os puzzles e sobreviver no game. Por isso, hoje o Baixaki traz um guia para os gamers mandarem bem no jogo. Confira!

Como jogar Poppy Playtime

Poppy Playtime é um game em primeira pessoa, cujo objetivo é sobreviver em uma antiga fábrica onde brinquedos ganharam vida depois de serem abandonados no local. Com isso, em vez de usar armas para combater as criaturas, é preciso fugir e evitar o encontro quando elas começam a aparecer, à noite. 

Poppy Playtime não tem comandos muito complexos.
Poppy Playtime não tem comandos muito complexos.

Nessa jornada, o jogador conta com um equipamento chamado de GrabPack. Ele é fixado nas costas e serve para fazer ligações elétricas em mecanismos espalhados pelos cenários, sendo fundamental para a solução dos diversos puzzles ao longo do jogo. 

Os comandos na versão para PC utilizam o mouse e o teclado. Com os botões "WASD", movimenta-se o personagem para a frente, trás e os lados. Já o botão "E" serve para realizar ações no game, como apertar botões, acionar alavancar, abrir portas etc. 

O mouse faz todo o movimento da câmera, que é a visão do personagem. Em outras palavras, é movimentando-o que o jogador consegue visualizar o cenário em 360°. Os botões do mouse também realizam as ações de encaixar as mãos do GrabPack em mecanismos ou arremessá-las em direção a um alvo. 

Como completar os quebra-cabeças

Como foi dito, a solução dos quebra-cabeças, ou puzzles, é o principal objetivo do jogo. A todo momento será preciso solucioná-los para avançar no game, acessar novas fases e concluir o capítulo. 

As mãos do GrabPack são fundamentais para solucionar os quebra-cabeças no game.
As mãos do GrabPack são fundamentais para solucionar os quebra-cabeças no game.

Grande parte deles precisa que dois pontos eletrônicos sejam conectados. Para isso, é necessário utilizar as mãos elásticas da GrabPack. À medida que o jogador avança no game, os desafios vão ficando mais complexos, necessitando do jogador que crie rotas para ligar um ponto ao outro, além de ter que procurar dispositivos escondidos pelo cenário. 

Como sobreviver às criaturas

Se não bastasse toda a complexidade que envolve os quebra-cabeças, é preciso também se preocupar com as criaturas mortais espalhadas pela fábrica, atentando-se a todo momento para que elas não alcancem o gamer, pois, caso isso aconteça, a partida termina e é reiniciada no último checkpoint.

Como não há combates em Poppy Playtime, o jeito é fugir das criaturas que surgem pelo caminho.
Como não há combates em Poppy Playtime, o jeito é fugir das criaturas que surgem pelo caminho.

Como o jogo não tem armas ou objetos que permitam um confronto direto com os monstrinhos, o jeito é correr sem parar até encontrar uma área segura. Para isso, o jogador deve memorizar bem os labirintos, dutos de ventilação, plataformas e outros caminhos pelo cenário, já que, durante uma perseguição, a chance de sobreviver aumenta caso as rotas de fuga tenham sido mapeadas. 

Como chegar ao final do jogo

Por enquanto, Poppy Playtime conta apenas com um capítulo. Embora sua produtora, MOB Games, já esteja trabalhando em mais conteúdo, até o momento não há uma previsão de lançamento de uma sequência.

O capítulo termina no momento em que a boneca dentro da estrutura de vidro é encontrada.
O capítulo termina no momento em que a boneca dentro da estrutura de vidro é encontrada.

Sendo assim, o jogo até a presente data termina no primeiro capítulo. Para concluí-lo, é preciso alcançar uma área parecida com uma antiga casa e adentrar em um corredor com a luz vermelha. No final dele, há uma grande porta que leva para uma sala com uma boneca dentro de um armário de vidro. O gamer deve abri-lo para chegar à conclusão deste capítulo e encerrar o jogo.