Logo Abalone Free Ícone

Abalone Free

Versão 1.13 Grátis
19 MB
Funciona em: Android
2.3/3.0/3.1/4.0/4.1/4.2
Atualizado em : 25/03/2014 AMA LTD.
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Allan Valin
Este jogo de tabuleiro de estratégia inventado recentemente enfim ganhou uma versão para Android

Abalone Free é um game desenvolvido para Android que foi inspirado num jogo de tabuleiro de mesmo nome, o qual foi inventado apenas em 1987, mas já apresenta campeonatos mundiais.

Com um total de 60 fases divididas em quatro grupos de 15 cenários cada, a dificuldade aumenta progressivamente até que finalmente você consegue jogar uma partida a sério contra o computador.

O título apresenta uma versão paga com a qual você libera um modo para dois jogadores, assim como um editor de níveis. Caso você não conheça o Abalone, isso não é um problema, pois há um tutorial simples no início do jogo que explica as principais regras necessárias para entender como funcionam as partidas – basicamente, você deve usar superioridade numérica para empurrar para fora do tabuleiro as peças adversárias.

Abalone Free - Imagem 1 do software

Nossa Opinião sobre o Abalone Free

Abalone Free se trata da versão gratuita de um aplicativo para Android inspirado em um jogo de tabuleiro de mesmo nome (exceto pelo Free). Nele, você encontra várias fases para aprender a jogar as partidas deste game, o que pode acabar se mostrando interessante o suficiente para você comprar a versão completa, com todas as fases, ou até investir em um tabuleiro de verdade do jogo.

Por ser limitado nesta versão, Abalone Free não apresenta o modo de dois jogadores, o editor de níveis e boa parte das fases criadas para o app. Isso é um grande problema, já que as limitações tornam o game pouco produtivo, no sentido de você não conseguir jogá-lo por muito tempo – afinal, as fases iniciais são fáceis demais e você acabaria não vendo graça em repeti-las indefinidamente, sem poder encarar uma partida do início ao fim.

Inovador, de certa forma

Desconsiderando esses problemas, em Abalone Free você tem acesso a um jogo de tabuleiro pouquíssimo conhecido, talvez principalmente devido ao fato de ele ter sido criado a tão pouco tempo: em 1987. Ou seja, diferente de outros games seculares, como Go, Xadrez e tantos outros, este ainda é novo demais para que alguém o procure espontaneamente – o que torna a decisão por fazê-lo um aplicativo pago um problema em termos de divulgação.

O Abalone Free poderia ser considerado inovador por apostar em um jogo de tabuleiro praticamente desconhecido no Brasil e, muito provavelmente, também no mundo inteiro. Dessa forma, desenvolver um aplicativo desse game é algo muito interessante, pois facilita o acesso a algo pouco conhecido – por mais que não de uma maneira tão satisfatória quanto possível.

Bonito e eficiente

Em termos gráficos, não há grandes problemas no título e, de certa forma, é até possível considerá-los realistas. Uma vez que é preciso imitar apenas a textura de madeira e a usada nas peças, a aplicação de efeitos visuais bonitos acaba parecendo ser algo mais simples. Ou seja, como não há personagens e expressões faciais para copiar, o game fica naturalmente mais simples de adquirir uma aparência mais elaborada.

Sobre a jogabilidade, o Abalone Free não deixa a desejar pelo fato de possibilitar uma aproximação da câmera, garantindo que seja possível mover as peças adequadamente – algo quase impossível quando o tabuleiro inteiro é mostrado, devido ao tamanho das peças. Nesse sentido, é ótimo haver a possibilidade de desfazer os movimentos quantas vezes quiser e apenas depois disso passar o seu turno, pois assim você evita movimentos enganados.

A música de fundo em Abalone Free é boa e transmite um tom oriental. Como o game é similar em aparência a outros jogos do oriente, isso acaba fazendo sentido. No entanto, muito embora a música seja até boa, vale lembrar que este jogo de tabuleiro foi inventado por um ocidental, então colocar uma música temática oriental vai contra a lógica.

Prós & Contras

Prós

  • Visual bacana
  • Jogabilidade boa
  • Inova ao trazer um jogo de tabuleiro pouco conhecido

Contras

  • A versão gratuita é limitada
  • A música de fundo não faz sentido com o jogo

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Abalone Free

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação