Logo Anno: Build an Empire Ícone

Anno: Build an Empire

Versão 2.0.0 Grátis
28 MB
Funciona em: Android
4.0/4.1/4.2/4.3/4.4/5.0
Adicionado em : 24/04/2015 Ubisoft Entertainment
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Marcelo Rodrigues
Erga construções, desenvolva sua vila, atraia viajantes e administre um verdadeiro império

Jogos de estratégia geralmente exigem que você crie hordas quase infinitas de tropas, treine seus guerreiros, junte todo mundo e faça um ataque massivo, daqueles que não deixam pedra sobre pedra. Anno: Build an Empire vai na contramão desse pensamento e, de uma forma mais pacífica, dá todas as ferramentas para que você construa um grande império a partir do zero.

Aqui, o jogador faz o papel de um jovem explorador que, por conta dos serviços prestados por seu pai, ganha uma pequena ilha das mãos do próprio imperador. Não pense que é um lugar paradisíaco ou nada do tipo, as terras cercadas pelo oceano são o local ideal para que você aprenda a arte da administração e faça crescer um pequeno vilarejo. 

Anno: Build an Empire - Imagem 1 do software

Como nem mesmo a menor das vilas de mantém apenas com alguém que a governe, é preciso dar conta de todas as condições básicas para que viajantes vindos de outras terras possam encontrar um lar em seus domínios. Construir casas, estradas e montar toda estrutura para que as pessoas possam viver por ali, então, se torna algo essencial.

O jogador de Anno: Build an Empire precisa analisar as necessidades de sua cidade, planejar toda infraestrutura e se desdobrar para aproveitar todas opções que os mais de 60 recursos e as 150 construções podem trazer ao game. O jogo exige conexão constante com a internet, oferecer opção de se conectar à Google Play Games e tem uma loja para microtransações.

Nossa Opinião sobre o Anno: Build an Empire

Quem gosta de jogar no celular tem a vantagem de ter um belo catálogo à disposição, sem ter que se prender a algum gênero em específico. Não é preciso só ligar pedras coloridas, meter o pé no acelerador virtual ou desviar de obstáculos mortais, por exemplo. Anno: Build an Empire oferece a oportunidade única para que os jogadores possam sair do nada e criar um império.

A franquia Anno mistura elementos de estratégia e construções de cidades e é bem conhecida dos gamers de PC. Agora, chegando às telinhas de smartphone e tablets, a série permite que o público leve suas vilas no bolso e ampliem seus domínios de qualquer lugar – até mesmo em uma folguinha do trabalho, afinal, não é todo mundo que governa uma ilha no mundo real.

Desenvolvido pela Ubisoft, o título esbanja qualidade em praticamente todos os aspectos da produção. O visual é bastante detalhado para o gênero, oferecendo um belo mundo que mistura cenários 3D com construções em 2D de um modo que esse casamento não pareça estranho. As texturas dão a impressão de que tudo é pintado à mão, por exemplo.

A interface também mantém o bom nível, lembrando o posicionamento de ícones, menus e indicadores que se costuma encontrar em jogos como Age of Empires e Clash of Clans – sem deixar que nada atrapalhe a jogabilidade. A música de fundo complementa muito bem a experiência, tocando uma trilha de época que parece ter saído de uma corte real vitoriana.

Construir um império nunca foi tão simples

Apesar da enorme gama de possibilidades proporcionada por Anno: Build an Empire, o game é muito bem planejado para não afundar o jogador em mecânicas complexas ou com o excesso de conteúdo, apresentando cada nova funcionalidade de forma gradual.

O longo tutorial é surpreendentemente divertido e se integra bem à produção, ensinando o que é preciso, mas sem parecer algo obrigatório em nenhum momento. Dois personagens agem como assistentes e oferecem dicas na hora de concluir as tarefas iniciais, mas como todos os textos estão em inglês, o entendimento dessas conversas pode ficar prejudicado.

Ainda assim, tudo funciona de modo bastante intuitivo, bastando que você preste atenção nas missões na parte esquerda da tela e também no menu de construções, que brilha com as unidades que precisam ser montadas. Como o game começa com uma boa quantidade de ouro, nem é preciso se preocupar com a parte de coleta de recursos em um primeiro momento.

Assim que se pega o jeito em Anno: Build an Empire, a evolução da vila segue de forma bastante acelerada. Construa casas para atrair famílias, cabanas de pesca para fornecer alimento, madeireiras para lidar com as árvores e ligue tudo com estradas de terra batida para fazer com que o local ganhe vida – você literalmente vê os habitantes andando por aí.

Pensamento estratégico é algo bem-vindo

Claro que isso é só o básico, já que, conforme a jogatina progride e a população aumenta, surgem dificuldades adicionais e também opções para solucioná-las. A cada novo nível atingido pelo vilarejo, por exemplo, são desbloqueadas novas construções e recompensas, que acabam trazendo materiais extras para o tabuleiro – forçando o desenvolvimento do povoado.

A partir de um certo momento, é exigido que, se você quiser atingir o máximo de eficiência do seu pequeno ecossistema virtual, seja pensada exatamente como vai funcionar a infraestrutura do local. Certas construções possuem uma certa área de influência de seus efeitos, e posicioná-las corretamente se torna algo primordial para o sucesso de sua administração.

O mercado local precisa ser colocado perto do maior número de casas possível, para aumentar os ganhos de ouro, enquanto as riquezas naturais na área em que for erguida uma mineradora afetam a porcentagem de pedras e metais coletados pelos trabalhadores. Com o tempo, você vai descobrir que até as estradas têm o poder de acelerar seus ganhos no game.

Gradualmente as coisas ganham proporções muito maiores, com as moradias de madeira dando lugar a casarões feitos de pedra e o jogador tendo que se preocupar com fatores como entretenimento, educação e até religião. Como a jogatina é online, é possível pedir uma ajudinha aos amigos para conseguir recursos urgentes para os cidadãos do seu celular.

Ampliando os horizontes

Apesar de não ser necessariamente minúscula, o terreno de sua ilha começa a ficar pequeno depois de alguns níveis, o que geralmente é a indicação que você deve começar a trabalhar em sua frota marítima. Sim, pode-se explorar os arredores e encontrar novas terras prontas para serem conquistadas – algumas delas com elementos que só se encontra nelas.

Pode parecer chato, mas é a oportunidade de começar uma nova civilização de um modo mais rápido, já que você vai ter uma boa dose de experiência – através dos erros e acertos – em sua administração inicial. Fique tranquilo, não é preciso abandonar suas criações anteriores: para trocar de ilha, basta deslizar três dedos pela tela e curtir o resultado da sua dedicação.

Eventualmente, o game pode exigir bastante do seu tempo para dar conta de tudo. Porém, se você não for do tipo de jogador viciado – daqueles que confere as notificações do celular o tempo todo –, é tranquilo resistir à tentação e brincar em Anno: Build an Empire só quando sobrar um tempinho mesmo, sem perder nada de significativo.

O jogo oferece uma longa lista de itens e recursos que podem ser adquiridos por dinheiro real, com alguns dos pacotes podendo chegar a mais de R$ 300, mas até o ponto em que testamos Anno: Build an Empire, não houve nenhuma necessidade de adquirir ouro ou materiais adicionais para seguir na jogatina.

Prós & Contras

Prós

  • Belos gráficos
  • Tutorial de qualidade
  • Dificuldade na medida certa
  • Microtransações não são obrigatórias
  • Música temática

Contras

  • Apenas em inglês
  • Fica complexo com o tempo

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Anno: Build an Empire

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação