Logo CPF Digital Ícone

CPF Digital

Grátis
48.83 MB
Funciona em: Android
5.0/6.0/7.0/7.1
Atualizado em : 16/05/2020 Governo do Brasil
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Alana Schmidt
Confira seus documentos em um só lugar

A tecnologia tem permitido cada vez mais que diversas funções feitas pessoalmente possam migrar para o digital, gerando menos burocracia e facilitando a vida de muitas pessoas. É uma forma de acelerar os processos básicos de consulta direto de casa, sem precisar ir até um departamento, formar filas e gerar aglomeração desnecessária.

Uma das soluções mais práticas oferecidas até então é a proposta do CPF Digital, aplicativo desenvolvido pelo próprio Governo do Brasil como forma de agilizar a vida dos cidadãos no que diz respeito a consulta de dados imprescindíveis que estão ligados ao Ministério da Economia, Receita Federal e ao próprio Governo. No entanto, com tantas funções, será que o app de CPF Digital realmente consegue entregar um bom serviço?

Como funciona o CPF Digital

No primeiro contato com o aplicativo, o CPF Digital já se mostra ser extremamente simples. Basta preencher com os dados do usuário, sendo eles a data de nascimento e o próprio número do CPF para que possa ser feita a sua localização no sistema.

Após isso, é feita uma sequência de fotos para que o usuário possa ser devidamente reconhecido. São fotos de frente e de ambos os perfis, esquerdo e direito, além de uma foto sorrindo. É só após esse processo que o aplicativo permite que o usuário faça sua selfie para que possa ser analisada pelo sistema.

É válido ressaltar que muitas pessoas não podem ter acesso ao CPF Digital. Isso porque o aplicativo foi desenvolvido para quem possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida em dados biométricos, a versão mais atual. Ou seja, o sistema biométrico do próprio CPF Digital é ligado aos dados emitidos pela CHN; quem tenta entrar no aplicativo e não é reconhecido, acaba recebendo uma mensagem que o impede de conferir as outras funções que o aplicativo oferece.

O CPF Digital possui uma interface simples e apresenta os dados cadastrais do usuário de maneira organizada e de fácil consulta. Os números do próprio CPF e da CNH aparecem dispostos na tela inicial junto a foto do usuário que consta no sistema.

Uma atualização do CPF Digital, inclusive, disponibiliza a função para que o próprio usuário possa fazer o upload de sua foto direto da galeria. É preciso estar de acordo com as diretrizes do sistema, claro, mas já é um avanço para aqueles que têm algum problema com suas fotos atuais.

. 

Nossa Opinião sobre o CPF Digital

Inicialmente, o aplicativo entrega tudo aquilo que propõe. Sua interface é simples e de fácil compreensão, além de mostrar os dados principais logo de cara, sem necessidade de navegar por menus complicados.

No entanto, existem muitas melhorias que podem ser implementadas, como, por exemplo, a presença de mais documentos que podem ser acessados de forma digital, como o título de eleitor.

Além disso, a restrição de acesso ao aplicativo apenas para aqueles que possuem o cadastro biométrico da CNH acaba limitando muito a população, já que muitas pessoas podem precisar conferir o número do CPF pelo celular mas não podem.

São mudanças que o próprio CPF Digital pode alterar no futuro, mas, até então, seu serviço básico é muito bom e merece ser recomendado.

Prós & Contras

Prós

  • Gratuito
  • Organizado

Contras

  • Acesso limitado

Avaliações sobre o CPF Digital

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação