Logo ID Estudantil Ícone

ID Estudantil

Grátis
4.3 MB
Funciona em: Android
4.2/4.3/4.4/5.0/6.0/7.0/7.1
Atualizado em : 27/11/2019 Governo do Brasil
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Quer ter a sua carteirinha de estudante no seu celular? Saiba como!

Para o estudante, o direito a meia entrada em diversos eventos é uma maneira de conseguir se manter em contato com outros ambientes. No entanto, para conseguir usufruir desse benefício, é preciso ter um documento da instituição de ensino, a famosa carteirinha escolar. Em muitos casos, essa não é uma situação fácil, uma vez que a carteirinha física pode não estar acessível.

Pensando em uma solução para esse problema, o Governo Federal lançou a ID Estudantil. Esse aplicativo, disponível para Android, tem o objetivo de substituir a carterinha física, sendo uma opção acessível e simples.

Por ser ainda um projeto em desenvolvimento, a utilização do aplicativo tem alguns detalhes que devem ser observados. Para saber como usar o ID Estudantil, acompanhe!

Como baixar carteira do estudante digital

Para começar a utilizar a ID Estudantil, é preciso instalar o aplicativo no celular. Basta acessar a Play Store e instalar o programa no celular.

 

ID Estudantil - Imagem 1 do software

Após instalado, é preciso realizar o login. O usuário tem tanto a opção de inserir os dados e acessar a conta única do governo como há a opção, para a realização do cadastro. O documento utilizado é o CPF do estudante, que será o login de acesso.

Completado o processo, já é possível acessar a carteirinha. Por ser o primeiro acesso, o app indicará que não há nenhuma ID cadastrada, devendo ser inserida. Para isso, é preciso clicar em adicionar e, então, escolher uma das duas opções.

A primeira, "Minha Id Estudantil" só aparece disponível para os alunos que possuem cadastro em uma instituição de ensino. No entanto, podem ocorrer erros de sincronização e o cadastro não estar disponível. Nesses casos, deve-se optar por "ID estudantil independente".

Essa opção encaminha o estudante para um processo manual, no qual todas as informações deverão ser informadas pelo usuário. Nesse espaço, há a opção de recuperar a ID ou criar uma nova.

Nossa Opinião sobre o ID Estudantil

O aplicativo é uma opção viável e simples para a substituição da carteirinha de estudante física. Sua instalação pode ser realizada mesmo por quem não entende muito o processo, pois é pela Play Store. Sua configuração permite que o app seja instalado a partir do Android 4.4, possibilitando que vários usuários possam utilizá-lo.

O uso do app é relativamente fácil. Basta realizar o login para começar o processo. No entanto, por não contar com nenhum tutorial para auxiliar, o cadastramento pode ser um problema para alguns usuários.

O maior problema do app é seu desenvolvimento: como ainda está sendo desenvolvido, há a ocorrência de erros. Por conta disso, o usuário deve observar os problemas e relatar na página do aplicativo na Play Store.

Quanto ao uso do aplicativo no lugar da carteirinha física, não deve ser um problema. O aplicativo é desenvolvido pelo Governo e, por isso, possui garantia de autenticidade. Vale, no entanto, confirmar a permissão de uso antes.

Prós & Contras

Prós

  • Instalação simples e acessível para os usuários;
  • Aplicativo relativamente fácil de ser usado;
  • Deve ser amplamente utilizado no lugar da física.

Contras

  • Por ainda estar em desenvolvimento, pode apresentar erros.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o ID Estudantil

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação