Logo SOS Mulher Ícone

SOS Mulher

Grátis
21.48 MB
Funciona em: Android
4.2/4.3/4.4/5.0/6.0/7.0/7.1
Atualizado em : 19/09/2019 policia militar SP
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Alana Schmidt
Aplicativo oferece socorro a mulheres com ordem protetiva na justiça

A violência contra a mulher é, há vários e vários anos, um problema social muitíssimo grave na sociedade, o que tem gerado inúmeros debates e a criação de medidas para evitar feminicídios e outros crimes contra a mulher.

SOS Mulher - Imagem 1 do software

De outro lado, está a conscientização, que trabalha a longo prazo para criar uma cultura de igualdade entre os gêneros, evitando a violência no futuro.

Mesmo entre essas soluções, há medidas reparatórias, como por exemplo ordens de justiça, que protegem a mulher em casos de vulnerabilidade, com o objetivo de evitar novos quadros violência e outros crimes piores.

O aplicativo SOS Mulher, criado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo atua como um item complementar da medida protetiva, auxiliando o socorro a mulheres, ao evitar um caso de violência, onde o serviço de emergência do 190 é acionado em casos de risco contra a integridade física e a própria vida.

Nossa Opinião sobre o SOS Mulher

O aplicativo oferece socorro a mulheres ao acionar o 190 e usar a localização da vítima para informar o serviço de emergência do descumprimento da ordem judicial por parte do agressor. 

A solicitante pode baixar SOS Mulher e fazer seu cadastro dentro do aplicativo com os seguintes dados:

  • CPF;

  • RG;

  • Nome completo;

  • Nome da mãe completo;

  • DDD + Telefone;

  • Data de nascimento;

  • E-mail.

Porém, caso o GPS esteja desabilitado ou sem redes móveis para que o aplicativo receba a localização, o sistema ficará impossibilitado de acionar a emergência por meio do aplicativo, fazendo do contato telefônico a única solução.

Outro ponto importante fica por conta do uso, que é restrito à mulheres com a medida protetiva na justiça contra o agressor, impedindo qualquer outra pessoa de utilizar o aplicativo para acionar o serviço de emergência do 190.

Por isso, apesar da funcionalidade muito útil para o socorro a mulheres, o uso não é geral. A ideia do aplicativo é muito boa, mas é mais corretiva do que preventiva.

O SOS Mulher tem muito potencial para se tornar um canal mais forte de combate à violência contra a mulher, porém, precisa de algumas melhorias e implementações para isso, inclusive ao abrir espaço para qualquer mulher utilizar o aplicativo.

O aplicativo é uma ótima iniciativa, especialmente vinda do Estado, porém, muitas outras são necessárias, especialmente as que utilizam da conscientização e do debate para criar uma sociedade que garanta a segurança da mulher em qualquer lugar em que ela esteja.

A informação é imprescindível para que exista igualdade real de gêneros e, aplicativos e outros serviços na internet podem ter um papel muito importante nessa conquista.

O aplicativo está disponível na Play Store e você pode baixar SOS Mulher aqui.

Prós & Contras

Prós

  • Interface intuitiva e simples
  • Auxilia no combate de um problema social;

Contras

  • Funciona para mulheres que já possuem uma ordem da justiça;
  • Ainda é um aplicativo muito raso e restrito.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o SOS Mulher

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação