Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
Adobe Audition
Verificado

Adobe Audition

O melhor editor de áudio do mundo ganha uma nova versão e está mais afinado do que nunca

Windows
300.78 MB
-
300.78 MBBandeira do Brasil

O melhor editor de áudio do mundo ganha uma nova versão e está mais afinado do que nunca

Sobre o App

Avatar de: Equipe Baixaki

Por Equipe Baixaki

Atualizado em 30/08/2023 01h22min

Seja para criação musical ou para tratar da parte sonora de vídeos, um bom programa é essencial para se obter um resultado final de qualidade. Um dos nomes mais bem conceituados do mercado é o Adobe Audition, uma ferramenta repleta de recursos poderosos para edição e tratamento de áudio.

O aplicativo ganhou uma nova versão e agora está integrado com o Premiere, o competente editor de vídeos da Adobe. Assim, é possível modificar a trilha sonora ou a narração de um vídeo que você está criando diretamente no Audition, sem perder nada em qualidade e eficácia.

Adobe Audition

Produção de áudio eficiente

Um novo motor presente no Adobe Audition CS6 dá a ele alta performance no processamento de áudio. Isso reflete em mais velocidade para abrir, salvar, importar e exportar arquivos, bem como para incluir efeitos e filtros de áudio, e também em edições de múltiplas sessões.

O processamento de arquivos no Adobe Audition CS6 está um pouco mais simples devido à ferramenta capaz de fazer isso em lotes. O aplicativo é capaz de automatizar algumas ações como a conversão da taxa de amostragem dos arquivos ou mesmo os formatos de áudio que você utiliza.

Gravação em tempo real

A possibilidade de gravar áudios diretamente pela plataforma é um dos pontos de destaque da Adobe Audition, já que isso permite economizar tempo no processo de verificação da qualidade do áudio, e a edição pode ser feita logo na sequência. Dessa forma, não será preciso ficar alternando entre programas, já que tudo vai ser feito no mesmo lugar.

É possível pausar ou finalizar a gravação a qualquer momento, de acordo com suas preferências e, após isso, é preciso apenas adicionar as modificações necessárias pelo próprio Adobe Audition, desde o uso de efeitos sonoros até a suavização do áudio, caso seja necessário.

Possibilidade de teste

Para quem não quer correr o risco de aplicar um efeito sonoro e ter que desfazer todo o processo, o Adobe Audition permite realizar aplicações momentâneas apenas para teste.

Edição de áudio no Adobe AuditionYouTube(Fonte: YouTube/Reprodução)

Para isso, basta ir até o menu "Navegador de Mídia" e procurar pelas predefinições disponíveis. São várias possibilidades, incluindo ampliador, efeito de locutor e muito mais. Cada efeito altera diversas características vocais e pode combinar com a sua intenção.

Vale a pena fazer os testes em busca do que mais for apropriado para o seu caso. Se gostar, clique em “aplicar” para evitar possíveis erros futuros.

Fade in/fade out no Adobe Audition

Uma técnica utilizada com frequência por quem faz edições de áudio é a de fade in/fade out, ou seja, o momento em que a trilha sonora surge ou desaparece aos poucos de um arquivo. Ela é empregada principalmente quando tem alguma pessoa falando e o áudio não pode atrapalhar o que está sendo dito.

No Adobe Audition, a ferramenta pode ser utilizada de um jeito simples e inovador. Para isso, basta ter a sua trilha aberta no programa e clicar no ponto exato em que o efeito vai iniciar. Feito isso, você precisa apenas aumentar ou diminuir a duração do método, e isso vale tanto para fade in quanto para fade out.

Fade in e fade out no Adobe AuditionYouTube(Fonte: YouTube/Reprodução)

Vale lembrar que quanto mais inclinada a curva, maior a duração. Por exemplo, caso queira que a trilha sonora vá diminuindo gradualmente por mais tempo, basta incliná-la de forma mais duradoura. É importante realizar testes com frequência para avaliar e ter certeza de que o resultado está de acordo com o que você espera do projeto.

Também vale ressaltar que, graças ao método das múltiplas faixas, tudo o que é aplicado em uma trilha específica é atualizado imediatamente no arquivo. Assim, a edição fica cada vez mais rápida.

Preparar arquivo para salvamento

No caso do Adobe Audition, são dadas duas opções de salvamento: a primeira é salvar as faixas editadas de forma individual e, pela segunda, é possível salvar tudo de uma só vez. Basta clicar fora da zona de edição e, em seguida, selecionar as faixas que vão ser exportadas. É preciso ter atenção para não deixar nada importante de fora.

Para salvar as múltiplas faixas, vá até o menu "Exportar" e clicar em "Mixagem de Múltiplas Faixas".

Histórico de modificação

Outra novidade é a presença de um histórico de ações, tal qual existe em outro programa bastante famoso da Adobe, o Photoshop. Com esse novo recurso, que registra absolutamente tudo o que você faz no Adobe Audition CS6, é possível desfazer e refazer ações de forma bem simples, além de visualizar tudo o que foi feito com suas faixas de áudio.

Modo Multifaixas

O Adobe Audition CS6 conta com um modo de visualização multifaixas que permite a edição simultânea de quantas faixas você precisar modificar. Recorte, edite e misture o quanto for necessário, tudo de forma individual, dedicando a atenção que cada arquivo merece na interface bastante organizada do novo Audition.

Modo multifaixas no Adobe Audition

Efeitos

Independente dos motivos que levam você a usar um editor de áudio, o fato é que os efeitos disponibilizados pelo programa são sempre um bom jeito de dar um ar diferenciado aos arquivos editados. O Adobe Audition CS6 conta com uma sessão específica na qual lista os efeitos aplicados em cada faixa.

Isso ajuda de diversas formas, pois permite maior controle sobre o que você modificou e permite uma combinação precisa de vários efeitos. É possível “ocultar” um efeito clicando no botão de desligar presente ao lado de cada entrada no menu “Effects” e também usar os modelos pré-configurados presentes no Adobe Audition CS6.

Suavização e restauração de áudio

Um dos pontos extremamente úteis do novo Adobe Audition CS6 é a praticidade com que suas ferramentas de edição de áudio trabalham. Um bom exemplo é a capacidade de suavização de arquivos de áudio por meio da redução de ruídos. Esse recurso tem uso simples, é aplicado como qualquer outro efeito, analisa a estrutura da faixa e remove as “impurezas” do som automaticamente.

Suavização e restauração de áudio no Adobe Audition

Além disso, a possibilidade de trabalhar com cada faixa tanto em forma de onda quanto em forma espectral torna mais simples a identificação e remoção de barulhos indesejados. É também um método mais apropriado para trabalhar com o volume das faixas como um todo ou de cada setor do arquivo de áudio editado.

Área de trabalho

A Adobe sempre capricha no desenho da interface de seus produtos e com o Audition não poderia ser diferente. Contudo, selecionando alguma outra opção do menu “Workspace” é possível modificar o modo como se trabalha com as janelas e seções do aplicativo. São várias opções que devem se adequar perfeitamente ao modo como cada um usa este editor de áudio.

Baixar e instalar

Ao clicar em “Clique para baixar”, você é direcionado a uma página da Adobe. Lá, selecione o idioma do programa e clique em “Download now”. Você vai baixar o assistente de download da Adobe, aplicativo que vai auxiliar você a baixar o Audition.

Baixar Adobe Audition

Ao abrir o programa assistente, é preciso fazer um cadastro no sistema da Adobe para poder baixar o arquivo de instalação do editor de áudio, o que é feito rapidamente.

Crie uma conta na Adobe no Adobe Audition

Depois, faça login, indique o local do computador para o qual será baixado o arquivo e aguarde o início da transferência.

Adobe Audition

Ao final, instale o Adobe Audition normalmente.

Ler menos

Opinião dos editores

Falar que programas da Adobe são de qualidade é quase um pleonasmo, mas, mesmo assim, nunca é demais. O Adobe Audition CS6 está funcionando muito bem e, em sua nova versão, ganhou recursos que o destacam ainda mais como grande nome do gênero. Sua interface está melhor do que nunca, bem organizada e personalizável.

A simples possibilidade de um controle mais amplo sobre cada ação realizada no programa por meio de um histórico e também de uma lista de efeitos incluídos, o que também dá mais precisão a esses itens do aplicativo, já dão conta de como tudo está mais fácil e na mão do usuário que opta pelo Adobe Audition CS6.

Outro recurso extremamente útil e que deve ser usado por qualquer editor de áudio, a redução de ruídos e barulhos indesejáveis, está ainda mais simples. Isso significa que no Adobe Audition CS5.5 você encontra praticidade para as ferramentas mais usadas, deixando-as acessíveis e quase automáticas.

O consumo de recursos do computador não foi tão melhorado, mas isso está aprimorado em relação a outros aplicativos. De qualquer forma, se você for usar o Adobe Audition CS6, é bom que o faça em um computador com memória RAM de sobra, evitando abrir outros aplicativos “comilões” de memória simultaneamente.

Sem dúvida, os pontos negativos do Adobe Audition CS6 são o seu preço elevado e também a complexidade de uso, pois são dezenas de ferramentas em um único lugar, o que deve confundir os usuários iniciantes. Se você procurar uma alternativa mais simples e gratuita, a melhor opção é o software livre Audacity.

Ler mais

Notícias

Outros apps da Adobe

Informações Técnicas

  • Plataforma

    Windows
  • Tamanho do app

    300.78 MB
  • Lançado em

    2018-03-07 17:24:00.420
  • Oferecido por

    Adobe

Assistir vídeo?

Seu download vai começar após o anúncio.