MuseScore
Crie suas partituras com vários instrumentos e até vozes com este editor simples e gratuito
Crie suas partituras com vários instrumentos e até vozes com este editor simples e gratuito
Sobre o App
Por Luísa Barwinski
Se você está começando no mundo da música e gosta de ler partituras, o MuseScore é um bom jeito de começar. Os primeiros passos no mundo da música são os mais complicados justamente por ter de se adaptar à linguagem das notas musicais, breves, semi-breves e todas as outras variantes. Se você quer fazer composições básicas e visualmente bonitas, o MuseScore é ideal para o que você precisa!
Apesar de parecer fácil, ler partituras não é assim tão simples para quem nunca teve contato com este tipo de coisa. O MuseScore é voltado para todo e qualquer tipo de usuário que deseje compor ou ler partituras no seu computador. Contudo, ele apresenta alguns problemas quando o assunto é criar a própria partitura. Isso porque alguns elementos são inseridos automaticamente pelo programa como pausas, ligações, pontos e uma série de outros símbolos que interferem bastante na sua partitura.
Porém, o funcionamento dele é bastante simples – você cria uma nova partitura clicando em “Arquivo” e depois em “New”. O processo de criação de uma nova partitura passa pelo assistente de criação que vai perguntar quantos e quais são os instrumentos que você deseja usar na sua composição. O programa permite inserir violinos, guitarras, vocais, flautas, trompetes e outros metais e mais uma série de outros instrumentos, sem contar o primordial piano.
Depois de definir quais serão os seus instrumentos é hora de colocar a mão na massa e pontos nas linhas. Clique no botão com um “N” maiúsculo e selecione qual é o tipo de nota que você deseja inserir na pauta. O MuseScore oferece todas as variantes das marcações de acordo com o tempo e a brevidade que você deseja dar à elas. Feito isso, posicione o cursor na localização que você quer inserir as notas e clique. Cuidado, o MuseScore tende a fazer ligações que podem prejudicar a sua partitura. Portanto, fique atento.
Quando você terminar de editar a sua partitura, poderá ouvi-la com o suporte MIDI que o MuseScore oferece. A qualidade de áudio não é das melhores, mas é possível ter uma boa dimensão de como vai ficar a sua música. Se você estiver trabalhando com mais de uma partitura, o MuseScore vai abri-las em abas, assim como os navegadores de internet fazem, para facilitar a sua vida.
Entretanto, se você procura sofisticação e exatidão nas suas produções, é recomendável que utilize outros softwares como o NoteWorthy Composer ou o Finale. Porém, estes dois softwares são pagos o que pode tornar o uso um pouco limitado, se você procura um bom programa e ainda que seja gratuito. Aliás, o Finale é considerado por muitos como o melhor editor de partituras que está disponível na internet no momento. Porém, se você busca um editor leve e básico, o MuseScore não vai decepcioná-lo.
Se você for um músico veterano e possuir bons conhecimentos musicais você pode criar tessituras de concerto e vários outros tipos de partitura. O MuseScore também permite que você altere o display do programa, adicionando paletas e menus nas laterais de modo a facilitar a construção da música. Mais uma vez, é preciso ficar atento para as inserções que o programa coloca automaticamente. Depois que você terminar, salve as suas partituras para que elas possam ser vistas por outras pessoas. Os formatos são o MSCZ, MSC, XML, MLX, PDF e outros formatos que podem auxiliar bastante.
Opinião dos editores
Notícias
Informações Técnicas
Plataforma
WindowsTamanho do app
52.92 MBLançado em
2018-04-05 18:26:23.973Oferecido por
MuseScore TeamContato da Empresa
Acessar site
Assistir vídeo?
Seu download vai começar após o anúncio.