Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
Firefox Developer Edition
Verificado

Firefox Developer Edition

O Firefox, porém recheado de recursos criados especialmente para desenvolvedores

Windows
33.89 MB
-
33.89 MBBandeira do Brasil

O Firefox, porém recheado de recursos criados especialmente para desenvolvedores

Sobre o App

Avatar de: Ramon Voltolini

Por Ramon Voltolini

Atualizado em 30/08/2023 13h38min

Firefox Developer Edition é uma versão do navegador da Mozilla criada especialmente para desenvolvedores, trazendo uma série de ferramentas adicionais.

Além de empregar as mais recentes tecnologias aplicadas no Firefox, esta edição também possui opções para ajudar no desenvolvimento e no testes das suas aplicações, incluindo funcionalidades de depuração, teste de responsividade e até mesmo uma IDE integrada.

Vale sempre reforçar que algumas das funções do programa ainda estão em teste e, por isso, podem nem sempre se comportar da maneira esperada. Caso desejado, é possível executar o Firefox Developer Edition e o Mozilla Firefox na sua versão estável no mesmo computador sem conflito de perfis entre elas.

Novo visual

O Firefox Developer Edition é a antiga versão de desenvolvedores do Firefox, chamada “Aurora”, porém com algumas mudanças visuais e novas ferramentas. A mudança mais significativa que você vai perceber ao abrir o navegador certamente é o seu novo tema. A tela possui abas quadradas em vez dos cantos arredondados e um tema escuro.

O navegador exibe a sua barra de títulos e o plano de fundo na cor preta, colocando as letras em branco para proporcionar o destaque ideal para a leitura. Porém, nas preferências do browser você também encontra uma versão clara do tema, para o caso de você preferir o uso dele com esse estilo em vez das tonalidades escuras.

Uma IDE integrada

O aplicativo traz ferramentas para você desenvolver, testar e escalar aplicativos desenvolvidos para o Firefox OS, evitando que desenvolvedores precisem ter vários programas instalados no computador. Entre elas, a que merece um grande destaque é a IDE interna do navegador. Você pode abrir esse setor por meio da barra presente na parte superior direita da tela ou por meio do menu de ferramentas, no setor de desenvolvimento web.

IDE do navegador

A IDE traz um modelo de interface semelhante a outros programas do estilo, com a árvore de arquivos na lateral esquerda, a porção direita destinada ao código e as demais ferramentas na parte superior do display. Você pode inclusive baixar os emuladores para testar os resultados finais, caso desejado.

Mais ferramentas

O programa também conta com uma série de opções para quem desenvolve aplicativos para a web, sendo que elas podem ser abertas por meio da tecla “Alt”, abrindo o menu “Tools” e selecionando o item “Web developer”. Entre as opções disponíveis, você pode testar como a página desenvolvida vai abrir em diferentes tamanhos de tela, apenas modificando o tamanho da janela do navegador.

Console

Também é disponibilizada uma ferramenta de depuração, com a opção de visualizar o comportamento de um aplicativo em diferentes plataformas por meio do “Valence”. O navegador conta ainda com o console tradicional de desenvolvedor, a inspeção de itens de uma página, verificação de APIs de áudio e depuração de JavaScript.

Por meio do monitor de rede também é possível ver todas as requisições realizadas pelo navegador e quanto tempo cada uma delas demora para obter uma resposta, além de poder ter informações detalhadas sobre elas. O programa também conta com um editor de estilo para CSS, entre várias outras ferramentas.

Conflito de perfis

O Firefox Developer Edition utiliza um sistema de perfis diferente e, por isso, se você utilizava o Aurora, vai perceber que ao abrir a nova versão ele não vai carregar os dados da antiga. Porém, uma possível maneira para resolver o problema está em entrar nas configurações e desmarcar a alternativa “Allow Firefox Developer Edition” and Firefox to run at the same time”.

Opções

Entretanto, tal opção faz com que você não possa utilizar as duas versões. Outra alternativa está em utilizar a ferramenta de sincronização para importar os dados do perfil diretamente do Firefox.

Novidades da versão 38

Essa versão do browser para desenvolvedores mudou pouco na sua edição 38. Não há qualquer mudança visual significativa, mas a Mozilla implementou algumas novidades internas. Há melhoramentos em CSS, HTML, JavaScript e algumas outras relacionadas à APIs. Nada muito drástico.

A versão 38 Alpha, por enquanto, é basicamente um pacote de correções para a 37, mas ainda assim vale a pena fazer a atualização, uma vez que, para desenvolvedores, cada novidade é importante.

Ler menos

Opinião dos editores

Firefox Developer Edition traz mais uma alternativa de navegador que utiliza o Firefox como base de funcionamento. Entretanto, no caso dessa aplicação, se trata de uma versão oficial da Mozilla criada especialmente para desenvolvedores, englobando novos recursos ainda não implementados na versão estável do navegador.

Além disso, o programa também conta com as ferramentas tradicionais para desenvolvimento e algumas novas opções muito interessantes. Entre elas, certamente merece destaque a IDE interna do aplicativo, pois disponibiliza uma opção extremamente leve para você criar apps para o Firefox OS, dispensando as tradicionais versões pesadas de desktop.

O programa utiliza um sistema de perfil diferente do Firefox, permitindo que ambas as versões do navegador possam ser utilizadas ao mesmo tempo no computador sem interferências. Entretanto, se você tinha um perfil no Aurora, os seus dados não serão carregados em um primeiro momento, necessitando de algumas configurações manuais para a tarefa.

O aplicativo traz um sistema de sincronização, permitindo que você possa importar os dados da versão estável do Firefox para o Firefox Developer Edition.

Mudança de ares

Embora não seja parte das mudanças “funcionais” do navegador, a alteração do tema proporcionou uma repaginada ao visual já tão conhecido do browser. Além de oferecer uma grande distinção entre ele e o Firefox “normal”, o tema escuro possui um bom contraste de cores e abas com os cantos quadrados.

Da mesma forma, o programa também oferece uma alternativa de cor clara para o tema, para quem preferir essa opção.

Ferramentas mantidas

Outro ponto interessante é que quem já utilizou o Firefox pode localizar mais rapidamente as funções e ferramentas oferecidas, visto que não há grandes alterações nos menus. Além disso, ele também continua totalmente compatível com os complementos desenvolvidos para o navegador da Raposa. Assim, não vão faltar personalizações e funcionalidades adicionais para o browser.

O programa também mantém a função de aba anônima, para quem quer navegar sem deixar rastros no computador. O browser é leve e veloz, permitindo que você carregue novas páginas sem demoras ou esperas desnecessárias (no entanto, lembre-se de que a sua conexão interfere nos resultados).

Além disso, ao menos durante os nossos testes, o uso de memória no computador foi satisfatório, não chegando a um terço do que o ocupado pelo Firefox, com as mesmas guias abertas em ambos.

Ler mais

Notícias

Informações Técnicas

Assistir vídeo?

Seu download vai começar após o anúncio.