
Adobe Premiere Pro
A nova versão do robusto editor agora suporta mídias VR e valoriza o poder de fogo do seu PC!
A nova versão do robusto editor agora suporta mídias VR e valoriza o poder de fogo do seu PC!
Sobre o App
Por Equipe Baixaki
Atualizado em 30/08/2023 01h22minSe você for estudante, clicando aqui você ganha 60% de desconto na assinatura do Adobe Cretive Cloud, aproveite!
A versão atualizada do Adobe Premiere Pro chegou! Agora com uma série de ferramentas que oferecem suporte a vídeos de Realidade Virtual (VR), o popular software de edição ganhou, ainda, mecanismos que facilitam a importação de mídias. Agora, imagens capturadas não somente pelas parrudas Red Epic 5K e Red Scarlet-X podem ser carregadas junto do editor: a Red Weapon 8K, Red Raven e DJI X5, usada por drones, podem submeter também suas gravações aos efeitos do programa.
São pelo menos três as grandes mudanças que acompanham o update: ficou ainda mais fácil trabalhar com mídias em proxy, melhorias na paleta de edição de cores foram feitas e ferramentas dedicadas a clipes de VR ficam à disposição do usuário. Plugins desenvolvidos por desenvolvedoras parceiras da Adobe, o download automático de imagens ou vídeos a partir do Adobe Stock e a possibilidade de pré-configuração das preferências dos arquivos importados são outros destaques.
O que é o Adobe Premiere Pro
O Adobe Premiere Pro é um programa de edição de vídeos que faz parte do grande grupo Adobe, casa de várias outras plataformas de criação e criatividade, como Photoshop, Illustrator e InDesign.
O programa tem uma interface robusta, por isso acaba sendo muito útil para quem pensa em desenvolver vídeos mais profissionais. Além disso, é importante lembrar também que existe o sistema de integração entre o próprio Premiere e outros programas da Adobe graças ao Creative Cloud, a plataforma que permite adicionar recursos de diferentes plataformas por meio de um processo simples.
Assim, fica fácil perceber que o Adobe Premiere Pro é, acima de tudo, um programa completo: além de possibilitar a edição de vídeos de forma simples, como cortes e ajustes, permite também deixar a produção mais completa com arquivos trazidos de outras plataformas. Por isso o programa se consagra como uma das maiores referências no segmento.
Como baixar e instalar
O Adobe Premiere Pro é um programa oficial, por isso pode ser baixado facilmente em qualquer PC. Não é preciso ceder nenhuma permissão, já que o arquivo é seguro, mas o processo acaba sendo um pouco demorado por se tratar de um programa robusto, cheio de ferramentas, e consequentemente pesado.
No entanto, após esperar o tempo necessário e finalizar o download, é preciso apenas finalizar a instalação. Caso o seu computador seja compatível com todos os requisitos para ter o Adobe Premiere, essa etapa deve ser finalizada em pouco tempo também.
Por fim, você será direcionado automaticamente para a tela inicial do programa. Não é necessário fazer nenhum tipo de login, mas para quem usa o plano premium e tem acesso a ferramentas específicas, entrar na conta é necessário para poder usá-las.
(Fonte: Adobe/Reprodução)
Como usar
Retomando o que já dissemos anteriormente, o Adobe Premiere Pro é um programa muito completo. Você pode usá-lo para algumas funções mais simples, como cortar e juntar diferentes arquivos de vídeo, adicionar trilha sonora e até mesmo adicionar uma caixa de texto para criar um único filme, caso seja essa sua ideia.
No entanto, também é possível ir adicionando alguns complementos bem simples, mas que fazem toda a diferença no resultado final. O melhor exemplo disso são os efeitos de imagem: são várias opções oferecidas pelo próprio programa e você pode escolher de acordo com o que mais combinar com o seu projeto, incluindo vídeos felizes, tristes, aventureiros e muito mais.
Para dar mais intensidade aos sentimentos captados no vídeo, existem também os controles de efeito. Eles ajudam a tornar o vídeo mais didático e profissional! É o caso do menu de movimento, por exemplo: ao ser adicionado ao vídeo, você pode ajustar as configurações para simular uma câmera em movimento ao dar zoom, mover para os lados ou até mesmo acompanhar determinado ponto, se preferir. Assim, quem estiver assistindo não vai ficar cansado.
(Fonte: Youtube/Reprodução)
Na hora de exportar o seu projeto, pense com cuidado, principalmente se você for iniciante. Salvar o vídeo de uma forma errada pode acabar estragando todo o seu trabalho.
(Fonte: Youtube/Reprodução)
Facilidade para consultar versão atual do Premiere
Uma mudança interessante na interface do Adobe Premiere é a acessibilidade à versão do programa.
Para isso, agora é preciso apenas ir até o menu Help e, depois, clicar em "About Premiere". Logo após, já serão mostradas algumas informações interessantes, incluindo a versão atual do programa, logo no topo da tela.
É importante ter esse acesso fácil, principalmente para quem usa a função do dynamic link entre Premiere e After Effects. Os dois programas precisam estar sincronizados na mesma versão para que a ferramenta funcione e os arquivos editados possam alternar em ambas as plataformas.
Função para simplificar sequências
Quanto mais complexo é o projeto, mais a linha do tempo no Adobe Premiere tende a ser também. Pensando nisso, foi adicionada a função de simplificar sequência. Para ativá-la, basta clicar com o botão direito e procurar pelo menu "Simplify Sequence". Isso fará que um novo menu seja aberto. A partir dele, é possível diferenciar melhor o que pode ser feito para aprimorar a visualização do projeto.
São várias opções, como remover faixas de áudio que estão mudas, transições, gráficos ou até mesmo os itens desabilitados ao longo do processo de construção e não tem mais utilidade.
YouTube(Fonte: YouTube/Reprodução)
Além disso, também é possível escolher entre fazer esse tipo de limpeza apenas na parte do áudio e vídeo ou em ambos ao mesmo tempo, para quem precisa de uma simplificação ainda maior.
Se a ação for ainda mais geral, o Adobe Premiere também dá a opção de fazer essa separação com base nas cores de cada etiqueta. Por exemplo: caso queira remover todos os clipes da timeline da cor rosa, já que eles são parecidos e não servem mais, basta especificar a cor e permitir que o programa faça o trabalho.
Quanto mais funções forem habilitadas, maior a diferença que poderá ser percebida em sua linha do tempo.
Mudança no sistema de cores
Aplicar filtros nos vídeos pode contribuir para deixá-los com o aspecto desejado no resultado. No Adobe Premiere, isso pode ser feito por meio da curva de cores, no menu de Lumetri Scopes. Comparado à versão anterior, o espaço para visualizar a função está maior, facilitando na hora de fazer os ajustes e realizar alterações na sensibilidade da curva de cores.
YouTube(Fonte: YouTube/Reprodução)
Além disso, agora a curva de cores é mais acessível para todos, sendo possível adicionar e moldar seus objetivos no menu, aos poucos, e alterar as marcações de acordo com suas preferências.
É válido lembrar que, para remover algum ponto marcado na curva, é bem fácil: basta apertar "Ctrl" e clicar sobre o ponto em questão.
Presets e configuração de mídias proxy
Ao criar um projeto, você pode agora definir de antemão as configurações que deverão ser aplicadas sobre quaisquer mídias importadas. É possível criar uma cópia dos vídeos, convertê-los para um novo formato ou então anexar um proxy a cada clipe, que nada mais é do que um vídeo em baixa resolução baseado na mídia original destinada à manipulação através das ferramentas de edição – esse recurso é valioso a quem deseja renderizar vídeos mais rapidamente, uma vez que as alterações aplicadas em proxy podem ser, também, atribuídas a arquivos RAW.
Ainda é possível importar presets salvos a partir da Creative Cloud, mas outro dos destaques diz respeito à sugestão de projetos adequados ao hardware do usuário e tipo de vídeo usado, por exemplo. Fato é que, nos casos em que templates em proxy forem criados, um sistema inteligente de distinção irá aplicar os efeitos de edição somente sobre os arquivos duplicados sem comprometer a mídia original.
Pensando na otimização de desempenho e valorização das configurações técnicas de cada computador, a versão atualizada de Adobe Premiere Pro também encerra processos em segundo plano no momento em que edições proxy estão sendo feitas. Para visualizar as cópias ou mídias originais, o botão “Proxy” pode ser acessado a partir da barra de ferramentas, exibida abaixo do monitor.
Download automático de mídias Adobe Stock
Outra implementação diz respeito à integração entre os serviços Premiere Pro e Stock: ao pesquisar por palavras-chave, que admite buscas a partir de filtros com base no tipo de arquivo, o download automática de um vídeo, por exemplo, poderá ser feito. Será suficiente, então, arrastá-lo até a timeline para adicioná-lo ao projeto.
Mais recursos de edição de cores
Atendendo ao pedido de uma multidão de usuários, a Adobe aprimorou também os recursos de edição de cores. Na prática, ficou mais fácil selecionar cores individuais ou grupos de cores para modificação isolada. Basta acessar o novo serviço Limetri HSL, definir os tons que deverão ser alterados e fazer a edição.
Houve mudanças também no Tere Scopes: os tons podem ser visualizados e trabalhados em alta ou em baixa resolução, admitindo, ainda, o ajuste de intensidade – com direito ao controle de brilho por meio do novo recurso Wreck 2020.
Edição de vídeos de Realidade Virtual (VR)
Como outra grande melhoria está também o suporte nativo de vídeos em echo rectangular (tipo de arquivo criado por softwares dedicados à junção das capturas feitas por câmeras de gravação em VR). Apesar de permitir a visualização tradicional, retangular, da área de trabalho, o Adobe Premiere Pro oferece suporte a um modo de visualização que sem assemelha à tela de óculos que exibem conteúdo em VR.
As edições são aplicadas em tempo real sobre as mídias e podem ser visualizadas a partir de clique sobre o monitor – clique, segure e arraste para simular o movimento de giroscópio. Plugins desenvolvidos por parceiros da Adobe podem também ser usados: efeitos de transição, por exemplo, agora ficam à disposição do usuário.
Suporte ao Open Capture
Semelhante às legendas, o Open Capture foi adicionado às opções de capture do editor. Essa função, ao contrário da Closed Capture, não fica restrita ao tipo de aparelho usado pelo espectador (como TV ou celular): edite o tamanho, estilo e cor da fonte e exporte os textos para quaisquer serviços compatíveis. Manipular o Open Capture é fácil, uma vez que basta copiar e colar a fala que deverá ser exibida pelo vídeo e, então, definir os tempos de início e fim para a linha.
Vale observar que, assim como em suas versões anteriores, as ferramentas de Adobe Premiere Pro são destinadas à edição profissional de vídeos.
Opinião dos editores
Notícias
Outros apps da Adobe
Assistir vídeo?
Seu download vai começar após o anúncio.