Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Como ter mais segurança no e-mail com Avast Free?

Phishing é um dos tipos de golpes mais comuns realizados por meio do e-mail.

Avatar de: Maura Martins

Por Maura Martins via nexperts

07/02/2024 03h00min · Atualizado em 28/02/2024 14h04min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
GettyImages/Reprodução
GettyImages/Reprodução

A internet está cada vez mais cheia de golpistas tentando tirar algum tipo de vantagem dos mais desavisados e o e-mail é uma porta de entrada comum para estas atividades. Uma das principais práticas, neste canal, é a de phishing.  De acordo com o PhishLabs, entre 2020 e 2021, houve um aumento de 47% nas tentativas deste tipo de golpe.  

Por tudo isso, é essencial ficar atento. Confira abaixo os tipos de phishing mais comuns. 

O que é phishing?

É um tipo de ciberataque em que o criminoso joga uma "isca", como uma promoção imperdível, para que a vítima clique em um link malicioso e envie os seus dados.

Geralmente, esse golpe é aplicado via e-mail. O remetente, costuma parecer fidedigno, o que faz com que a vítima não perceba que está fornecendo seus dados para um terceiro não autorizado.  

Uma vez com os dados, os golpistas podem realizar diferentes ações, como fazer compras com o cartão, vender dados pessoais, entrar em contato com a família se passando pela pessoa, entre outros.  

Essa prática pode ter várias "caras", conheça as mais comuns:

Golpe da vaga de emprego

Uma prática comum de phishing é o golpe da vaga de emprego. Remetentes que parecem confiáveis oferecem vagas atrativas e pedem para que o usuário preencha informações pessoais.

A partir destes dados, pessoas mal intencionadas aplicam golpes mais sofisticados ou os usam para gerar algum dano, geralmente financeiro, à vítima.

Golpe de cartão de crédito

Esse golpe envolve uma ação fraudulenta em que os cibercriminosos roubam informações de cartões de créditos, normalmente obtidos por meio de um e-mail que oferece uma promoção imperdível. Ao ser redirecionado para a página de compra, o usuário pensa estar no site da loja oficial e coloca seus dados.  

Com eles na mão, os golpistas e passam a usá-los para fazer compras.

Como evitar cair em golpes?

Golpes na internet crescem cada vez mais (Fonte: GettyImages)
Golpes na internet crescem cada vez mais (Fonte: GettyImages)

Ocorre, no entanto, que nem sempre ter toda a informação sobre como identificar os golpes vai ser suficiente para conseguir fugir dessas armadilhas. Acontece que os cibercriminosos estão cada vez mais eficientes e sofisticados em suas práticas.  

Uma das maneiras mais eficientes para não cair em golpes é manter sempre instalado em seus aparelhos um bom antivírus, capaz de escanear e eliminar as ameaças antes que elas o prejudiquem. Nesse sentido, o Avast Free Antivirus é uma excelente opção para garantir a sua segurança.

Conheça o Avast Free Antivirus 

Manter um antivírus ativo em seus dispositivos ajuda a evitar golpes (Fonte: Avast)
Manter um antivírus ativo em seus dispositivos ajuda a evitar golpes (Fonte: Avast)

Com mais de trinta anos de experiência, a Avast é uma das empresas mais confiáveis no ramo de segurança e privacidade na internet, assegurando a proteção de mais de 435 milhões de usuários pelo mundo todo. Ela oferece gratuitamente o Avast Free Antivirus, um software fácil de usar, com ampla proteção e que pode ser usado em todos os sistemas, incluindo PCs, Mac, Android e iPhone.

A segurança ofertada por este antivírus envolve várias modalidades de atuação:

Escaneamento Inteligente

Com essa ação, o Avast Free Antivirus escaneia o dispositivo em busca de vulnerabilidades, mesmo nos locais mais escondidos do aparelho.

CyberCapture

O antivírus consegue analisar arquivos suspeitos em nuvem, de forma automática. Quando uma ameaça é identificada, a solução é enviada a todos os usuários do Avast.

Módulo Comportamento

No caso de identificação de aplicativos suspeitos, um alerta é mandado imediatamente ao usuário.

Módulo Arquivo

Quando um arquivo suspeito entra no seu dispositivo, um alerta é enviado antes que você o abra.

Disco de Resgate

Mesmo que o sistema esteja desligado, o Avast analisa seu dispositivo e remove os malwares de forma segura.

Quarentena

No caso de identificação de arquivos perigosos, o Avast Free Antivírus os isola de seu sistema operacional.

Quer saber mais? Baixe o Avast Free Antivírus clicando aqui e proteja agora mesmo todos os seus aparelhos.