Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Da Grécia ao seu computador: o que é um Cavalo de Troia?

Descubra o que é um Cavalo de Troia no mundo dos malwares e saiba como se proteger com os componentes da Avast

Avatar de: Matheus Rocha da Silva

Por Matheus Rocha da Silva via nexperts

02/08/2023 03h00min · Atualizado em 31/10/2023 21h00min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
Getty Images/Reprodução
Getty Images/Reprodução

Na era digital, é comum surgirem termos que vão designar questões de algumas áreas traçando paralelos com situações da vida real ou da história.

Um exemplo é o famoso Cavalo de Troia, que remete diretamente ao “presente” recebido pelos troianos durante a invasão grega em seu próprio território.


O termo foi emprestado para o contexto dos chamados malwares, softwares maliciosos capazes de prejudicar o desempenho do computador invadido, deixando-o vulnerável para que dados sejam roubados. Abaixo, descubra o que ele significa na prática e entenda como se proteger de um. Aproveite!

(Getty Images/Reprodução)
(Getty Images/Reprodução)

Cavalo de Troia: cuide de seu computador para não receber um

No período antigo da história, por volta de 1200 antes de Cristo, teria ocorrido a Guerra de Troia. Tratava-se de um grande conflito bélico e armado entre cidades da Grécia e de Troia, provocado pelo sequestro da Rainha Helena

Como resposta, o Rei Menelau teria organizado seu exército para atacar os responsáveis, entre eles, Páris, o filho do Rei Príamo de Troia, que havia se apaixonado por Helena. Algumas versões dessa guerra constam em diversas histórias da mitologia grega, como a Ilíada e a Odisseia, de Homero, além de Eneida, do poeta Virgílio. 

Porém, o famigerado “presente de grego”, neste caso, o cavalo de madeira que abrigou centenas de soldados gregos dispostos a invadir Troia de um jeito inesperado, pode não ter existido de fato

Contudo, ele está presente tanto em alguns poemas quanto em outras fontes visuais que remetem à época em questão, incluindo uma gravura no Vaso de Míconos, datado do século 13 antes de Cristo.

(Getty Images/Reprodução)
(Getty Images/Reprodução)

Trazendo essa questão para a contemporaneidade, um Cavalo de Troia como malware consiste em qualquer tipo de software malicioso que, de alguma maneira, engana os usuários em um primeiro momento como algo amigável, mas se revela perigoso aos poucos. 

Em linhas gerais, os usuários podem se confundir justamente porque esses malwares se disfarçam muito bem e parecem ser inofensivos. Entre os exemplos mais comuns estão links de formulários, anexos de e-mail e até anúncios de marcas conhecidas. 

Ao concluir sua invasão camuflada, o sistema do computador fica totalmente entregue aos hackers, que podem fazer o que quiser com os dados e informações obtidas. Investir em um bom antivírus, que inclusive consiga detectar a presença de um Cavalo de Troia, pode ser a solução mais eficaz para se proteger.

Os serviços de cibersegurança da Avast, uma marca bastante conhecida no mercado que segue ampliando sua tecnologia contra ameaças digitais, são uma boa indicação. A companhia oferece opções gratuitas de proteção, incluindo um antivírus com ferramentas avançadas que garantem até seis camadas de segurança, com escaneamentos inteligentes e análises de itens recentes. 

Utilizada por mais de 430 milhões de pessoas no mundo inteiro, a Avast possui mais de 30 anos de experiência no setor, sendo reconhecida em diversas premiações e recebendo alguns certificados de excelência. Sendo muito fácil de instalar, o Avast Free Antivirus funciona de maneira muito ágil, protegendo ainda a rede Wi-Fi de invasores inesperados como o Cavalo de Troia.

(Avast/Reprodução)
(Avast/Reprodução)

Para quem quer mais segurança, é importante ressaltar que a companhia também oferece mais produtos robustos, até mesmo para empresas, como os antivírus Premium Security e Ultimate, os serviços de privacidade SecureLine VPN, Secure Browser, AntiTrack, BreachGuard, Online Security & Privacy, além de itens dos desempenho Cleanup Premium e Driver Updater.

Gostou? Então não deixe de conhecer mais sobre a Avast agora mesmo! 

*Conteúdo Patrocinado