Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Como descobrir se existe um software malicioso no computador?

Veja aqui algumas formas de analisar o seu computador em busca de ameaças e como lidar com elas para evitar problemas.

Avatar de: Douglas Petronilho Vieira

Por Douglas Petronilho Vieira via nexperts

19/02/2024 14h16min · Atualizado em 28/02/2024 14h00min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(GettyImages/Reprodução)
(GettyImages/Reprodução)

Por mais que a tecnologia e, até mesmo, as defesas dos computadores evoluam, os vírus continuam sendo um problema. Segundo dados divulgados pelo Surfshark, em 2023 existiam mais de um bilhão de softwares maliciosos em circulação, indicando que ainda estamos longe de viver livres dessas ameaças.

E aí, a pergunta que fica no ar é: como se defender dos vírus? Nas linhas a seguir, vamos explicar algumas ações que você pode tomar para descobrir se existe um software malicioso em seu computador.

Vírus ainda são um dos principais problemas para diversos usuários de computador. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Vírus ainda são um dos principais problemas para diversos usuários de computador. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Sinais de um computador infectado

Da mesma forma que um carro com problemas ou quando estamos prestes a ficar doentes, o computador também dá indícios de infecção por vírus. Alguns dos mais comuns estão na sequência.

Queda no desempenho

Um dos primeiros sinais de que o computador não está com a saúde em dia é a queda de desempenho. Quando uma máquina está infectada, ela normalmente tem dificuldades para executar alguns programas simples pelo fato de muitos vírus ativarem tarefas excessivas em segundo plano.

Bloqueio dos programas de defesa

Os programas de defesa são uma das principais barreiras que impedem a ação dos vírus. Dessa forma, pessoas mal intencionadas, desenvolvem softwares que trazem em seu código recursos para driblar a segurança, sendo este um forte indício de que seu computador está comprometido.

Após a infecção por vírus, o computador dará alguns sinais de que algo não saiu como o planejado. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Após a infecção por vírus, o computador dará alguns sinais de que algo não saiu como o planejado. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Queda no armazenamento

Você pode ter um disco rígido de 1 TB com bastante espaço livre, mas alguns vírus conseguem trabalhar para limitar esse montante. Caso perceba que a capacidade de armazenamento está diminuindo mesmo sem instalar nada, é bom fazer uma varredura com um antivírus, como o Avast, quanto antes.

• Leia também: Os 6 maiores riscos online dos últimos anos 

Ações inesperadas

Outra forma de ativar o botão da desconfiança para um malware ou vírus é se o computador começar a fazer tarefas por vontade própria. Dentre as principais ações inesperadas estão desligar e reiniciar sem que seja solicitado, o que acaba atrapalhando bastante até mesmo na execução das tarefas mais simples.

Mudanças na página inicial

Por fim, mais uma forma de desconfiar da presença de um vírus no computador é se a sua página inicial muda mesmo sem a sua autorização. Claro, existe a chance disso acontecer se você instalar alguma barra de ferramenta sem querer, mas também é possível desconfiar de um arquivo malicioso se isso se tornar recorrente.

O que fazer quando há vírus no computador?

Caso tenha percebido algum dos problemas acima no seu computador, há grandes chances de que ele está com um software malicioso instalado. Porém, é preciso tomar algumas medidas para tentar varrer a ameaça antes de tentar algo mais extremo, como formatar a máquina.

Veja o que você deve fazer a seguir.

Inicie o PC no Modo de Segurança

Em caso de suspeita de vírus, reinicie sem computador e escolha a opção de iniciar em Modo de Segurança. Isso vai fazer com que sua máquina consiga abrir programas e manter o acesso à internet, o que ajudará na etapa abaixo.

Perceba os indícios dados pelo computador para agir quanto antes e eliminar o vírus. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Perceba os indícios dados pelo computador para agir quanto antes e eliminar o vírus. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Faça uma varredura com o seu antivírus

Caso tenha um programa como o Avast instalado, esse é o momento de solicitar um escaneamento inteligente. Abra-o e solicite uma varredura completa para tentar encontrar a causa do problema. O processo deve levar vários minutos, mas é necessário para saber quais serão os próximos passos.

Para isso, basta seguir:

1. Abra o Avast Antivírus e selecione a opção Proteção e em seguida Escaneamento de vírus;

2. Clique em Executar Escaneamento Inteligente;

3. Durante o processo em busca de ameaças, vírus ou malwares ocultos é possível clicar em Interromper verificação para pausar;

4. Com base nos resultados da análise, é possível seguir para o passo de atualização, exclusão do vírus, resolução de problemas de desempenho, rede ou drivers.

• Saiba mais: Veja quais são os malwares mais utilizados no mundo

Elimine a ameaça

Por fim, caso tenha sido identificada a presença de vírus, a próxima etapa é fazer a remoção do que está em seu computador. Por padrão, programas como o Avast oferecem a opção de remover o arquivo infectado ou enviá-lo para a quarentena, e também existe a possibilidade de acessar a pasta em que ele está e apagá-lo.

Entretanto, é preciso cuidado para fazer isso. Caso apague algum arquivo necessário para o funcionamento do sistema, pode inutilizar a máquina e, de quebra, exigir a formatação dela ou a instalação do sistema operacional mais uma vez. Em caso de dúvida, siga o indicado pelo antivírus.

Gostou desse conteúdo? Então guarde essas dicas para não ter problemas com vírus. De quebra, mantenha o Avast instalado em seu computador para ter alertas em tempo real caso se depare com alguma ameaça.