Fazer compras e pagar contas online pode ser algo bastante prático, mas também um tanto perigoso. Basta que seu computador esteja infectado com um malware ou que sua conexão não esteja criptografada para que você passe a correr o risco de ter seus dados bancários roubados.
Pensando em uma forma mais eficiente de proteger as transações virtuais, a Bitdefender (aclamada companhia que atua no ramo de segurança digital) criou o Safepay, um navegador projetado especialmente para movimentações financeiras na rede.
O diferencial do programa fica por conta de sua forte proteção contra scripts maliciosos, tentativas de phishing, fraudes, keyloggers e outros tipos de ameaças que possam causar danos variados. O browser mantém o usuário protegido até mesmo quando conectado em redes WiFi públicas e desprotegidas, monitorando atividades suspeitas 24 horas por dia e sete dias por semana.
Segurança máxima
Após instalar o Bitdefender Safepay, o utilitário fará uma rápida varredura no seu computador tentando encontrar eventuais ameaças que possam afetar diretamente o desempenho do próprio aplicativo. Ao término dessa etapa, será preciso criar uma conta para utilizar o programa, informando um endereço de email válido, senha e nome de usuário.
Perceba que o navegador não é executado em sua Área de trabalho convencional, e sim em uma espécie de máquina virtual segura apelidada como “Secure Desktop”. Para alternar entre esses dois espaços, basta clicar nos pequenos botões vermelhos que eventualmente surgirão nos cantos superiores do seu monitor.
Não espere por funcionalidades avançadas, características especiais ou alta performance quando for usar Bitdefender Safepay. Afinal, o navegador não foi feito para ser usado de forma rotineira, limitando-se realmente a ser usado para transações financeiras digitais.
Justamente por isso, o software carece até mesmo de muitas opções de configuração e demonstra incompatibilidade com uma grande variedade de plugins que usamos no dia a dia.
Transações completamente protegidas
O Bitdefender Safepay protege o utilizador de todas as formas possíveis – até mesmo o recurso PrintScreen é desativado enquanto você estiver no modo “Secure Desktop” (afinal, há malwares que registram imagens indevidas sem que você perceba).
Além disso, vale mencionar que o navegador acompanha um teclado virtual que pode ser usado na hora de digitar senhas e tokens, evitando a ação de keyloggers que porventura possam estar instalados na sua máquina.
Encontrou um erro? Reporte-o e ganhe prêmios
Vale lembrar que o Safepay está atualmente em fase Beta, e isso significa que pequenos bugs poderão ser encontrados pelos utilizadores mais atentos. Como uma forma de incentivar o trabalho colaborativo, a Bitdefender está promovendo uma espécie de concurso que premiará os usuários que encontrarem as inconsistências mais graves no aplicativo.
Entre as recompensas oferecidas, podemos citar licenças de versões profissionais dos antivírus comercializados pela companhia e certificados oficiais de Beta Tester. Para reportar qualquer tipo de bug, basta clicar no link “Feedback” localizado na região inferior direita do browser.