Logo CorelCAD Ícone

CorelCAD

Versão 2015.0 Build 15.0.1.22 Grátis para testar
200.2 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 28/10/2014 Corel
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+6 Avaliações
  • Foto de Fernando
    Fernando 17 de fevereiro de 2012 - 15:36
    6
    Nota Ótimo!
    Como o Gilberto disse. AutoCAD não é específico pra Arquitetura, apesar de ser usado por mais de 95% dos escritórios de arquitetura. Mas isso ocorre apenas do Brasil. Fora daqui, principalmente Europa, o domínio é do ArchiCAD ou do Revit (o qual estou lutando para aprender). Mas voltando a falar do autoCAD, quem trabalha com ele vai concordar comigo... ele em português é uma droga!! Os comandos são todos diferentes... depois só editando o "acad.pgp". E para quem fala do SketchUp... não se compara oo AutoCAD, não tem como, são duas plataformas totalmente diferentes e voltadas para coisas diferentes. Funções diferentes. SketchUp é apenas para volumetria, 3D... trabalhar com layout nele é um lixo. O CorelCAD só é apenas mais um programinha de desenho, nem se compara ao AutoCAD. Se quisessem mesmo entrar na briga, teriam que pelo menos criar um programa BIN.
  • Foto de Jeron Lincoln
    Jeron Lincoln 11 de maio de 2011 - 19:55
    4
    Nota Bom!
    Concordo com amarildo, acho q nenhum soft novo ira bater o legitimo AutoCAD, talvez seja bom para empresas se o CorelCAD for mais acessivel ao preço, e mesmo assim nao sei suas funcionalidades, mas nao vai desbancar uma empresa q ta no ramo CAD a mais de 20 anos.

Descrição

Paulo Guilherme
A Corel ataca no mundo dos CADs com seu novo aplicativo totalmente em português

A marca Corel vem com força total, trazendo ao mundo dos CADs um concorrente feroz. O CorelCAD permite que você faça desenhos com extrema precisão, usando todo o tipo de ferramenta para criar plantas arquitetônicas e objetos em vistas geométricas.

CorelCAD

Tradução que agrada a gregos e troianos

Uma característica muito bem-vinda com o CorelCAD foi sua tradução para o público brasileiro. Sim, a Corel já traz seus produtos para o português há vários anos, mas pela primeira vez vemos uma versão feita com total atenção ao pessoal que usa seus programas: no lugar de apenas trocar os nomes de cada item para sua tradução literal, foram mantidos os termos mais comuns utilizados pelos clientes.

 Tradução

Já os conhecidos comandos por texto sofreram uma alteração que será de grande ajuda para os iniciantes: eles foram traduzidos de forma que, agora, você pode navegar pelas opções do CAD sem ter problemas com termos extremamente complicados. Mas antes que os veteranos venham com paus e pedras, a parte boa é que foram mantidas as siglas originais. Dessa maneira, agora é possível tanto aparar um objeto com o comando “aparar” quanto com a sigla “tr”.

 

Desenhando

O CorelCAD conta com uma enorme gama de ferramentas para gerar as formas que você deseja. Aqui está uma pequena lista delas, com suas siglas de comando e funções:

  • Linha (l): gera linhas retas;
  • Linha Infinita (xl): gera uma linha reta que não tem início ou fim, atravessando toda a imagem;
  • Polígono (pol): cria uma forma bidimensional com o número de lados escolhidos;
  • Retângulo (rec): forma um quadrilátero;
  • Círculo (c): gera um círculo perfeito de acordo com o raio/diâmetro especificado;
  • Elipse (el): cria uma forma elíptica usando como base três pontos de referência;
  • Aparar (tr): apaga partes dos elementos de acordo com o tipo de aparados escolhido;
  • Espelhar (mi): faz uma cópia dos objetos selecionados, de forma refletida;
  • Mover (m): permite que você mova o(s) objeto(s) selecionado(s);
  • Girar (ro): rotaciona o item usando como base de giro um ponto escolhido por você;
  • Copiar (co): cria uma cópia do objeto selecionado;
  • Filetar (fi): arredonda o canto de duas linhas concorrentes.

Fique atento à “Janela de Comando” na área inferior do software, pois ela informa constantemente suas ações, bem como qualquer informação adicional que seja necessária preencher para continuar com o desenho (por exemplo, para criar um polígono, você precisa: digitar o número de lados que deseja que ele tenha, o raio e, por fim, se o raio usará como referência o canto ou o lado da forma).

Janela de Comandos

Caso você digite algum atalho indesejado e deseje cancelar sua ação, pressione a tecla Esc. Ela limpa todos os comandos e ações que ainda estão em execução. Mas se o “acidente” já ocorreu, sempre é possível desfazer as ações com o Ctrl+Z.

 

Selecionando objetos

Mantendo a tradição dos programas da categoria, é possível selecionar vários elementos do projeto — simultaneamente — de duas formas diferentes, ao criar uma caixa de seleção.

 Tipos de seleção

Se você arrastar o mouse para a esquerda do ponto inicial da área, verá que a linha demarcadora torna-se verde e pontilhada. Todos os itens que tiverem partes dentro dessa área são selecionados.

Já ao arrastar o mouse para o lado direito, é necessário que o objeto esteja completamente englobado na área da caixa para que fique selecionado. Você pode reconhecer que o mouse está nesse modo pela cor azul da linha.

Os objetos também podem ser ativados, escolhendo-se separadamente cada um deles com o mouse. Para desmarcar um elemento indesejado, clique no item com o botão Alt pressionado ou apenas aperte Esc para desfazer todas as seleções.

Nossa Opinião sobre o CorelCAD

O CorelCAD é um programa que traz pouca inovação, mas compensa pela qualidade. Suas funções básicas são idênticas às de outros concorrentes, chegando até a utilizar os mesmos atalhos. Sua grande vantagem está na forma com que tudo é apresentado graficamente: o design da interface possui pequenas diferenças, mas que o tornam muito mais agradável de se utilizar.

A tradução para o português está fantástica, deixando tudo bem explicado para os novatos, mas ainda sendo uma boa ajuda para os CADistas de longa data — que preferem usar sua língua-mãe para criar seus projetos. Mesmo assim, não espere ter uma experiência fácil se for sua primeira vez usando uma ferramenta do tipo, pois CADs são naturalmente complexos.

Alguns sinais simples, como das caixas de seleção coloridas e dos ícones coloridos para separar os tipos de ferramentas, trazem vida a um software cujos competidores são conhecidos pelas interfaces “mortas” visualmente. A janela de comandos com diferenciação de cores também ajuda muito na localização das ações realizadas.

Um programa que não traz grandes inovações para sua área, mas compensa em quase todas as outras, definitivamente agrada a qualquer brasileiro que tem desejo de aprender a usar ferramentas da área, mas que não tem habilidade suficiente em inglês para poder utilizar softwares complexos.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável facilita identificação
  • Tradução para o português de alta qualidade

Contras

  • Poucas inovações

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o CorelCAD

+6 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação