Logo CrossCheck Ícone

CrossCheck

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 22/03/2018 CrossCheck
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Andrey José Aguiar
Extensão para Google Chrome verifica o quão confiável e original é um texto na internet

Nunca antes na história da internet brasileira e mundial houve tanto destaque para notícias falsas, as chamadas "fake news", que nada mais são do que manchetes caluniosas para propagar mentiras como se elas fossem verdade. Então, como saber quando um texto na web é de confiança?

Para solucionar essa pergunta, chega ao Google Chrome a extensão CrossCheck, que funciona como uma espécie de verificador de confiabilidade e originalidade de artigos publicados em sites e redes sociais. Não somente para detectar as fake news, mas também para reconhecer se um documento foi copiado e plagiado, checando suas fontes.

Uma vez instalada a aplicação, basta clicar no ícone do serviço, no canto superior direito da tela. Depois, o programa fará uma varredura na rede em tempo real para identificar notícias semelhantes àquela que você quer saber se é verdadeira ou original. Inclusive, são exibidos o título e o domínio de vários sites que publicaram manchetes sobre um mesmo tema.

Por último, a extensão faz um comparativo entre todos os textos a partir de um número específico de artigos verificados, para que então um algoritmo de aprendizado consiga informar a veracidade. Daí, é mostrado um placar indicando o nível de confiança do texto em questão.

Se o texto na página for real e tiver citado as fontes originais, então a pontuação será maior, na cor verde — quanto mais alta ela for, melhor. Para classificações mais baixas, o site afirma que aquele artigo pesquisado não bate com nenhum parâmetro de confiabilidade.

O CrossCheck é gratuito.

Nossa Opinião sobre o CrossCheck

Embora não seja muito eficaz para apontar notícias falsas, o CrossCheck é uma forma interessante quando o assunto é verificar se um texto publicado na internet é confiável no quesito originalidade.

Os resultados de artigos similares aparecem na hora e servem como um termômetro para saber se o documento em questão foi inteiramente copiado de outras fontes ou se encaixa nos mecanismos de inteligência artificial presentes na extensão. Seu funcionamento não exige mais do que alguns segundos, com a pontuação (verde ou vermelha) sendo exibida em poucos segundos. É a partir desse "ranking" que você sabe o quão autoral é aquele texto.

Contudo, o que pode ser colocado em xeque é o próprio sistema do CrossCheck, pois a impressão que fica é de que, pelo menos durante as primeiras utilizações, o serviço apresenta resultados um tanto imprecisos e confusos. A começar pelo fato de que não explica direito quais elementos leva em consideração para fazer a varredura e tirar suas conclusões. Tudo soa como uma justificativa crua.

Somam-se a isso algumas falhas e bugs que fizeram o Chrome travar em nossos testes, em partes porque a aplicação ainda está em fase de desenvolvimento.

Prós & Contras

Prós

  • Visual simples
  • Checagem de fontes e originalidade de artigos
  • Algoritmo com sistema de aprendizado de máquina

Contras

  • A própria extensão não passa muita credibilidade
  • Bugs e travamentos

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o CrossCheck

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação